Juliano Loureiro • jul. 04, 2021

Compartilhe este artigo:

A HBO é famosa por suas séries de enormes sucessos, produções caríssimas e um público fiel sedento por novos episódios semanalmente. Com a chegada do HBO Max, a sua plataforma de streaming, os brasileiros foram à loucura com o catálogo inicial e a promessa do que mais virá.


Para você ter uma ideia, o catálogo da HBO Max conta com:
originais da HBO, tudo que for da Warner Bros, do Cartoon Network e o multiverso da DC Comics. Além disso, a emissora prometeu um grande investimento em produções próprias e nativas e, para os fãs de futebol, o streaming também vai transmitir os jogos da Champions League.


E é claro que dentro desse maravilhoso catálogo, as séries são as preferidas de 10 entre 10 assinantes e não fogem à influência da literatura. Inclusive, a série mais popular dos últimos anos é baseada em livros. Duvida?


Confira, agora, 6 séries da HBO Max que vieram das páginas dos livros:

Game of Thrones

Vamos começar por uma série que dispensa apresentação: Game of Thrones é um dos maiores sucessos televisivos de todos os tempos, indiscutivelmente. Bem, não há muito o que falar sobre GoT, que seja novidade.


A série de maior sucesso da HBO foi inspirada na também cultuada série literária As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor George R. R. Martin. A produção televisiva ganhou o prêmio de melhor série de TV do século XXI, em 2020, numa votação popular feita pela revista Digital Spy.


Game of Thrones foi ao ar entre os anos de 2011 e 2019, totalizando oito temporadas e mais de sessenta episódios. E, como não poderia ser diferente, muitas coisas agradaram ao público, outras nem tanto (incluindo o final, que está dando o que falar até hoje).


A produção da HBO foi baseada nos cinco primeiros livros da saga literária: A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança Dos Dragões. Obviamente, algumas modificações foram feitas, elementos foram adicionados e aí, quem é fã dos livros pode opinar melhor: a série televisiva, corresponde ao sucesso dos livros?


Fato é que GoT continua dando o que falar, inclusive alguns fãs mais fervorosos cobram de George R.R. Martin uma explicação para o final da série e a sequência dos livros. Ao que tudo indica, Os Ventos do Inverno, sexto livro da série, será lançado ainda neste ano de 2021.


Se você ainda não viu Game of Thrones, por não ter motivos suficientes, que tal dar uma chance a uma série que ganhou nada mais, nada menos que 59 prêmios Emmy? E, se eu fosse você, maratonava logo GoT, porque, digamos assim, ela já deu até cria. Como assim? Confira abaixo!

House of the Dragon

Prevista para estrear em 2022, House of the Dragon é a primeira série derivada de Game of Thrones e foi idealizada pelo próprio George R.R. Martin. A HBO já encomendou nada menos do que 10 episódios para a primeira temporada.


A nova série será baseada no livro Fogo e Sangue e abordará a história da Casa Targaryen em Westeros, cerca de 300 anos antes dos eventos da primeira temporada da série original.


Ao que tudo indica, House of the Dragon terá várias temporadas e se aprofundará ainda mais no universo de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Made for love

Estrelada por Cristin Milioti, Made for Love foi inspirada no romance homônimo, de Alissa Nutting, lançado em 2017. Tanto a série quanto o livro misturam os gêneros  humor, mistério, ficção e romance psicológico em uma trama bem curiosa.


Hazel Green viveu dez anos casada com Bryan, um bilionário da tecnologia. Porém, nem tudo eram flores no casamento, a relação era sufocante, o que levou Hazel pedir o divórcio. Porém, o que ela não sabia é que ela estava o tempo todo sendo vigiada bem de perto.


Bryan instalou na esposa - sem o consentimento dela - um um dispositivo de rastreamento de alta tecnologia. Mas não era simplesmente um rastreador, o tal aparelhinho permitia acessar todas as memórias, sensações e até controlar as atitudes de Hazel. Cabe, então, à protagonista descobrir como se livrar do ex-marido psicopata e viver uma vida digna.

Lovecraft Country

Não! Essa não é uma série baseada em um livro de Lovecraft, apesar do nome. E se você não sabia disso até hoje, talvez também não saiba que, apesar de estar em seu catálogo, a HBO anunciou que não haverá uma segunda temporada de Lovecraft Country.


Mas, se você ainda não assistiu, talvez possa se interessar pela sua sinopse dessa série que foi apontada como
uma das melhores de 2020 e que conta na produção com Jordan Peele (Corra!, Nós), J.J. Abrams (Star Wars, Lost), e Misha Green (Underground, Helix).


Lovecraft Country é baseada no livro homônimo do autor Matt Ruff e, obviamente, com um título desses, tem sim - e muito - de Lovecraft, tanto no livro, quanto consequentemente na série. O terror cósmico, com figuras fantásticas, monstros e o sobrenatural estão nessa história que carrega ainda um tipo de terror ainda pior: o racismo.


E para retratar o absurdo e a ignorância racista, nada melhor que um cenário ambientado nos anos 50, nos Estados Unidos segregacionistas. A história começa com o ex-soldado Atticus Turner deixando a Flórida para retornar para sua casa em Chicago, em busca do seu pai que desapareceu misteriosamente.


Na companhia de Atticus estão seu tio George e a amiga de infância Letitia Lewis. Não bastasse o desaparecimento do pai de Atticus, os três ainda precisam fugir de uma sociedade e leis que beiravam o absurdo de segregar o povo negro e fatos estranhos, bizarros, envolvendo mortes e seres de outros planetas.


Por mais que pareça uma simples história policial mesclada com ficção científica,
Lovecraft Country acerta em cheio na crítica social, por vezes sutil, outras escancaradas e, o mais importante, em revisitar as obras de Lovecraft e tentar corrigir os traços racistas de suas obras. Livro e série mostram que o pior terror não está no sobrenatural, mas sim na sociedade.

The Outsider

O mestre do terror, Stephen King, também está no catálogo da HBO Max. E não é dos seus filmes que estou falando, mas sim da série The Outsider, baseada em um livro homônimo, de 2018. Tanto o livro quanto a série mesclam o sobrenatural, característico de King, com uma trama policial - bem do jeito que a HBO gosta de produzir. 


A história se passa numa pequena cidade americana, até então pacata. Mas um crime brutal, um assassinato de uma criança de 11 anos choca a cidade. O mais agravante é que o principal suspeito, ou o culpado por tal barbárie é o treinador de beisebol Terry Maitland, um homem popular e, até então, com uma reputação irretocável.


Com todas evidências indiscutíveis para incriminar o treinador, o detetive Ralph Anderson recebe provas cabais de que o acusado estava a mais de 100km de distância do local do crime, na hora do assassinato. Está montada a trama: é possível alguém estar em dois lugares ao mesmo tempo?

Gamorrah

Baseada em um livro que custou a liberdade do escritor e jornalista italiano Roberto Saviano, o qual afirmou “não posso mais viver minha vida sem pedir autorização”, Gomorrah é uma série italiana policial inspirada na máfia italiana conhecida como Camorra.


O livro, no Brasil intitulado
Gomorra: A História Real de um Jornalista Infiltrado na Violenta Máfia Napolitana, conta a história da máfia que atuava em Nápoles. Como tudo é bem verídico, o conteúdo do livro não agradou nem um pouco a máfia, que passou a perseguir e ameaçar o jornalista Saviano. Resultado: o autor fugiu da Itália, em 2008.


A série retrata, em sua primeira temporada, a  família Savastano, principal nome da Camorra. Como em toda história de máfia, apesar de tudo acontecer em família, há sempre uma disputa por poder e, em paralelo, a história mostra como a Camorra se estrutura como uma indústria do crime. Um prato cheio para amantes de histórias de gangsters. 


Por enquanto,
eu listei apenas 6 séries para não atrapalhar as suas maratonas. Mas, com certeza, há várias outras baseadas em livros. Dessas que eu já citei, qual sua favorita ou a próxima a ser assistida? Ficou faltando alguma? Conte para a gente nos comentários.


Bem, enquanto você escolhe o que assistir em seguida, quero deixar uma dica para sua próxima leitura. Até recomendo ler de uma vez, antes que alguém queira adaptar o romance distópico
Lucas: a Esperando do Último, para as telas e aí vai ser aquela correria às livrarias e você pode ficar sem o seu.


Em
Lucas: a Esperança do Último, apenas 2% da população mundial sobreviveu à Grande Extinção. Estamos em 2042 e Lucas acredita que somente ele e seu gato Félix sobreviveram. Mas algo acontece e ele passa a acreditar que ainda pode encontrar a sua família, para isso, terá de sair em uma jornada de vida ou morte.


Quer saber mais sobre essa história?
Adquira já o seu e acompanhe Lucas e Félix nessa jornada de sobrevivência.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: