Juliano Loureiro • jul. 21, 2021

Compartilhe este artigo:

Para muitos pesquisadores, nós estamos vivendo na era das fake news. Essas notícias, cuja última intenção é informar a sociedade, são falsas e se alastram como o vento, principalmente quando são enviadas por redes sociais.


Dessa forma, elas podem ser reconhecidas com as verdadeiras pragas da humanidades, e
existem diversas formas de combatê-las. Uma delas é ler livros de história, que contam fatos verídicos, sejam de tempos atuais ou de outras gerações.


Pensando nisso, o blog BINGO separou os
6 livros que se destacam dentro desse contexto. Além de você estar conferindo a verdade, aproveitará o tempo para ler uma obra interessante, que somará uma experiência positiva na sua vida.


Antes de partirmos para a discussão central do nosso artigo, não se esqueça de ser um verdadeiro ativista para frear o alto número de cliques das fake news. Existem algumas boas ações que nós, como cidadãos, podemos colocar em prática. Como:


  • leia uma notícia ou artigo na íntegra antes de compartilhar;
  • cheque as fontes que são utilizadas;
  • pesquise sobre o portal na Internet;
  • pegue o assunto da matéria e pesquise no Google se outros portais falam sobre;
  • consulte sempre órgãos oficiais.


Agora, vamos conhecer os 6 livros de história para ficar longe das fake news?

1. Abuso: A Cultura do Estupro no Brasil (Ana Paula Araújo)

abuso-a-cultura-do-estupro-no-brasil

Após quatro anos de pesquisas, viagens pelo país e mais de 100 entrevistas com vítimas e familiares, criminosos, psiquiatras e diversos especialistas no assunto, a jornalista Ana Paula Araújo escreveu um livro forte, mas necessário.


A obra é uma reportagem que trata do medo e vergonha das vítimas, de como elas são julgadas e muitas vezes culpabilizadas pela sociedade e pelo poder público. Indo desde as  das dificuldades para denunciar, dos caminhos para superar o trauma e seguir em frente, entre outro que geraram uma verdadeira cultura do estupro em nosso país. 


Ela também auxilia as vítimas a utilizarem os meios de denúncia disponíveis no país, como o disque 100, e esclarece sobre o direito ao aborto decorrente de estupro, que é autorizado por lei sem que haja queixa na polícia.

2. A Marcha da Insensatez de Tróia ao Vietnã (Barbara W. Tuchman)

a-marcha-da-insesatez

Um livro sobre como decisões erradas podem levar a consequências graves.Em A marcha da insensatez, a historiadora Barbara W. Tuchman, aborda um dos maiores paradoxos humanos: a insistência dos governos em adotarem políticas contrárias aos próprios interesses.


Em um texto fluido e envolvente, a autora destaca quatro conflitos históricos em que ações equivocadas tiveram consequências desastrosas para milhares de pessoas: a Guerra de Troia, a reforma protestante, a independência dos Estados Unidos e a Guerra do Vietnã. 


Tais episódios mostram a impotência da razão ante os apelos da cobiça e os interesses individuais. Uma leitura fundamental em uma época em que a marcha da insensatez parece se acelerar a cada dia.

3. Escravidão – Volume 1: Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares (Laurentino Gomes)

escravidao

Maior território escravista do hemisfério ocidental, o Brasil recebeu cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio. Como resultado, o país tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria.


Nenhum outro assunto é tão importante e tão definidor da nossa identidade nacional quanto a escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente. 


Em um texto impactante e rigorosamente documentado, Laurentino Gomes apresenta neste primeiro volume.

4. Sapiens – Uma Breve História da Humanidade (Yuval Noah Harari)

sapiens

O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Nossa capacidade imaginativa. Somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos. 


Partindo dessa ideia, Yuval Noah Harari, doutor em história pela Universidade de Oxford, aborda em Sapiens a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora. 


Harari explica que o capitalismo é a mais bem-sucedida religião, que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo, que nós, humanos modernos, embora sejamos muito mais poderosos que nossos ancestrais, provavelmente não somos os mais felizes.

5. Histórias da Gente Brasileira: Volume 1 (Mary del Priore)

historias-da-gente-brasileira

A história do país é comumente contada por meio de grandes fatos, feitos e nomes, vitórias e fracassos que marcaram a nação ou a sua economia. 


O povo, seus hábitos e sua vida cotidiana sempre foram relegados e esquecidos, sem receber a visibilidade que merecem. Suas histórias foram deixadas atrás das cortinas, mas chegou a hora de conhecê-las. 


Neste livro, Priore apresenta as verdadeiras histórias do país, aquelas que retratam intimamente a vida da gente brasileira. Nele, você vai descobrir como as pessoas se vestiam, onde moravam, o que comiam, o que faziam para se divertir e tantos outros fatos menores , que muito dizem sobre elas e sobre nós. 


Os personagens aqui vão além daqueles conhecidos, como Tiradentes ou D. Pedro I; somos todos nós. Afinal, é conhecendo nossas raízes, as histórias de nosso povo e os objetos que usavam que seremos capazes de compreender melhor o país em que vivemos.

6. Valsa Brasileira (Laura Carvalho)

valsa-brasileira

Entre 2006 e 2017, a economia brasileira viveu numa montanha russa. Do segundo mandato de Lula ao impeachment de Dilma Rousseff, o país passou por alguns dos anos de maior prosperidade de sua história, mas também viveu uma crise sem precedentes. O que aconteceu?


A tese é simples: uma agenda para todos, que não tema os investimentos públicos nem o Estado de bem-estar social. É com esse espírito polêmico e propositivo que Laura Carvalho dá sua contribuição no momento em que, chacoalhado por convulsões políticas, o Brasil está na encruzilhada do futuro.


Gostou de conferir os 6 livros de história para ficar longe das fake news? Não esqueça que é responsabilidade de todos fazer com que apenas notícias verdadeiras sejam passadas à frente. Condene qualquer informação pretensiosa e mentirosa.


Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: