Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 3 de julho de 2021

Compartilhe este artigo:

A livraria Leitura com certeza já foi presença na sua vida. Seja você fã de livros ou de arquivos multimídias, essa livraria é dita como um verdadeiro “tesouro nacional”, tamanha é a sua diversidade de títulos e de produtos comercializados.


Para se ter uma ideia, no seu auge, a Leitura tinha uma diversidade de mais de 100 mil produtos comercializados, que atendiam a diversos públicos, desde o mais novo até o mais idoso. Você se lembra de já ter comprado algum produto na livraria?


A verdade é que a Leitura
já possui mais de 50 anos de história e permanece viva até os dias atuais — mesmo com reformas na sua logística e problemas financeiros. Com certeza ainda tem uma próxima de você, principalmente se vive nas grandes capitais.


A livraria Leitura é
uma das maiores do Brasil. Aqui no BINGO, já saiu a história de várias outras que também possuem enorme relevância para o nosso país, como é o caso da Cultura. Não deixe de conferir! :)


Mas como eu sei que você chegou nesse texto para aprender ainda mais sobre a livraria Leitura, não ficarei enrolando mais. Confira a leitura para descobrir tudo!

Como a livraria Leitura foi fundada?

A origem da livraria Leitura é mineira, mais especificamente da capital do estado, Belo Horizonte. Tudo começou com um pequeno sebo criado por Emídio Teles quando tinha apenas 17 anos.


A ideia era vender livros usados em bom estado
— assim como é a proposta da grande maioria dos sebos. A sua localização era a Galeria do Ouvidor, ponto tradicional na parte central de BH que abriga várias boutiques ecléticas e restaurantes.


O nome original era “Livraria Lê”. A pequena livraria em questão foi aumentando até que em 1980 foi aberta a primeira filial — ainda em Belo Horizonte. A diferença para a matriz era que essa vendia também artigos de papelaria.


Já no ano 2000 a empresa inaugurou a primeira filial fora do estado de Minas Gerais, no Shopping Pier 21, em Brasília.


Atualmente,
a rede tem atualmente 81 lojas distribuídas em 21 unidades da Federação e conta ainda com a Leitura Distribuidora de Livros, o atacado de papelaria PLM, as 3 lojas de departamento D+ Casa e Presentes e a Editora Itatiaia Garnier.

Quais foram os grandes diferenciais da livraria?

A livraria Cultura possui no seu repertório algumas conquistas que fazem com que ela seja pioneira por aqui.

Megastore

Ela foi a primeira livraria, por exemplo, a estrear o conceito de megastore, que pode ser definida como um ponto de venda da grande distribuição organizada entre o supermercado e o hipermercado. 


Possui superfícies com amplitude variável entre 1500 e 3000/3500 m2 e está geralmente localizada em áreas urbanas periféricas e extra urbanas. 


A fórmula de distribuição desenvolveu-se na década de 1970 para fornecer aos consumidores uma ampla gama de referências no campo de produtos alimentares e não alimentares.


No caso da livraria Leitura consiste em lojas acima de 1.000 m² e grande variedade de produtos de cultura e entretenimento. 


Para somar,
a empresa incorporou outros produtos no seu portfólio, como é o caso de CDs, DVDs, games, informática, papelaria e presentes diversos. Apesar da baixa dos produtos físicos audiovisuais, até hoje é possível encontrá-los na livraria.


As megastores contam com espaços de entretenimento como cafés, ambientes para leitura, sessões de autógrafos e eventos culturais. Assim o consumidor consegue ter uma experiência ainda mais rica ao visitar o estabelecimento.

D+ Casa & Presentes

Hoje a rede da livraria Leitura também conta com a D+ Casa & Presentes, um investimento voltado para produtos de decoração, presentes e utensílios do lar. O conceito é inspirado no modelo internacional store in store (loja dentro da loja).

Editora Itatiaia Garnier

O Grupo Leitura também possui um outro braço, a Editora Itatiaia Garnier. Esse selo literário existe há 175 anos atuante no mercado, é uma das mais antigas editoras em atividade no Brasil.


É responsável por distribuir um extenso acervo de História do Brasil, coleções de autores como:
Machado de Assis, Mário de Andrade, Agripa Vasconcelos, Mika Waltari, Franz Kafka, entre outros.

Como está a livraria Leitura atualmente?

Por conta da sua expansão em diversas lojas ao redor do Brasil, a livraria Leitura é considerada como a maior do seu ramo no nosso país. Liderando o mercado em diversos estados, como Minas Gerais, Centro-Oeste, Paraíba, Alagoas e Maranhão.


Apesar disso, a Leitura também sofreu quedas — assim como grande parte das livrarias brasileiras. Em 2017, foi encerrada a filial na Avenida Paulista, que até o momento era a maior.


O motivo era a baixa do mercado de livros e o alto preço do IPTU, que na época chegava a R$ 30 mil. Marcos Teles, um dos atuais diretores, afirmou em entrevista à Folha de São Paulo: "A loja custava três vezes mais do que as filiais em cidades como Teresina e Maceió e ainda vendia menos".


Mas isso não foi motivo suficiente para que as suas portas fechassem. Outras filiais menores foram abertas no estado de São Paulo. Minas Gerais ainda é o estado com maior número de lojas, somando 24 ao total.


Em 2018 também foi lançado o clube de assinaturas  Leitura, com o objetivo de oferecer um variado mix de produtos e uma experiência de compra diferenciada para os clientes.


Além disso, também é possível adquirir produtos pelo site oficial. A Leitura já afirmou que: “Independentemente do formato, temos a convicção de que o livro seguirá encantando gerações e difundindo nossos conhecimentos, histórias e cultura.”


Mantendo o amor pelos livros como carro-chefe dos negócios, a livraria se mantém de pé apesar da crise que assola o setor há anos. Apostar no digital e também em benefícios para os clientes é o que a mantém como destaque no mercado.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre a livraria Leitura, aproveite a visita e Baixe agora mesmo o e-book “Quero escrever um livro, e agora?” É 100% gratuito!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG