Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 20 de fevereiro de 2021

Compartilhe este artigo:

Você se lembra qual foi o seu primeiro contato com a leitura? E em qual momento da sua vida, você mais se viu na obrigação de ler? Essas perguntas, se feitas a uma pessoa que trilhou uma vida acadêmica “tradicional”, seriam respondidas da seguinte maneira: o primeiro contato foi na alfabetização, ali no “jardim” e nas primeiras séries. E, com certeza, o ensino superior trouxe uma carga literária jamais vista, até então.


Nesta bolha acadêmica literária, se tem um nome que esteve presente para a maioria dos brasileiros é, sem dúvidas, a da
Editora Saraiva. Você pode não ter reparado, afinal, na escola quem ia ficar de olhos nesses detalhes?! A não ser que você tenha crescido e se tornado um profissional da educação, aí até a sua relação com a Saraiva passa a ser outra, não é mesmo?


Hoje, vou trazer um pouco da história da
Editora Saraiva, essa importante marca da educação brasileira e como ela cresceu e tem desdobrado a sua atuação editorial.

A história da Editora Saraiva

Quando a gente pensa em editoras focadas em nichos exclusivos, acreditamos que isso seja coisa mais atual, que antigamente todas as editoras publicavam de tudo um pouco, o que é um engano.


A premissa da Editora Saraiva são os livros didáticos e paradidáticos, e isso começou lá em 1917, 104 anos atrás! Então, não é errado pensar que estamos falando sobre uma editora pioneira, no mercado literário brasileiro. É claro que, com o passar dos anos, os catálogos da Saraiva foram se atualizando, adaptando-se às tendências e com o pioneirismo que lhe é peculiar, criando ramificações para abranger diversas áreas de ensino.


A história da Saraiva começou, então como dito em 1917, com um português que era vidrado em livros jurídicos: o imigrante
Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva. Obviamente, a primeira publicação da Editora Saraiva foi uma obra jurídica. O pioneirismo em publicações sobre o Direito foi a primeira grande marca da editora.


Como já antecipei, a Saraiva não se conteve em manter-se somente na área jurídica. Com o passar dos anos, livros didáticos e os chamados títulos literários passaram a fazer parte do portfólio Saraiva. 


A editora cravou o seu nome também em outras áreas, principalmente a partir dos anos 90, quando
Administração, Economia e Marketing passaram a ser contemplados com publicações via Editora Saraiva. Foi nessa década também que a Saraiva incluiu no seu catálogo obras paradidáticas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Atual Editora

Agora, precisamos voltar um pouco no tempo para compreender a abrangência de mercado que a Editora Saraiva possui. Em 1973, dois professores, já consagrados como autores de livros didáticos, Gelson Iezzi e Osvaldo Dolce, juntaram forças para criar a editora Atual.


A Atual nada mais é que um dos selos da Saraiva. Em seu catálogo construído ao longo dos anos estão materiais didáticos com um altíssimo nível de qualidade para a chamada Educação Básica, além de obras literárias para o público infantil e juvenil.


As obras da Atual seguem o rígido padrão de qualidade da Editora Saraiva, para você ter ideia, as obras para o Ensino Médio possuem também exercícios específicos, atividades que integram várias disciplinas, diversas indicações de conteúdos multimídia e recursos tecnológicos.


Hoje, a Editora Saraiva conta com 100 autores e 70 coleções em seu catálogo.

Principais publicações da Editora Saraiva

Hoje, com a sua forte presença no mercado de ensino, a Editora Saraiva divide suas coleções por “épocas acadêmicas e escolares”, digamos assim. Vamos trazer as suas áreas de atuação e principais obras respectivas.

Educação Infantil

  • Prosinha: dividida em três níveis, cada um com dois volumes, a coleção objetiva a construção do saber e desenvolvimento da criança através das diversas formas de linguagens. São trabalhados os seguintes eixos: linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, artes visuais, música e movimentos;
  • Meu Primeiro Dicionário Saraiva da Língua Portuguesa Ilustrado: um dicionário feito para as crianças em fase de alfabetização. Ele é todo em letra bastão.
  • Saraiva Infantil de A a Z - Dicionário da Língua Portuguesa Ilustrado: esse já é um dicionário para aquelas crianças que, mesmo na fase de alfabetização, já iniciaram um contato maior com a leitura e com dicionários.
  • Saraiva Júnior - Dicionário da Língua Portuguesa Ilustrado: publicação já de acordo com o novo acordo ortográfico, mais de sete mil verbetes, divisão silábica e indicação de sílaba tônica.

Anos iniciais do Ensino Fundamental

  • Ligamundo: a proposta da coleção é formar cidadãos conscientes do seu papel transformador na sociedade. Então, as obras desta coleção trabalham com o cotidiano e realidade dos alunos, despertando neles um sentimento de autonomia, respeito, postura crítica, ética e cidadania. Abrange os eixos: Português, Matemática, Ciência, História e Geografia;
  • Português: Linguagens: a coleção trabalha de maneira integrada os pilares do aprendizado do Português: leitura, gramática e produção textual.

Anos finais do Ensino Fundamental

  • Matemática e Realidade: a matemática sempre é tida como o bicho de sete cabeças das crianças e jovens. Nesta coleção, a Matemática é trabalhada bem a fundo, mas sempre trazendo para o cotidiano do aluno, de forma objetiva e concisa.
  • Português: Linguagens: continuação da coleção apresentada nos anos iniciais, nesta etapa do aprendizado, o aluno tem uma exigência maior, assim como o aprendizado.

Ensino Médio

  • Conecte Live - Volume Único: com a proposta do Novo Ensino Médio que flexibiliza a distribuição da carga horária entre as áreas do conhecimento, a coleção integra as áreas de conhecimento às respectivas disciplinas. A coleção está dividida nos eixos: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
  • Conecte Live: versão seriada da coleção anterior, traz os livros não em eixos, mas separados por disciplinas e correspondente a cada ano do ensino médio.


Vale ressaltar que, até este momento, eu destaquei apenas as coleções para cada etapa da vida escolar. Para cada momento, a Editora Saraiva e Atual possuem livros que também funcionam como complementos, mas são “obras autônomas” que podem ser utilizadas em sala de aula.


Então, se quer saber sobre todas as publicações, o ideal mesmo é consultar o site da editora. Inclusive, uma observação super importante sobre as coleções citadas é que elas possuem materiais de suporte e atividade complementares, encontradas no site, como em uma plataforma digital da coleção, ou em livros complementares.

Saraiva Uni e Saraiva Jur

Você chegou até aqui, achando que o conteúdo tinha terminado e se indagou: “Ok! Até agora eu vi que a Editora Saraiva atua no ensino infantil e médio, mas onde entra o ensino superior?”.


Realmente estava um pouco estranho a história de uma editora fundada por Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, que começou com livros jurídicos e, até então, tem como principais obras as coleções para educação infantil, fundamental e ensino médio.


O que aconteceu é que como o leque de publicações cresceu tanto, que foi preciso dar uma organizada no catálogo e criar algumas subdivisões nas linhas editoriais. No mercado literário, quando uma editora cria essas divisões em seu portfólio, a gente dá o nome de selos. Inclusive, esses selos também são batizados, o que, às vezes, confunde o leitor e ele acredita que são editoras diferentes.


No caso da Saraiva, não é difícil associar os selos à editora. O engraçado na história é que, a área que deu origem a tudo, acabou tornando-se um selo e não carregando o nome da marca. Então, além das coleções e da Atual, a Saraiva ainda é responsável pelos selos:


  • Saraiva Uni: é o braço responsável pela publicação de livros universitários, nas áreas da Administração, Economia, Contabilidade, Marketing e Negócios.
  • Saraiva Jur: selo dedicado às obras de cunho jurídico, especialidade da Editora Saraiva.


Esses selos foram criados, acredito eu, principalmente pelo fato da
Editora Saraiva passar a integrar o grupo Somos Educação, a partir de 2015. Além da Saraiva Uni e Jur, foram também criados os selos Aprova (para obras para cursos preparatórios) e Benvirá (para Cultura, Entretenimento e Negócios).


Essa é a história - ou parte dela - da Editora Saraiva. O que você achou? Já conhecia alguma de suas obras? Conte para a gente nos comentários.


Agora, antes que você se vá, quero deixar um convite super especial. Quero convidá-lo ou convidá-la para conhecer a minha obra, o meu livro recém lançado!


Em
Lucas: a Esperança do Último, apenas 2% da população mundial sobreviveu à Grande Extinção. Estamos em 2042 e Lucas acredita que somente ele e seu gato Félix sobreviveram. Mas algo acontece e ele passa a acreditar que ainda pode encontrar a sua família, para isso, terá de sair em uma jornada de vida ou morte.


Quer saber mais sobre essa história?
Baixe, agora, os capítulos iniciais e conheça Lucas!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG