Juliano Loureiro • jul. 18, 2021

Compartilhe este artigo:

Érico Veríssimo é um dos escritores mais importantes para a literatura brasileira. A sua importância extrapola os limites dos livros, porque além de suas belíssimas obras, nos deu também Luís Fernando Veríssimo, seu filho.


Brincadeiras à parte, a importância de Érico é inquestionável e por isso mesmo resolvi trazer a sua biografia. Muitas vezes, conhecemos as obras primas dos autores, mas pouco sabemos sobre suas vidas.


Então, já que conhecimento nunca é demais, apresento-lhes um resumo da vida desse gaúcho modernista e romancista.

Biografia de Érico Veríssimo

erico-verissimo

Érico Lopes Veríssimo nasceu no município de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, no dia 17 de dezembro de 1905. Pode parecer carma dos grandes escritores brasileiros, mas Érico Veríssimo não teve uma infância das mais fáceis.


Filho de Sebastião Veríssimo da Fonseca e de Abegahy Lopes, a família Veríssimo tinha posses de terras, o que, teoricamente, garantiria um futuro promissor. Isso em tese, não fosse o azar do destino que fizesse com que a família perdesse tudo, no início do século. A crise financeira da família, agravada com a separação dos pais, fez com que
Érico Veríssimo começasse a trabalhar cedo, ainda na adolescência.


Mas antes que Érico viesse a trabalhar, a carreira literária estava sendo moldada pelo jovem e seu interesse na literatura e contato com grandes escritores nacionais; Aluízio Azevedo, Joaquim Manuel de Macedo, Coelho Neto, Euclides da Cunha,
Monteiro Lobato, Oswald de Andrade e Mário de Andrade; e autores internacionais como: Leon Tolstoi, Balzac, Proust, Émile Zola, Dostoiévski, Oscar Wilde, Friedrich Nietzsche, Aldous Huxley e Eça de Queirós.


Érico Veríssimo mudou-se para a capital Porto Alegre, no ano de 1920, para estudar. Porém, como adiantei, com a separação dos pais, em 22 ele já estava de volta à Cruz Alta. Foi nesse retorno que o escritor começou a sua jornada trabalhista: primeiro como balconista numa seguradora e mais tarde, no Banco Nacional do Comércio.
Com 20 anos, torna-se sócio junto a um amigo da família, da Pharmacia Central. Porém, a maré não estava realmente para peixe, em 1930 o negócio decreta falência.


Porém, depois da tempestade, vem o arco-íris e
o fracasso no comércio abriu caminho para a literatura, na vida do nosso autor.

A carreira literária de Érico Veríssimo

Pouco antes do negócio farmacêutico da família vir à falência, Érico Veríssimo já começava a sua carreira literária. Paralelo à farmácia, o autor dava aulas de inglês e começou a trabalhar com suas primeiras traduções.


Os anos de 1929 e 1930 foram bastante movimentados na carreira de Veríssimo. Foi nessa época que ele começou a ter contato com grandes escritores renomados. De volta à capital gaúcha, foi contratado para ocupar o cargo de secretário de redação da “Revista do Globo”. Mas logo foi promovido a diretor da revista e para gerente do departamento editorial da “Livraria do Globo”.


Apesar de ocupar cargos elevados no grupo Globo, Érico também contribuiu para outros veículos de comunicação e, como reconhecimento, foi eleito presidente da Associação Rio-Grandense de Imprensa.


Em 1932, finalmente temos a primeira publicação de uma obra de Érico Veríssimo: Fantoches foi o primeiro livro do autor e é uma coletânea de contos.


Nos anos 40, Érico Veríssimo resolve deixar o país. Então casado com Mafalda Halfen Volpe, o escritor viaja para os Estados Unidos para ‘fugir’ da censura instaurada pelo Estado Novo. Em terras norte-americanas, Érico Veríssimo deu aulas sobre Literatura e História do Brasil (1943-1945), no Mills College, em Oakland. O reconhecimento do trabalho de Érico veio com o Título Doutor Honoris Causa, em 1944.


Os primeiros anos nos Estados Unidos serviu de inspiração para os livros Gato Preto em Campo de Neve, de 1941 e A Volta do Gato Preto, de 1945. O sucesso de Érico Veríssimo não parou por aí, já na década de 50, mais precisamente em 53, o escritor foi nomeado Diretor do Departamento de Assuntos Culturais da União Pan-Americana em Washington.


Érico Veríssimo veio a falecer com 69 anos, no dia 29 de novembro de 1975, vítima de um infarto.

Características das obras de Érico Veríssimo

Para estudar as obras de Érico, estudiosos da literatura as dividem em duas grandes fases.

Primeira fase

Nesse primeiro momento, encontra-se o primeiro romance de Veríssimo; Clarissa. A obra tem uma temática urbana, como a decadência  da aristocracia local e os conflitos morais de uma região que recebe imigrantes europeus. O legal da obra é a jovem personagem Clarissa, que voltaria em outra obra do autor; Música ao Longe, já adulta.


A primeira fase das obras de Veríssimo ainda conta com o premiado
Caminhos Cruzados, de 1934 e vencedor do Prêmio Graça Aranha. Olhai os Lírios do Campo, um dos livros mais populares do autor, também é dessa fase e foi publicado em 1938.

Segunda fase

O marco mais importante dessa fase é, sem sombra de dúvidas, a publicação de O Tempo e o Vento, dividida em três romances: O Continente (1949), O Retrato  (1951) e Arquipélago (1961), abrangendo 200 anos da história rio-grandense. Essa trilogia é a obra prima de Veríssimo.


A partir de 1965, com a publicação de Senhor Embaixador, Érico volta-se para a política e seus textos ganham uma conotação de crítica sócio-política. Apesar dessa predileção na temática política, em 67, Veríssimo publica Prisioneiro (1967) retomando a temática da guerra.


Érico Veríssimo também foi premiado com Prêmio Machado de Assis (1954); concedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL) e Prêmio Jabuti, em 1965, pelo romance “O senhor embaixador”.

As principais obras de Érico Veríssimo

  • Fantoches (1932);
  • Clarissa (1933);
  • A vida de Joana d’Arc (1935);
  • Música ao Longe (1935);
  • As aventuras do avião vermelho (1936);
  • Um lugar ao sol (1936);
  • Olhai os Lírios do Campo (1938);
  • O urso com música na barriga (1938);
  • Saga (1940);
  • Gato Preto em Campo de Neve (1941);
  • As Mãos de Meu Filho (1942);
  • O Resto é Silêncio (1943);
  • A Volta do Gato Preto (1946);
  • O Tempo e o Vento – 3 volumes (Vol. I “O continente” (1948), Vol. II “O retrato” (1951) e Vol. III “O arquipélago” (1961));
  • Noite (1954);
  • Gente e Bichos (1956);
  • O Escritor Diante do Espelho (1956);
  • O Senhor Embaixador (1965);
  • O Prisioneiro (1967);
  • Incidente em Antares (1971).


Agora que você conheceu um pouco da vida desse importante escritor brasileiro, eu quero lhe fazer uma indagação: 


Você já pensou em seguir os passos de Érico Veríssimo e publicar suas obras? Você é um escritor em potencial, mas não sabe como tirar a ideia do papel e fazer a magia da publicação acontecer?


Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: