Juliano Loureiro • abr. 07, 2021

Compartilhe este artigo:

Os filmes animados da Disney encantam crianças e adultos desde 1937, quando A Branca de Neve foi lançado. De lá pra cá, são 59 obras, sendo Raya e o Último Dragão o último lançado (2021). Dessas obras, algumas resultaram em continuações e com o passar dos anos a Disney foi adquirindo outros estúdios, como a Pixar, que também fizeram grandes filmes.


Mas da onde surgem tanta inspiração e criatividade para criar histórias incríveis? A resposta está nos livros. E várias das principais histórias da Disney surgiram de livros que até então não eram tão conhecidos. E é sobre isso que falaremos hoje, de livros que inspiraram alguns filmes da Disney. Quer conhecer quais são? Me acompanhe nas próximas linhas. Boa leitura.

As aventuras de Pinoquio (Carlo Collodi)

as-aventuras-de-pinoquio

Antes mesmo de chegar na telonas pela Disney em 1940, a história original de Pinóquio veio ao mundo como um romance em 1883.


Escrito pelo italiano Carlo Collodi, Le avventure di Pinocchio: storia di un burattino foi publicado em séries, em em um jornal infantil italiano, o Giornale per i Bambini, durante os anos de 1881-1883. Somente em 1883, a obra tornou-se um único livro, com ilustrações de Enrico Mazzanti.


Nos cinemas, Pinóquio se tornou um dos maiores sucessos da Disney, considerada uma obra-prima do cinema de animação. Ganhou, inclusive, dois Oscar: o de Melhor Trilha Sonora e de Melhor Canção, com When You Wish Upon a Star.


Mas, também é conhecida como a versão menos fiel ao texto de Collodi. Enquanto o autor buscava representar a pobreza e angústia de algumas classes italianas à época, a Disney optou por não fazer críticas sociais explícitas e cortou alguns personagens e quis deixar tudo mais colorido e deixando as lições somente para as ações e comportamento de Pinóquio.

A rainha da neve (Hans Christian Andersen)

a-rainha-da-neve

Da lista de hoje, Frozen é a animação mais recente da Disney a surgir a partir de um livro. Mas a obra original, A rainha da neve, foi publicada em 1844, por Hans Christian Andersen. Já Frozen: uma aventura congelante, veio ao mundo em 2013.


O conto, escrito por Andersen em apenas 5 dias, gira em torno dos irmãos Kai e Gerda e a tradicional luta entre o bem e o mau. Na história, os trolls malvados fazem um espelho que distorce as imagens. O espelho se quebra, e pequenas farpas atravessam os olhos e o coração de Kai, amigo de Gerda. A rainha da neve aparece, faz com que Kai se esqueça da amiga e leva-o com ela. Gerda procura pelo irmão. Com a ajuda de uma garota ladra, eles retiram as farpas de Kai e voltam para casa.


Já a animação da Disney fez bastante sucesso entre público e crítica com sua música marcante, "Let it go", vencedora do Oscar de 2004, e o enorme carisma de Olaf, o boneco de gelo. E mais: Frozen foi a primeira animação dos estúdios Disney a ganhar um Oscar de Melhor Animação.

Ursinho Pooh (Alan Alexander Milne)

ursinho-pooh

O Ursinho Pooh e seus amigos ganharam vida através do escritor inglês Alan Alexander Milne, em 1924. Milne teve como principal inspiração os bonecos de pelúcia do seu filho, Christopher Robin, que também acabou virando um personagem da história. Em um enorme bosque dos 100 Acres, além do ursinho Pooh, vivem o burrinho Bisonho, o canguru Guru e sua mamãe Can, o tigre Tigrão, o porquinho Leitão e muitos outros animais.


A Disney transformou a história de Milne em animação em 1977 e, desde então, tamanho sucesso feito pelo urso e seus amigos, foi gerada diversas sequências com os personagens do filme, além de programas de televisão, roupas, livros e brinquedos.


A história da animação de 1977 é baseada em três curtas animados lançados anteriormente em que Walt Disney produziu com base nos livros de Milne: Ursinho Puff e a Árvore de Mel (1966), Ursinho Puff e o Dia Chuvoso (1968) e Ursinho Puff e o Tigre Saltador (1974). Para "fundir" as histórias, conteúdos extras foram criados.

Alice no país das maravilhas (Lewis Carroll Martin Claret)

alice-no-pais-das-maravilhas

As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, que ao passar dos anos foi abreviado para Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland) é a obra infantil de maior destaque de Charles Lutwidge Dodgson, publicada em 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll. Possivelmente é a obra mais conhecida do gênero de fantasia nonsense.


Na história, que possui interpretações diferentes variando de pessoa a pessoa, temos Alice, uma garota que acidentalmente cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e que possuem aspectos humanos. A história segue a característica do humor perturbado e sem sentido. Por diversos momento acreditamos que Alice vive em um sonho.


Pela Disney, a adaptação veio em 1951, mas foi considerada uma decepção em seu lançamento inicial, levando a Disney a exibi-lo na televisão como um dos primeiros episódios de sua série Disneyland.


Foi relançado em um novo formato nos cinemas em 1974, conseguindo um razoável sucesso de bilheteria. Alice se tornou ainda mais bem-sucedido na era moderna graças a trabalhos de merchandising e atualmente é considerado um dos maiores clássicos da Disney, bem como uma das melhores adaptações cinematográficas da obra de Carroll.

Considerações finais

É comum grandes filmes serem inspirados em livros consagrados e a Disney se aproveita bastante deste recurso. Grande parte das suas animações nasceram nas páginas de um livro. Neste artigo, falei de apenas 4 grandes clássicos, mas há outros vários exemplos.


Qual outro filme da Disney baseado em livros você conhece? Me conta a aqui nos comentários e até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: