Juliano Loureiro • ago. 26, 2022

Compartilhe este artigo:

Você decidiu publicar o seu livro e para isso contratou o serviço de revisor, diagramador, enfim, outras pessoas precisam trabalhar com você, sendo preciso encontrar uma forma de orientar e disponibilizar o material para essa equipe trabalhar com seu livro.


Hoje em dia é muito mais fácil, ninguém não precisa nem sair de casa.
Há algumas ferramentas de gestão que podem dar agilidade ao trabalho, uma visão geral do trabalho e até mesmo um controle mais rígido dos prazos e entregas.


E com a digitalização dos trabalhos, essas ferramentas ou plataformas estão cada vez mais comuns aos profissionais, o uso se não é 100% intuitivo, com algumas horinhas de trabalho, você já se adapta. 


Então, chega de conversa e
conheceremos algumas ferramentas de gestão colaborativa para você publicar seu livro ou colocar seus projetos para rodar. Boa leitura!

Trello

Talvez a mais famosa ferramenta para gestão de projetos e processos seja o Trello. A sua fama pode ser justificada pela facilidade de uso, sua interface amigável e por atender perfeitamente equipes menores, inclusive, muita gente usa o Trello como uma ferramenta de gestão individual.


O Trello tem muitos adeptos, principalmente, por usar a metodologia kanban, com uso de quadros e a facilidade de usar o “arrasta e solta” para uma gestão totalmente visual. Se você já fez ou faz uso, entendeu o que quis dizer com a gestão visual.


Para quem ainda não conhece, o Trello é como um grande quadro virtual. Dentro deste quadro, você distribui cartões com as tarefas, criando uma linha do tempo. E, como eu já disse, você arrasta e solta esses cards conforme o projeto caminha.


Mas não se engane pensando que o Trello tem apenas esses cartões, você pode adicionar informações e dados a cada um deles.


Prazos, checklists, instruções, arquivos anexados e outras informações podem ser acrescentadas aos cartões, tornando-os personalizados conforme as demandas.


O Trello tem versão gratuita que já atende muito bem projetos menores ou uso individual e versão paga que permite automações.

Asana

De mãos dadas com o Trello, o Asana ocupa o topo dos mais populares e queridos por gestores e equipes. Uma curiosidade sobre a ferramenta - o que provavelmente impulsionou a sua fama - é que ela é “filha” de mentes pensantes do Facebook: Dustin Moskovitz (cofundador) e Justin Rosenstein (ex-líder de tecnologia).


Assim como o Trello, o Asana também é bastante visual e intuitivo, tornando bem mais fácil a gestão do projeto e o controle dos prazos.


O Asana oferece como ferramenta de gerenciamento: listas de tarefas, criação de times, chat colaborativo e quadro de projetos.

cta-quero-escrever
bolo-quero-escrever

Todoist

O Todoist é uma ferramenta com um forte apego individual, talvez a maioria dos seus usuários a utilizam como um gerenciador de tarefas pessoais, mas é possível criar e compartilhar projetos com equipes.


A sua principal característica talvez seja o design minimalista com uma quantidade enorme de recursos. Com o Todoist você cria suas tarefas ou projetos e, dentro de cada um desses, você pode desmembrar em atividades menores. Por exemplo: você criou um projeto “reuniões”, a partir dele você cria tarefas menores como “reunir com editor”, “marcar reunião com revisor”.


O Todoist também possui suas versões pagas e gratuitas, mas basicamente, com a versão grátis você já consegue: listar suas tarefas em checkboxes, agrupar suas tarefas por múltiplas verticais, separar suas tarefas por projeto, separar as mesmas tarefas por contexto, criar tarefas recorrentes e atribuir tarefas a outros membros do projeto.

Producteev

O Producteev é uma plataforma simples e objetiva, que entrega o básico de uma gestão de projetos já em seu plano gratuito. 


No quesito recursos, ele não se diferencia muito das ferramentas que trabalham com projetos e equipes menores, como Trello e Asana, porém ele tem uma peculiaridade que pode tanto ser irrelevante ou um ponto negativo: a sua interface é em inglês.


Tirando essa particularidade, é uma plataforma objetiva e já no seu modo mais básico, você tem: criação de área de trabalho, cadastramento de projetos e usuários, criação de tarefas, notificações e mais alguns outros recursos.

Project Model Canvas

Já conhecido no meio digital, a metodologia Canvas também está nas ferramentas de gestão.  O PM Canvas é uma ferramenta versátil, simples e objetiva e, bem, para quem conhece “outros” canvas, não irá se espantar com o apelo visual do PM.


Dentre os principais recursos do Project Model Canvas estão: gestão de atividades, modelos de projeto, modelos de negócio, controle de horas, compartilhamento com equipe e métricas sobre projetos.


Vale ressaltar que o PM Canvas é um aplicativo nacional!

cta-juliano
cta-juliano

Podio

O Podio se destaca como uma ferramenta de gestão de projetos por ter uma grande flexibilidade e escalabilidade, permitindo a criação de diferentes módulos e funções conforme as necessidades do seu trabalho.


Como não bastasse essa mobilidade, os planos do Podio tem diferenças consideráveis com relação aos recursos disponíveis em cada um. Então, se por um lado ter inúmeras possibilidades permite um trabalho mais personalizado, o seu ponto negativo é que exigirá um estudo aprofundado da plataforma.

Runrun.it

Por último, mas não menos importante, até porque essa ferramenta está no top das queridinhas das grandes empresas. O Runrun.it é uma das plataformas mais utilizadas e conta com múltiplos recursos de gerenciamento para equipes.


Os recursos do Runrun.it são os principais atrativos e, mesmo sendo um software tão grande e importante, você pode ter o gostinho de experimentar seus serviços com o plano gratuito. Apesar das restrições no plano mais simples, ainda é possível ter tarefas ilimitadas.


Um detalhe interessante é que o Runrun.it também trabalha com o Kanban, presente no Trello, ou seja, você não precisa necessariamente pagar caro para ter as melhores metodologias de gestão de projeto. Fica a dica!

Mais dicas no YouTube

Agora que você já conheceu algumas das principais ferramentas de gestão de projetos, quero fazer um convite para você conhecer o meu canal no YouTube.


Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, onde eu falo de tudo e um pouco mais sobre publicação de livros, desde a concepção da ideia, sobre a escrita propriamente até ao projeto de publicação! Inscreva-se e tenha sempre novos conteúdos literários em mãos! Vejo você lá!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: