Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 22 de julho de 2021

Compartilhe este artigo:

Não é nenhuma novidade que a Língua Portuguesa é cheia de ‘armadilhas’, principalmente na escrita. E o uso dos pronomes “esse” e “este” é um dos casos que mais geram dúvidas em estudantes e, por que não, nos escritores?!


Despercebida na oralidade, a função dos pronomes é fundamental para a coesão textual. Então,
compreender a diferença no uso de “esse” e “este” vai te ajudar - e muito - na construção de histórias e seu entendimento.


Mas, antes de saber quando utilizar cada um deles, traremos alguns conceitos básicos.

O que são pronomes demonstrativos

Não adianta nada a gente falar que “esse” e “este” são pronomes demonstrativos se você não souber o que são os tais pronomes demonstrativos. Na verdade, entendendo a definição de pronome, fica fácil deduzir do que se trata os termos.


Um pronome é uma palavra que acompanha ou substitui o substantivo. Quando os dois se encontram presentes numa frase ou oração, o pronome é responsável por determinar o substantivo no contexto ou no espaço.


Agora tratando da classe dos pronomes “esse” e “este”, definimos pronomes demonstrativos aqueles que demonstram algo - seja pessoa ou objeto - e indicam a relação de distância entre esse objeto ou alguém ao qual se refere.


Uma primeira dica, que provavelmente você viu nos tempos de escola, para diferenciar o uso do “este” e do “esse” é que o primeiro relaciona-se a quem está falando; o segundo, ao destinatário. 


Para ficar mais fácil a compreensão, nada melhor do que exemplos, certo? Então, vejamos como ficam cada um dos pronomes, nos textos.

Quando usar "este"

O uso do pronome “este” está associado a uma posição próxima de quem fala. Por exemplo: Este é o livro que escrevi. Como deu para perceber, o objeto “livro” está perto do falante.


Com relação ao tempo, “este” é utilizado em referência a um tempo presente (simultâneo à fala) ou um futuro bem próximo ao momento de fala. Exemplo: Este é o ano de lançamento do meu livro. Ou: Estes são os melhores anos para as editoras de ficção científica.


Um dos pontos mais importantes deste estudo é referente ao contexto e, para isso, é importante conhecer outros dois elementos de coesão e coerência: anáfora e catáfora. Catáfora é o elemento relacionado ao pronome “este”, pois o pronome anuncia o que ainda não foi mencionado. Exemplo: Para o ENEM 2021, o tema escolhido para redação foi este: Ficção Científica na literatura brasileira.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Dicas para o uso do "este"

  • para memorizar de vez, pense que sempre que for expressar uma referência através do advérbio de lugar “aqui”; mesmo que ocultamente; utiliza-se o “este”, exemplo: este (aqui) é o meu passaporte;
  • como “este” é um pronome demonstrativo de primeira pessoa, aparece bastante em frases com os pronomes “eu”, “me”, “mim”, “comigo”;
  • pronomes relacionados ao “este” para você memorizar as dicas de uso: neste, deste, isto, nisto e disto

Quando usar "esse"

Vou aproveitar o gancho das dicas finais do uso do “este” para introduzir a utilização do “esse”, fazendo o paralelo entre os pronomes.


  • Enquanto “este” é um pronome de 1ª pessoa, “esse” é de 2ª pessoa e referencia algo ou alguém que está relativamente próximo, não tanto quanto quando empregamos o “este” com o advérbio "aqui ``. Em contraponto, usamos o “esse” com o advérbio “aí”. Por exemplo: esse (aí) é o meu passaporte;
  • os pronomes que acompanham “esse” são “te”, “tu”, “você”, “contigo”, "vocês'';
  • as mesmas dicas são válidas para os pronomes “nesse”, “desse”, “nisso”, “isso” e “disso”.


O uso do pronome demonstrativo “esse” quando referimos a
lugar é sempre quando tratamos de uma localidade próxima ao ouvinte/receptor da mensagem. Exemplo: esse livro (aí) é muito bom, li ano passado. Mesmo em uma leitura, conseguimos vislumbrar o falante apontando para algo que não está próximo dele, mas sim de quem está ouvindo.


Com relação
ao tempo, o pronome “esse” refere-se ao passado, um tempo distante do momento de fala ou, ainda, em um futuro bem próximo ao discurso. Exemplo: foi nesse ano que decidi escrever um livro.

E resgatando os elementos de coesão e coerência anáfora e catáfora, para o contexto cabe ao pronome “esse” a anáfora, quando o pronome retoma, recupera o que já foi mencionado. Por exemplo: a gasolina vai ter um novo aumento. Essa notícia não agradou os rodoviários.


Chegando ao final deste conteúdo, provavelmente você associou “esse” e “este” a outros pronomes demonstrativos, alguns até citados. Veja quais são os outros pronomes demonstrativos:


  • esta; essa / isto; isso
  • neste; nesse / nesta; nessa / nisto; nisso
  • deste; desse / desta; dessa / disto; disso
  • aquele; aquela / daquele; daquela / naquele; naquela


Alguns desses pronomes são variações diretas de “esse” e “este”, então, todas as dicas apresentadas para uso, também servem para os seguintes pronomes:


  • esta – essa / isto - isso
  • neste – nesse / nesta – nessa / nisto - nisso
  • deste – desse / desta – dessa / disto – disso


Já os pronomes aquele, aquela, daquele, daquela, naquele e naquela são usados nas situações:


  • quando o lugar está distante do falante e do ouvinte (seja referente a tempo ou localização). Exemplo: aquela praia fica sempre vazia. Ou: naquela época era fácil conseguir passaporte para França;
  • quando envolver entre dois ou três fatores, e para se referir ao primeiro fator é usado o pronome aquele. Exemplo: Pelé e Ronaldo são reconhecidos como os melhores jogadores brasileiro. Este pelo fenômeno que foi e aquele pelos mil gols e ganhar uma copa ainda jovem.

Curso para você aprender mais sobre escrita

Agora que você não tem mais dúvidas no uso dos pronomes demonstrativos “esse” e “este”, pode escrever suas histórias sem nenhuma preocupação. Mas antes que você retome à escrita, deixa eu te fazer duas perguntas:


Você já ponderou seguir os passos de grandes escritores e publicar suas obras
, ao invés de guardar tudo para você? Você é um escritor em potencial, mas não sabe como tirar a ideia do papel e fazer a magia da publicação acontecer?


Foi pensando em casos como o seu, que desenvolvi o
Curso Gratuito 3EPV


O curso 3EPV
expande seus conhecimentos sobre quais são as principais etapas necessárias para a publicação do seu primeiro livro. Ao terminar o curso, a nossa expectativa é que você consiga compreender estas etapas e desenvolva o seu livro.


Faça, agora, o curso 3EPV e tire sua ideia da cabeça e ponha no papel. Publique logo o seu primeiro livro!

cta-juliano
cta-juliano
curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG