Juliano Loureiro • jul. 14, 2021

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Atualmente, o Instagram deve ser visto como uma ferramenta para divulgar serviços e produtos, inclusive os de cunho literário. Por meio da plataforma, é possível encantar ainda mais leitores e público curioso. Por isso, veja como fazer um Instagram para leitores.


O motivo de destaque do aplicativo não é por puro achismo: essa é
a 4ª rede social utilizada no Brasil — atrás somente do YouTube, WhatsApp e Facebook. São mais de 95 milhões de contas ativas no nosso país.


Um número tão expressivo não pode ser desperdiçado. Mas, para que as ações deem certo, é preciso pensar no que o público quer ver e também colocar em prática boas ações de
Marketing Digital.


Ah, antes de partir para a discussão central do artigo, você segue o blog BINGO no Instagram? Diariamente são postadas novidades e também dicas para quem deseja ser um escritor de sucesso.
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Então, se você quer saber como o Instagram para leitores pode ser utilizado, basta continuar com a leitura e acompanhar todas as dicas. Vamos lá?

Instagram para leitores: por que utilizar?

É fato que todos os empreendimentos precisam estar conectados nas redes sociais atualmente. Afinal, antes de escolher um produto nós o pesquisamos no Google, ou pedimos referência para algum amigo — que sempre envia a página do Instagram, por exemplo.


Dessa forma, as redes sociais precisam ser verdadeiras aliadas do negócio. O mais legal é que a plataforma permite uma interação audiovisual, ou seja, você consegue demonstrar livros, mostrar playlists que vão conforme o tema, postar vídeos diversos, e muito mais.


Cada vez o Instagram está se aprimorando para ser “além de uma rede social”, mas um verdadeiro e-commerce (ou seja, um comércio 100% digital).


Nos últimos anos, por exemplo, a plataforma lançou a aba “Store”, na qual é possível postar produtos e divulgar o seu valor. A compra final pode ser realizada no site oficial. O próprio Instagram já coloca um link para redirecionar.


Existe também o famoso “arrasta para cima” para os usuários que possuem mais de 10 mil seguidores. Com um simples toque, é possível fazer com que o seu público veja o seu produto quase que instantaneamente.


O Instagram serve como uma verdadeira porta de entrada para novos usuários — ou, nesse caso, novos leitores. Descubra no próximo tópico quais são as principais ferramentas da plataforma.

Ferramentas: quais você precisa utilizar?

O aplicativo Instagram disponibiliza várias ferramentas que podem fazer com que novos leitores cheguem cada vez mais para conhecer o seu produto. Elas são disponibilizadas para todo mundo, mas é preciso saber como utilizá-las. Confira as principais!

Stories

Traduzido como histórias, o Stories do Instagram é um recurso cujo objetivo é melhorar a interação entre os usuários. Consiste na possibilidade de publicar fotos ou vídeos que ficam acessíveis por até 24 horas.


Como um passe de mágica, depois disso, eles se autodestroem imediatamente. Por isso, o stories é ótimo para passar informações e dicas práticas, que não, necessariamente, precisam ser gravadas por muito tempo.


Quando você clica na opção de fazer stories, um verdadeiro mundo se abre. É possível aplicar filtros, escrever, colocar contagem regressiva, enquetes e muito mais. Dessa forma, não deixe de usar a criatividade e arrasar na comunicação.

Reels

O Instagram Reels é um recurso da rede social que veio para concorrer diretamente com o TikTok, aplicativo chinês muito popular entre o público adolescente. A ferramenta, que permite criar microvídeos criativos usando áudios e efeitos.


Comumente, cada reels dura 60 segundos. Mas cada segundo precisa ser aproveitado. Assim como nos stories, é possível colocar música e também escrever.


Um diferencial a ser explorado é a opção de fazer dublagens bem-humoradas ou até mesmo repetir os famosos challenges. Ah, uma dica importante: não esqueça de habilitá-los para divulgação, assim eles podem aparecer na aba “Explorar” dos seus amigos ou de quem compartilha de conteúdo semelhante ao seu.

Lives

Nessa época de pandemia, as lives fizeram um enorme sucesso. Apesar de muitos acharem que elas estão saturadas, ainda é um recurso bem legal. Principalmente para quem desejar interagir com o público, respondendo perguntas e contando curiosidades.

Link Three

O link three não é uma ferramenta do Instagram, mas cai muito bem inseri-la na sua bio do perfil.


Para contextualizar, trata-se de uma ferramenta agregadora de links que permite que você inclua uma árvore de links na bio do Instagram. Assim, quando o usuário clica no link disponível, encontra diversas possibilidades em uma única página.


Você pode inserir: perfis de outras redes sociais, contatos, página de venda ou download do seu livro, ofertar um material rico, etc. Tudo depende do que você quer transmitir.

Como começar hoje no Instagram?

O Instagram é uma ferramenta bastante didática, assim, qualquer escritor consegue compartilhar facilmente os seus conteúdos por meio dela. Mas antes, tenha a certeza de dar check-in nas seguintes perguntas:


  • O que meu público quer ver no meu Instagram?
  • Quantas vezes por semana eu vou postar? (constância é muito importante!)
  • Por quais ferramentas vou divulgar os meus livros?
  • Qual tipo de conteúdo vou divulgar pelo Instagram? (escrito, vídeos, challenges, unboxing…)


Ao responder todas essas questões, fazer uma campanha para atrair ainda mais leitores por meio do app ficará mais fácil.


Agora que você já conferiu as vantagens do Instagram para escritores, gostaria de fazer um convite para você. Recentemente lancei um curso gratuito para escritores. Nele, conto os principais pilares para a criação e lançamento de um livro. Saiba mais clicando AQUI. Nos vemos no próximo texto. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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