Juliano Loureiro • jul. 28, 2021

Compartilhe este artigo:

Vamos pensar no passo a passo de escrever um livro: você, escritor, tem uma ideia genial; pesquisa sobre o tema e passa horas escrevendo e dissertando sobre; finaliza toda a obra e está pronta para lançá-la, correto? Na verdade, falta uma parte muito importante: realizar uma revisão textual profissional do seu livro.


Você sabe qual a importância desse processo? De antemão, deixo bem claro que é fundamental, independente do gênero ou tipo de publicação.


Muitos escritores (principalmente os independentes) costumam pular essa parte do processo de construção de um livro, principalmente por acharem que escrevem muito bem ou até por pensarem que uma segunda revisão poderia mudar o significado do texto.


Se você é um desses profissionais, peço que repense sobre.
A revisão profissional faz com que o livro seja entregue ao leitor da melhor maneira, considerando a revisão ortográfica e também o sentido da narrativa.


Mas se você quer saber, de fato, o que é uma revisão textual profissional e como pode impactar a versão finalizada da sua obra, faço o convite para você ler este artigo até o final!

O que é uma revisão textual profissional?

Você, leitor, já deve saber bem o papel de um revisor. Esse profissional é o responsável por dar uma chamada final em diversos tipos de textos, averiguando os seguintes pontos abaixo:


  • norma ortográfica;
  • sentido de frases;
  • coesão e coerência;
  • normas da publicação (como nos artigos acadêmicos que consideram a ABNT).


Apesar de muitos profissionais da área atuarem de forma freelancer (assim, independente de qualquer instituição jurídica) existem aqueles profissionalizados, que, inclusive, precisam de alguns certificados para atuarem.


Um revisor de texto profissional precisa conhecer amplamente as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Isso se justifica porque a revisão, muitas vezes, vai além da simples conferência de ortografia e gramática, alcançando o que chamamos de revisão crítica.


Para contextualizar, a Associação Brasileira de Normas Técnicas é uma entidade privada e sem fins lucrativos que cuida de diferentes normatizações no país. Ela estuda e propõe formas de sistematizar processos, sejam eles de cunho acadêmico, tecnológico, industrial, produção de serviços, entre outros.


Por fim, então, podemos resumir a atuação do revisor como o profissional encarregado de revisar o material escrito com o intuito de lhe conferir correção, clareza, concisão e harmonia, agregando valor ao texto. 


Com isso, tornará o texto de fácil compreensão ao destinatário ou leitor.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Quais as vantagens de investir na revisão textual profissional do seu livro?

Nessa altura do texto, ficou claro que investir nessa revisão não é benéfica apenas para quem está publicando o livro, mas também para o leitor, que receberá uma obra sem erros ortográficos e com extrema harmonia na narrativa.


Mas se você ainda não se convenceu, listo abaixo algumas vantagens que fazem diferença quando há uma revisão detalhada. Confira abaixo:

1. O leitor sente a diferença

Sabe quando você está lendo um livro agradável, mas percebe um erro na ortografia ou até mesmo na narrativa? Por mais que tentamos passar despercebido, o nosso cérebro sempre fica “matutando” aquele errinho que poderia ser corrigido com uma simples revisão.


Da mesma que você notou, o seu leitor também perceberá caso algum erro apareça na sua ortografia — e isso nenhum escritor deseja. Por isso a revisão torna-se extremamente necessária. É papel quase obrigatório do escritor entregar a melhor versão da sua obra para os futuros admiradores.

2. Não é um processo tão caro

Muitos escritores (aqui pontuo novamente os independentes) ficam com um pé atrás no momento de solicitar revisão textual pelo valor a mais a ser gasto. Mas deixa eu contar uma coisa: de todo o processo, a revisão pode ser um dos mais baratos.


Não é porque a profissão ou o trabalho de alguém é desvalorizado, mas é porque a parte bruta e estrutural do texto já foi realizada. Lembrando que o valor final do serviço pode variar conforme o número de palavras ou páginas.

3. Você aprimora ainda mais o seu texto

Se você já finalizou o seu texto e pensa que não pode melhorar, um bom revisor textual profissional pode provar o oposto — e essa é uma parte extremamente benéfica. Como citado anteriormente, todos queremos entregar o melhor da nossa produção.


O revisor, ao terminar o serviço, pode trazer aquele insight que faz tanto sentido na narrativa; ou retirar aquela vírgula que estava modificando todo o sentido de uma frase.

4. É possível aprender mais

Os escritores costumam aprender bastante sobre um determinado tema ao construir um livro, principalmente quando há muita pesquisa por trás. Os revisores também podem agregar esse conhecimento, seja trazendo novos olhares sobre um tema ou até mesmo a forma de utilizar as palavras da língua portuguesa.

cta-juliano
cta-juliano

5. Pode auxiliar na venda do livro

Quando você preza por uma boa revisão, está diretamente pensando na experiência do leitor. Isso faz com que a percepção sobre o livro seja positiva, resultando em uma recomendação do seu livro de um leitor para outro.


Ao final, será formada uma verdadeira comunidade interessada na obra em questão. No caso de quem monetiza a distribuição, é quase doce na boca das crianças.

6. Você pode discordar das revisões

Se você decidiu contratar um revisor e recebeu o trabalho com diversas anotações, você não precisa concordar com todas. Até porque o trabalho de revisão não é ditatorial.


Além disso, é preciso citar que muitos escritores deixam alguns “errinhos” nos textos, seja para escrever como um personagem está falando, trazer humor, e outros contextos que se encaixam em um determinado ponto da obra.

Como encontrar um bom revisor?

Existem diversas formas de encontrar um revisor na web. Há, por exemplo, plataformas de freelancers que estipulam o preço antes mesmo da entrega — o que deixa mais fácil no momento de controlar o budget.


Caso você tenha outros amigos escritores, peça indicações. Assim você saberá que o seu texto está em boa mãos!


Gostou de conferir o porquê de investir na revisão textual profissional do seu livro? Que tal realizar um curso 100% gratuito para garantir a publicação de livros dos autores independentes?


Clique aqui e descubra o Curso 3EPV: Existir, estruturar, escrever, publicar e vender!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: