Juliano Loureiro • dez. 14, 2020

Compartilhe este artigo:

No blog BINGO, já falamos um pouco sobre a importância de registrar uma obra, principalmente pela segurança em reter os direitos autorais. Dentro desse contexto, o International Standard Book Number aparece como o principal sistema internacional de identificação de livros e softwares. Hoje, veja as principais vantagens do ISBN.


Criado lá em 1967, o sistema internacional apareceu
como um selo eficaz para ser utilizado tanto por comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas. Já em 1972, foi transformado pela International Organization for Standardization (do inglês: "Organização Internacional de Padronização"), em norma padrão internacional: a ISO 2108.


As informações principais dão conta dos seguintes dados:
título, autor, país, editora e edição. Dessa forma, todas essas informações ficam armazenadas em sistemas inteligentes, compatíveis com diversos países ao redor do mundo, como Catar, Malásia, Portugal e, claro, Brasil.


Mas este artigo foi criado para elencar as principais vantagens de obter uma obra registrada no ISBN. Para adiantar, é preciso frisar que o sistema torna-se indispensável para quem deseja ter obras comercializadas. 


Se esse é o seu caso, não deixe de prestar atenção no conteúdo. Sem mais delongas, vamos lá?

O que diz a norma ISO 2108?

Como citado anteriormente, a ISO 2108 é uma norma que padroniza dados sobre obras literárias a serem vendidas em solo brasileiro e internacional - nos 111 países onde ela é compatível. 


Inclusive, você sabia que grande parte dos produtos comercializados precisam passar por uma ISO específica?


Isso mesmo, a sua necessidade vai além do mundo literário. A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. 


Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.


A sua principal vantagem é
um sistema de qualidade que atesta o não perigo de um determinado produto. Se você reparar bem, perceberá que cada item da sua estante pertence a um código ISO. Quando citamos a 2108, a sua especificidade está em torno de:


“Esta Norma estabelece as especificações do Número Padrão Internacional de Livro (ISBN) como um sistema de identificação internacional exclusivo para cada formato ou edição de uma publicação monográfica publicada ou produzida por um editor ou produtor específico.


Ela especifica a construção de um ISBN, as regras para sua atribuição e utilização, os metadados a serem associados à atribuição do ISBN e a administração do sistema ISBN.”


Bem legal, não é mesmo? O sistema ISBN é controlado pela
Agência Internacional do ISBN, sediada em Berlim, na Alemanha, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país.


A partir de março de 2020,
o ISBN (International Standard Book Number) deixou de ser concedido pela Biblioteca Nacional e passou a ser um serviço fornecido pela CBL, a Câmara Brasileira do Livro.


No nosso país, a ISO 2108 começou a ser vigente um mês após a sua data de publicação, que ocorreu em 22/09/2006. Desse dia em diante, todas as editoras nacionais precisaram passar por uma padronização dos processos.

cta-quero-escrever-um-livro
cta-quero-escrever

Afinal, quais são as principais vantagens do ISBN?

Chegamos ao ponto alto deste artigo. Se você não aguenta mais de curiosidade, basta seguir com a leitura:


  1. Como citado anteriormente, o ISBN é um identificador internacional de livros, obras monográficas e artigos científicos. O número gerado permite que o tempo de procura e custo de equipe sejam reduzidos. Além de reduzir o número de cópias plagiadas ou até mesmo adulteradas.
  2. Quando há o registro, existe também uma padronização. Resumindo, os clientes sempre receberão um exemplar idêntico do que foi comercializado em uma biblioteca física e/ou digital. Assim, as distintas edições e versões também serão diferenciadas.
  3. O ISBN é legível por máquina na forma de um código de barras EAN-13 de 13 dígitos. Isso é rápido e evita erros. A versatilidade propiciada por esse sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados.
  4. Como existem códigos para cada edição, a procura por um título específico é bem mais fácil, mesmo que sejam exemplares internacionais.
  5. O ISBN é necessário para o funcionamento de sistemas eletrônicos de ponto-de-venda em livrarias. Sem essa padronização, as bibliotecas estão proibidas de comercializarem exemplares.
  6. A acumulação de dados de vendas é feita pelo ISBN. Isso permite que os produtos e edições de publicações sejam monitorados, além de permitir comparações entre diferentes áreas de assunto e até diferentes editoras.
  7. O direito de empréstimo nacional em alguns países é baseado no ISBN. Tais esquemas permitem que autores e ilustradores recebam pagamentos proporcionais ao número de vezes que seus livros são emprestados por bibliotecas públicas.

O que acontece se um livro no possuir a certificação ISBN?

Creio que nesse ponto do artigo fica mais fácil entender a importância do ISBN  para a distribuição de itens literários. Essa norma atesta tanto o direito autoral, quanto a qualidade do produto em si. 


Assim, o consumidor não ficará surpreso ao receber uma cópia diferente de um livro que adquiriu, por exemplo.


Mas, e se o livro não possuir a certificação do ISBN; o que acontece? Bom,
a internet possibilita que obras sejam publicadas sem a necessidade das grandes editoras ou até mesmo de padronizações. Existem algumas plataformas que são referência, como Clube de Autores.


Vamos, inclusive, pegar ela de exemplo. Caso o seu livro não tenha passado pela norma ISO 2108, ele poderá sim ser publicado no Clube de Autores, mas não será comercializado pelas bibliotecas parceiras, que permitem um alcance muito maior da obra.


Resumindo: o seu livro será muito bem aceito em plataformas independentes, mas não em pontos de comércio. Como eu disse lá no início do artigo, caso a sua intenção seja virar um
best seller, a normas ISBN será indispensável.


Gostou de conhecer as 7 principais vantagens do ISBN? Então eu quero apresentar o meu romance autoral “
Lucas: a Esperança do Último”. Clique aqui e descubra mais sobre a narrativa! ;)

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

utilizando-inteligencia-artificial-para-escrita-de-livros-possibilidades-impactos-e-aspectos-legais
Por Juliano Loureiro 21 abr., 2024
Este artigo explora como a IA está sendo utilizada na escrita de livros, os impactos desta tecnologia na literatura e os desafios legais que emergem. E se você é escritor, certamente este texto é para você. Vamos lá? Boa leitura!
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: