Juliano Loureiro • jul. 17, 2021

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Nós sabemos que não basta apenas lançar um livro: é preciso também divulgá-lo. Afinal, os leitores serão quem definirão o sucesso da publicação. Dessa forma, é indispensável pensar em estratégias para impulsionar o número de atingidos pela sua literatura. Neste artigo, saiba como divulgar o seu livro.


A publicação pode até ter um grande embasamento ou até mesmo ganhar aclamação da crítica, mas o sonho de todo leitor é ver as pessoas folheando as páginas de seu livro. Mas, como alcançar esse público organicamente (ou até mesmo com mídia paga)?


É aqui que entra um grande aliado: o
Marketing Digital para escritores. Aqui no blog BINGO nós já demonstramos como o marketing — e suas ações estratégicas — é fundamental para atrair novas audiências.


Utilizando de boas práticas e pensando na comunicação do seu público-alvo, tudo ficará mais fácil e escalável. Quer entender de uma vez por todas como divulgar o seu livro? Basta seguir com a leitura!

Por que é tão importante divulgar o seu livro?

Quando autores renomados lançam novas obras, a divulgação (de alguns) costumam ser mais rasa. Isso ocorre porque o próprio nome já chama público — é o que chamamos de mídia espontânea.


Ou seja, não é necessário um grande alarde sobre a publicação de um novo livro. Os fãs que já acompanham o trabalho desse autor, certamente comprará uma cópia da obra, assim estará em dia com as publicações.


O contrário ocorre com os escritores novos no mercado. Sem a mídia espontânea,
a divulgação nos canais corretos é quase uma obrigação.


As
redes sociais, no contexto atual, são verdadeiras ferramentas para que esse novo público chegue cada vez mais. Por meio delas, é possível engajar e fidelizar — além de agregar uma monetização maior, caso o intuito seja vender o livro.


Algo muito importante que já falamos em outros posts aqui no BINGO é a
segmentação desse público. Por exemplo: se você vende livros de culinária, para mulheres de meia idade da classe média, o mais correto é fazer uma estratégia de comunicação voltada para elas. Correto?


Se você não tiver esse público bem segmentado antes mesmo de começar a divulgação, toda a estratégia pode ser um “tiro no escuro”. O ideal é que você estude a sua audiência e dê o start a partir desses dados.


As próprias redes (como
Instagram e Facebook) costumam apresentar esses dados, levando em consideração o gênero e a faixa-etária. Não deixe de mexer em todas as configurações para entender quem mais consome o seu conteúdo.


Em seguida, tenha a certeza de responder todas as perguntas elencadas abaixo:


  • Para quem eu desejo divulgar o meu livro?
  • Como e por quais canais eu desejo fazer essa divulgação?
  • Quanto de budget eu tenho disponível?
  • Qual conteúdo o meu público deseja de fato consumir?


Ao ter dado o check-in em todas as perguntas, saber como começar a divulgar o seu livro ficará bem mais fácil.

Quais as melhores estratégias para divulgar o seu livro?

Agora que você já sabe como começar, que tal entender quais são as melhores estratégias? Continue a leitura!

1. Tenha engajamento nas redes sociais

O engajamento digital pode ser entendido como um tipo de interação gerado pelo envolvimento de duas partes em uma conversa online. Esse termo tem sido bastante falado e é o grande objetivo das marcas que entram no mercado digital.


Afinal, o objetivo não é apenas trazer pessoas, mas fazer com que elas estejam interessadas pelo conteúdo a ser apresentado. Os escritores precisam, então, estar presentes nas redes e criar uma comunicação constante com o seu público.


Outro ponto a ser destacado é que todo o conteúdo precisa ser relevante e estar conectado com a sua publicação. Voltando ao exemplo de livros de receitas, esse escritor poderia comentar sobre uma notícia gastronômica que viralizou na semana.


O principal objetivo é não entregar conteúdo apenas por entregar, mas, sim, ter a certeza da sua qualidade.

2. Crie uma rede de networking

Para quem não está familiarizado com o termo em inglês, networking é definido como um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos.


Trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si, e que pode ser muito mais poderosa do que você pensa.


E isso pode ser muito benéfico para escritores. É possível criar uma rede com a
imprensa (assim qualquer novidade sobre a obra sairá em meios de comunicação) e com outros escritores (que podem divulgar o seu livro sem criar concorrência).

3. Aposte no marketing pessoal

O marketing pessoal é o conjunto de estratégias cujo objetivo é estabelecer uma percepção positiva acerca de um indivíduo — nesse caso, o escritor.


Em outras palavras, fazer com que o público observe uma pessoa como autoridade em um determinado tema, assim como exaltar suas ações e atividades com técnicas de marketing.


Você, escritor, precisa apostar no seu marketing pessoal para demonstrar às pessoas o quanto você estudou e foi capaz de escrever uma determinada obra. O intuito não é parecer arrogante, mas confiante na obra.


Ao passar essa confiança ao seu público, eles terão certeza que precisarão do seu livro para solucionar uma dúvida ou resolver um problema.

4. Esteja presente em eventos

O mundo da literatura é cheio de eventos, com diferentes portes. De qualquer forma, esteja naqueles que são interessantes para a sua obra e que possam agregar visibilidade.


Seja uma live, workshop, cursos, entre outros, não deixe de comentar sobre planos futuros e de apresentar os canais onde os escritores podem encontrar você.


Gostou de saber um pouco mais sobre como divulgar o seu livro? Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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