Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 27 de abril de 2022

Compartilhe este artigo:

Escritores e leitores recorrentemente se deparam com inúmeros termos do mundo literário.  Já explicamos alguns desses termos aqui no blog, como quais são as partes que compõem um livro. Também já explicamos o que é e qual a importância do ISBN e da ficha catalográfica.


A ficha catalográfica contém informações preciosas de um livro e é nela que encontramos as informações sobre as edições e reimpressões de um livro, temas do texto de hoje. O que é exatamente isso e quais são as diferenças?


Me acompanhe nas próximas linhas, principalmente se você é um escritor que está passando pelas etapas de preparação e publicação de um livro. Boa leitura.

Afinal, o que é edição de um livro?

Muitos escritores acreditam que a publicação de um livro ocorre logo após o término da escrita. Na realidade, entre escrever e publicar existe a etapa de preparação ou editoração do livro. Nesta etapa, o texto original do autor é revisado, o livro é diagramado e todos os detalhes técnicos são feitos.


Estas etapas podem ser feitas por uma editora de livros, processo mais comum e tradicional, ou por meio da autopublicação No segundo caso, cabe ao próprio autor executar, ou gerir, todas as etapas de preparação e publicação de um livro.


Quando todas essas etapas são concluídas, temos em mão a primeira edição de um livro.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Quando ocorre a segunda edição?

Por mais que o escritor e/ou a editora tenham cuidados com a revisão e preparação do livro, pode ser que no futuro algumas mudanças sejam necessárias. A obra pode receber um novo capítulo, informações extras, nova revisão textual etc.


Quando essas mudanças são profundas, que mudam características principais da primeira edição, deve-se nomeá-la como segunda edição. Importante dizer que um livro em sua segunda edição deve receber um novo código ISBN.


Todavia, em caso de mudanças sutis na obra ou correções gráficas e técnicas, não há a necessidade de novo ISBN e podem ser comercializadas como edição atualizada, ampliada etc.

O que é a impressão e a reimpressão de um livro?

Impressão ou reimpressão de um livro está ligado à quantidade de livros produzidos, independente de qual edição seja. Popularmente no mundo literário chamamos de "tiragem de livros".


Inicialmente, autores e editoras fazem um planejamento para a primeira tiragem de um livro, que pode ser de cem, mil, dez mil unidades ou qualquer outro valor estipulado. Quando este número de cópias impressas são comercializadas, é provável que uma nova impressão de exemplares, ou uma reimpressão, seja feita.


Geralmente, uma reimpressão ocorre quando a demanda inicial, estipulada, não foi o suficiente para atender a demanda de mercado. Mas há outros fatores importantes também, como a estratégia adotada, posicionamento de mercado e distribuição.

cta-juliano
cta-juliano

Print on Demand (PoD)

Com o avanço da tecnologia e da melhoria no acesso das pessoas às plataformas de autopublicação, como o Clube de Autores, uma nova maneira de imprimir livros surgiu. O PoD, ou impressão sob demanda, como o próprio nome já diz, não realiza grandes tiragens, ou impressões. Um livro só é impresso quando é vendido. Assim, os custos iniciais do autor diminuem.


Consequentemente, não temos neste caso o uso da expressão reimpressão.

A diferença entre edição e reimpressão

A edição está atrelada ao conteúdo do livro e a sua qualidade apresentada. Já a reimpressão é a quantidade de livros que são impressos, independente de qual edição seja. Para uma nova edição, não é preciso ter uma nova impressão e vice e versa.


Se você se deparar com um livro em sua 4ª, 5ª, 6ª edição, saiba que ele já passou por diversas mudanças desde a publicação original. E se você ver um livro na sua 10ª reimpressão, saiba que provavelmente este é um livro bastante vendido, um best-seller.


Chegamos ao final do nosso texto de hoje. O que achou? Sabia do conceito e das diferenças entre edição e reimpressão? Me conta aqui nos comentários e até o próximo artigo.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG