Juliano Loureiro • fev. 19, 2021

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Um blog é uma ótima ferramenta para autores que desejam criar e engajar pessoas que no futuro serão seus leitores. Aqui no Bingo eu justifico este argumento nestes dois blogposts:



Resumidamente, nestes dois textos eu falo sobre como se deve começar a usar a internet e suas ferramentas a seu favor, com o objetivo de potencializar suas vendas de produtos e serviços (no caso dos escritores, os livros). E o blog é a principal ferramenta para criar esta audiência, já que mês a mês o seu número de leitores irá aumentar, facilitando o processo de encontrar compradores.


Mas, como atualizar o blog? Como criar um blogpost? Qual conteúdo escrever? Essas dúvidas são respondidas com a criação de um bom planejamento de conteúdo. Este planejamento nada mais é que a criação de uma planilha onde você organizará todos os textos, ou blogposts, que você irá publicar no blog.


E entendendo que esta criação pode ser complicada para os iniciantes em estratégia digital, decidi escrever sobre o processo ideal deste planejamento de conteúdo do seu blog. Vamos lá? Boa leitura!

O que é um planejamento de conteúdo?

No marketing digital, chamamos de planejamento de conteúdo a estratégia de, literalmente, planejar quais conteúdos serão criados e publicados no blog, redes sociais ou outros canais de comunicação em um determinado período de tempo. Planejar seus conteúdos é saber de forma antecipada tudo aquilo que irão nos seus canais futuramente.


Para montar um planejamento de conteúdo é preciso ter em mente dois fatores: quantos textos você produzirá por mês e para quantos meses esse planejamento valerá. Exemplo: sugiro começar a escrever 4 conteúdos por mês, pensando em um planejamento trimestral. Ou seja, o seu primeiro planejamento de conteúdo terá 12 textos (blogposts).

Vantagens de se montar um planejamento de conteúdo

Um dos grandes segredos do marketing digital é ter recorrência na produção de conteúdo para o engajamento da sua audiência. Afinal, para se tornar uma autoridade digital, é preciso sempre estar presente para o público com conteúdos relevantes. E o planejamento de conteúdo ajudará você na organização e previsibilidade do será feito. Sei bem que o seu dia a dia é bastante agitado e ter organização é fundamental.

Quais informações são colocadas no planejamento de conteúdo?

Você deve estar se perguntando: "ok, eu já entendo o que é e a importância de um planejamento de conteúdo, mas quais informações eu insiro nele?". Antes de responder esta pergunta, peço que você faça o download do modelo gratuito de planejamento de conteúdo que eu criei para você.


Agora, com a planilha em mãos, vamos passar por todos os campos dela e aí você aprenderá como montar um planejamento de conteúdo para o seu blog.

Título

O título é, literalmente, o título do seu blogpost. Por exemplo, este blogpost que você está lendo neste momento tem o título: "Como montar um planejamento de conteúdo para blog".


O título deve ser objetivo, claro, e que fará com que o seu leitor se interesse no conteúdo que você escreveu.

Palavra-chave

Palavra-chave é o termo no marketing que usamos para referenciar a uma palavra ou termo que as pessoas utilizam para fazer suas buscas no google. Quando você acessa o Google para fazer algum tipo de busca, o termo que você digita na barra de pesquisa é a sua palavra-chave.


Uma palavra-chave pode ter um volume de busca variados. A palavra-chave "vagalume" possui um volume de 363.000 buscas mensais. Ou seja, todos os meses, em média, ocorrem 363.000 buscas pela palavra "vagalume". Apesar do bom volume de buscas pela palavra, ela é bastante genérica. Quem procura por vagalume pode querer saber do inseto ou da série de livros infantojuvenis Vagalume. Podemos concluir que esta palavra-chave é bastante genérica. É errado criar um título ou pensar em um blogpost voltado para uma palavra-chave genérica? Não! Porém, deve-se pensar em palavras-chave mais específicas do seu nicho também.


Uma palavra-chave "específica" geralmente é uma frase e possui um volume de busca menor. Pensar em palavras-chave assim faz com que você encontre pessoas que querem exatamente - ou quase exatamente - aquilo que você oferta no seu blogpost. A palavra-chave "biografia de monteiro lobato", possui um volume de 6.600 buscas mensais. Por mais que o volume seja substancialmente menor ao outro exemplo, se você escreve um texto com o título "Monteiro Lobato: biografia e obras", a chance de "fisgar" boa parte dessas 6.600 buscas, é grande.


Você deve estar se perguntando: como sei qual palavra-chave usar, à partir do volume de busca? Existem alguns sites que nos ajudam nisso. Eu recomendo dois: SemRush e Ubersuggest. Se você é um iniciante no marketing digital, provavelmente terá dificuldades na utilização dessas ferramentas. Sendo assim, recomendo usar o próprio Google para esse trabalho de identificação de qual palavra-chave usar. Experimente digitar uma palavra como, por exemplo, "livros". O Google possui uma funcionalidade de sugerir um complemento para os termos digitados. E esse complemento é baseado nas palavras-chave mais buscadas (foto abaixo):

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Parece fácil e rápido aparecer para os leitores, não é mesmo? Mas não é. Não basta escrever e publicar um blogpost. É preciso ter paciência. Atualmente, existe milhões e milhões de sites falando sobre todos os assuntos possíveis. Se você está chegando agora com um site/blog novo, é preciso ter calma e aos pouquinhos ir construindo uma reputação na internet. Com o passar do tempo, o Google passa a identificar o seu site como um site confiável. Assim, ele irá valorizá-lo nas buscas, portanto, as chances de pessoas clicarem no seu blogpost é maior.


Por fim, quanto mais conteúdo relevante o seu blog tem, mais palavras-chaves serão usadas para encontrar você e mais acessos o seu blog terá.

Tamanho do conteúdo

Calculamos o tamanho do blogpost em palavras. E, em média, um blogpost possui 1.000 palavras. Esse número pode mudar dependendo da estratégia adotada ou do tema escolhido. Atualmente, o Google valoriza textos que entregam a melhor experiência para o leitor. Seja de 300 ou 5.000 palavras, o seu texto responde àquilo que o leitor busca? Esse ponto deve norteá-lo durante toda a estratégia de conteúdo para blog.


Usamos como parâmetro base as 1.000 palavras por blogpost, mas não há problemas ter mais ou menos palavras.

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Persona

Você escreve um conteúdo para alguém, correto? Seja para um futuro leitor do seu livro ou para amantes da literatura de uma forma geral. O texto que você escreve deve agradar este leitor, por mais que para você o conteúdo seja "bobinho".


Um exemplo claro é este blogpost que você lê. Este é um texto básico para mim, mas sei que para a minha persona ele é essencial para o desenvolvimento de uma boa presença digital. Tudo o que eu escrevo é pensado na persona.


Resumidamente, personas são representações semi ficcionais dos perfis que representam seu comprador ideal. São baseados em dados reais e comportamento, assim como seus anseios, objetivos, motivações e desafios. Para aprender mais detalhes do que é e como criar a sua persona acesse o blogpost: Personas: entenda o que é e como criá-las.

Etapa do funil

Imagine um funil. A boca dele é mais larga que a ponta, correto? Agora, imagine que este funil é a porta de entrada para pessoas no seu blog e que essas pessoas são atraídas pelos conteúdos que você produz. Quão mais genérico for o seu texto, mais pessoas eles atrairá, logo, este é um texto topo de funil.


Agora, se o seu texto é específico, como a venda de um produto ou serviço, menos pessoas se interessarão por ele, tendo em vista a especificidade do que você vende. Então, este é um texto fundo de funil. E os blogposts que estão no meio do caminho são chamados de meio de funil. O Bingo é um blog que fala sobre literatura em geral e que tem como produto a venda do livro do Juliano (este que vos fala) e, também, um futuro curso para autores iniciantes. Veja exemplos de textos topo, meio e fundo de funil:


Topo: História da literatura no Brasil: aprenda sobre a origem, principais obras, autores e períodos literários

Meio: O que é e como fazer a ficha catalográfica de um livro

Fundo: Saiba mais sobre o livro Lucas: a Esperança do Último


Sugiro escrever na seguinte proporção, a cada 10 textos: 6 topo de funil, 3 meio de funil e 1 fundo de funil. Esta estratégica visa atrair mais pessoas para o blog (conteúdos topo de funil) e "filtrar" as pessoas interessadas nos produtos, através dos textos meio e fundo de funil.

Data desejada

É a data que você pretende publicar o seu texto no blog. Sugiro distribuir os textos escritos ao longo do mês, um por semana, por exemplo. O dia da semana a ser publicado não interfere muito, até porque um texto fica "mais forte" ao longo do tempo, diferentemente de uma publicação em rede social, que em poucas horas torna-se irrelevante.

Fontes

Para escrever um bom blogpost, provavelmente você fará pesquisas para aprender mais sobre o assunto que está escrevendo e, para isso, fontes confiáveis são essenciais. Coloque-as no planejamento.

CTA

CTA significa Call-to-action ou, em português, Chamada Para Ação. A CTA é um convite que você faz ao leitor, seja para comprar o seu livro ou para visitar as suas redes sociais. Esta chamada pode ser feita em formato de banner (neste blogpost você provavelmente viu o meu banner convidando você a baixar meu eBook gratuito) ou no formato textual.


Como prática, coloco o banner no meio do texto e o convite textual no final do blogpost.

Principais assuntos a abordar

Este quadro no planejamento de conteúdo é reservado para anotações gerais dos seus objetivos e principais assuntos que você abordará no texto. Fazer essas anotações na fase de planejamento de conteúdo ajudará no momento em que você estiver estiver escrevendo o blogpost.

Link do texto no blog

Este último bloco de informações do planejamento de conteúdo é reservado para colocar o link do seu blogpost depois de publicado. O objetivo é ajudar na busca de um texto já feito. Hoje, com mais de 500 blogposts publicados, se eu não tivesse esse controle através dos meus planejamentos de conteúdos mensais, certamente eu não me lembraria de tudo aquilo que já escrevi.

Considerações finais

Sei que foram apresentadas inúmeras informações complexas e técnicas. Sei também que talvez você fique com dúvidas em diversos pontos. Em um blogpost apenas eu não consigo atender a todas as possíveis dúvidas que alguém pode ter, mas eu posso expandir a discussão para outros canais. Caso queira saber mais sobre como montar um planejamento de conteúdo, sugiro baixar o material e me mandar um e-mail com suas dúvidas. Combinado?


Saiba que um planejamento de conteúdo bem feiro ajudará bastante no desenvolvimento da sua estratégia digital.


Te espero no meu próximo blogpost. Até lá! :D

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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