Juliano Loureiro • jul. 03, 2021

Compartilhe este artigo:

A livraria Leitura com certeza já foi presença na sua vida. Seja você fã de livros ou de arquivos multimídias, essa livraria é dita como um verdadeiro “tesouro nacional”, tamanha é a sua diversidade de títulos e de produtos comercializados.


Para se ter uma ideia, no seu auge, a Leitura tinha uma diversidade de mais de 100 mil produtos comercializados, que atendiam a diversos públicos, desde o mais novo até o mais idoso. Você se lembra de já ter comprado algum produto na livraria?


A verdade é que a Leitura
já possui mais de 50 anos de história e permanece viva até os dias atuais — mesmo com reformas na sua logística e problemas financeiros. Com certeza ainda tem uma próxima de você, principalmente se vive nas grandes capitais.


A livraria Leitura é
uma das maiores do Brasil. Aqui no BINGO, já saiu a história de várias outras que também possuem enorme relevância para o nosso país, como é o caso da Cultura. Não deixe de conferir! :)


Mas como eu sei que você chegou nesse texto para aprender ainda mais sobre a livraria Leitura, não ficarei enrolando mais. Confira a leitura para descobrir tudo!

Como a livraria Leitura foi fundada?

A origem da livraria Leitura é mineira, mais especificamente da capital do estado, Belo Horizonte. Tudo começou com um pequeno sebo criado por Emídio Teles quando tinha apenas 17 anos.


A ideia era vender livros usados em bom estado
— assim como é a proposta da grande maioria dos sebos. A sua localização era a Galeria do Ouvidor, ponto tradicional na parte central de BH que abriga várias boutiques ecléticas e restaurantes.


O nome original era “Livraria Lê”. A pequena livraria em questão foi aumentando até que em 1980 foi aberta a primeira filial — ainda em Belo Horizonte. A diferença para a matriz era que essa vendia também artigos de papelaria.


Já no ano 2000 a empresa inaugurou a primeira filial fora do estado de Minas Gerais, no Shopping Pier 21, em Brasília.


Atualmente,
a rede tem atualmente 81 lojas distribuídas em 21 unidades da Federação e conta ainda com a Leitura Distribuidora de Livros, o atacado de papelaria PLM, as 3 lojas de departamento D+ Casa e Presentes e a Editora Itatiaia Garnier.

Quais foram os grandes diferenciais da livraria?

A livraria Cultura possui no seu repertório algumas conquistas que fazem com que ela seja pioneira por aqui.

Megastore

Ela foi a primeira livraria, por exemplo, a estrear o conceito de megastore, que pode ser definida como um ponto de venda da grande distribuição organizada entre o supermercado e o hipermercado. 


Possui superfícies com amplitude variável entre 1500 e 3000/3500 m2 e está geralmente localizada em áreas urbanas periféricas e extra urbanas. 


A fórmula de distribuição desenvolveu-se na década de 1970 para fornecer aos consumidores uma ampla gama de referências no campo de produtos alimentares e não alimentares.


No caso da livraria Leitura consiste em lojas acima de 1.000 m² e grande variedade de produtos de cultura e entretenimento. 


Para somar,
a empresa incorporou outros produtos no seu portfólio, como é o caso de CDs, DVDs, games, informática, papelaria e presentes diversos. Apesar da baixa dos produtos físicos audiovisuais, até hoje é possível encontrá-los na livraria.


As megastores contam com espaços de entretenimento como cafés, ambientes para leitura, sessões de autógrafos e eventos culturais. Assim o consumidor consegue ter uma experiência ainda mais rica ao visitar o estabelecimento.

D+ Casa & Presentes

Hoje a rede da livraria Leitura também conta com a D+ Casa & Presentes, um investimento voltado para produtos de decoração, presentes e utensílios do lar. O conceito é inspirado no modelo internacional store in store (loja dentro da loja).

Editora Itatiaia Garnier

O Grupo Leitura também possui um outro braço, a Editora Itatiaia Garnier. Esse selo literário existe há 175 anos atuante no mercado, é uma das mais antigas editoras em atividade no Brasil.


É responsável por distribuir um extenso acervo de História do Brasil, coleções de autores como:
Machado de Assis, Mário de Andrade, Agripa Vasconcelos, Mika Waltari, Franz Kafka, entre outros.

Como está a livraria Leitura atualmente?

Por conta da sua expansão em diversas lojas ao redor do Brasil, a livraria Leitura é considerada como a maior do seu ramo no nosso país. Liderando o mercado em diversos estados, como Minas Gerais, Centro-Oeste, Paraíba, Alagoas e Maranhão.


Apesar disso, a Leitura também sofreu quedas — assim como grande parte das livrarias brasileiras. Em 2017, foi encerrada a filial na Avenida Paulista, que até o momento era a maior.


O motivo era a baixa do mercado de livros e o alto preço do IPTU, que na época chegava a R$ 30 mil. Marcos Teles, um dos atuais diretores, afirmou em entrevista à Folha de São Paulo: "A loja custava três vezes mais do que as filiais em cidades como Teresina e Maceió e ainda vendia menos".


Mas isso não foi motivo suficiente para que as suas portas fechassem. Outras filiais menores foram abertas no estado de São Paulo. Minas Gerais ainda é o estado com maior número de lojas, somando 24 ao total.


Em 2018 também foi lançado o clube de assinaturas  Leitura, com o objetivo de oferecer um variado mix de produtos e uma experiência de compra diferenciada para os clientes.


Além disso, também é possível adquirir produtos pelo site oficial. A Leitura já afirmou que: “Independentemente do formato, temos a convicção de que o livro seguirá encantando gerações e difundindo nossos conhecimentos, histórias e cultura.”


Mantendo o amor pelos livros como carro-chefe dos negócios, a livraria se mantém de pé apesar da crise que assola o setor há anos. Apostar no digital e também em benefícios para os clientes é o que a mantém como destaque no mercado.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre a livraria Leitura, aproveite a visita e Baixe agora mesmo o e-book “Quero escrever um livro, e agora?” É 100% gratuito!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: