Juliano Loureiro • abr. 06, 2021

Compartilhe este artigo:

O sonho de ter um livro publicado é comum para vários brasileiros. Mesmo que alguns desistam do sonho no meio do caminho, outros insistem e conseguem ter o livro em mãos alguns meses depois. Acontece que, não raro, esses novos autores se esbarram em algumas etapas dessa jornada.


Por se tratar de algo com relativa complexidade, publicar um livro pode ocorrer de maneira mais tranquila, desde que o autor saiba exatamente o que lhe espera pela frente. Neste artigo, o meu objetivo é mostrar para você o que se deve fazer a partir do momento que se decide escrever um livro.


Boa leitura!

Prepare-se uma nova rotina

Escrever e publicar um livro requer dedicação. E, consequentemente, um bom tempo disponível durante o dia para o projeto. Esta nova rotina deverá incluir algumas atividades que devem ser feitas diariamente (ou quase):


  • escrever sobre "qualquer coisa", para criação do hábito ;
  • ler livros de assunto e autores que servem de inspiração para o seu livro;
  • pesquisas sobre o mercado editorial;
  • entendimento sobre os meios de divulgação e venda do livro;
  • definir horários e metas diárias.


Os quatro pontos citados acima são atividades rotineiras e que não envolve a escrita do livro em si. Para se tornar um autor publicado, é preciso estar envolvido com todo o cenário editorial e também todas as etapas pré e pós construção do manuscrito.

Aprenda quais são as etapas de criação de um livro

Escrever a sua história é apenas uma das etapas para ter-se um livro pronto em mãos. Defendo a minha metodologia que contempla cinco etapas, que são:


1 - Existir: etapa que o futuro autor deve entender, estudar e desenvolver a sua presença digital, bem como trabalhar as melhoras práticas e ferramentas do marketing digital. Esta deve ser a primeira etapa, já que o marketing digital não entrega resultados a curto prazo.


2 - Estruturar é a etapa que o autor deve "preparar o terreno" para a escrita do livro em si. Aqui, pega-se todos os rascunhos da história e organizamos de forma lógica como será o livro. Nesta etapa são definidas a pensata, o storyline, a sinopse, a escaleta, a topificação dos capítulos, a criação da(s) ficha(s) de personagem(ns), definição de conflitos, esboço de alguns diálogos e muitas outras atividades. Com o livro estruturado, é o momento de escrever.


3 - Escrever é, literalmente, escrever a sua história. Com o livro já todo pensado, esta etapa será fluida e provavelmente você não ficará travado em algum ponto da história. Recomendo você revisar capítulo por capítulo, para evitar erros gramaticais e furos na narrativa.


4 - Publicar é a etapa pós escrita. É um momento de burocracia e envolvimento de terceiros, sejam freelancers ou uma editora.  Nesta etapa é executada a revisão textual, formatação do livro e criação de capa, registro no ISBN e criação da ficha catalográfica, impressão e formatação do livro para versão digital.


5 - Vender é última etapa. Aqui, temos o livro em mãos pronto para ser vendido, seja na versão físicas ou digital.


De forma prática e resumida esses são os pontos que o futuro autor deve se atentar antes de encarar a jornada. Aqui no blog temos centenas de conteúdos complementares que ajudarão a você a concluir o projeto. Me diga o que achou aqui nos comentários e até breve!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: