Juliano Loureiro • mai. 12, 2021

Compartilhe este artigo:

Você com certeza já ouviu falar no nome J.K. Rowling, afinal, ela é a autora por trás de uma das sagas literárias mais bem-sucedidas de todos os tempos: Harry Potter. Para se ter uma ideia, a soma total de vendas dos livros já passou da marca de 600 milhões, isso ao redor do mundo.


Mas, você conhece a sua vida ou até mesmo a sua obra além de Harry Potter?
Joanne Kathleen Rowling (seu nome de batizado) nasceu em Yate, Inglaterra, no dia 31 de julho de 1965. Filha de Peter James Rowling e de Anne Volant passou sua infância na cidade de Chepstow.


Seus pais gostavam de ler e sua casa era repleta de livros. Desde criança queria ser escritora. Escreveu seu primeiro livro de ficção com seis anos de idade: "A História de Um Coelho Chamado Coelho".


J. K. Rowling estudou Línguas Clássicas e Literatura Francesa na Universidade de Exeter. Passou um ano na França fazendo curso de especialização. Quando retornou à Inglaterra trabalhou como pesquisadora da Anistia Internacional em Londres.


Quer conhecer um pouco mais da história da autora e também as suas obras? Então basta seguir com a leitura!

Escolhendo o nome J. K. Rowling

Desde cedo a autora cultivava o gosto da leitura, e vários escritores despertaram na menina o desejo de ser uma escritora. Durante a infância ela nutria um amor incondicional por seus avós paternos, seus prediletos. 


Sua avó,
Kathleen Ada Bulgen Rowling faleceu quando a garota tinha apenas 9 anos. Em sua homenagem, Joanne adota seu nome, representado pela letra ‘K’, para completar seu nome artístico.


Apesar da história, inicialmente, ser bem bonita, o fato dela assinar J.K. não é tão legal.
O “mundo literário” europeu na década de 80/90 era muito machista. Isso implicava em vendas menores para mulheres, principalmente aquelas que eram desconhecidas do grande público.


Foi uma longa jornada até que “
Harry Potter e a Pedra Filosofal” fosse aceito pelo mercado editorial. A autora teve que bater de porta em porta em diversas editoras. Em 1994 experimentou a miséria e um estado depressivo, até a Bloomsbury decidir lançar sua primeira obra como “mais uma” na galeria da literatura infantil.


Esse era o caso de Joanne. Em algumas entrevistas concedidas depois do sucesso mundial de sua série de livros Harry Potter, ela disse ter ouvido de seu editor que o uso dos primeiros nomes abreviados, que deixavam a assinatura mais ambígua, facilitaria que os livros fossem lidos por meninos.


Isso também refletiu na publicação de seu primeiro romance policial, “O Bicho-da-Seda”. Apesar de já experiente na literatura, a autora ficou com medo das possíveis críticas, por isso escolheu o pseudônimo masculino.


Mas a verdade logo foi descoberta. Com o livro lançado e recebendo aclamação de crítica (apesar das suas vendas não chegarem perto das de seu maior sucesso), o que fez com que uma cópia autografada fosse vendida por mais de R$ 13 mil.

Obras publicadas de J.K.

As primeiras obras publicadas comercialmente por J.K. Rowling já foram da saga Harry Potter, o que demonstra seu enorme potencial como escritora. Os 7 livros lançados (que resultaram em 8 filmes) são, cronologicamente:

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997);
  • Harry Potter e a Câmara Secreta (1998);
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999);
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000);
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix, (2003);
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe, (2005);
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte, (2007).


As outras obras publicadas por J.K. Rowling até a publicação deste artigo são:

  • Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los (2001);
  • Uma Morte Súbita (2012);
  • O Chamado do Cuco (2013);
  • Histórias de Hogwarts: Poder Político e Poltergeists Petulantes (2016);
  • Hogwarts: Um Guia Imperfeito e Impreciso (2016);
  • Animais Fantásticos (2018).


Com o pseudônimo de Robert Galbraith publicou:

  • O Bicho-da-Seda (2014);
  • Vocação Para o Mal (2015);
  • Branco Letal (2018).
cta-livro-lucas
cta-livro-lucas

Polêmicas envolvendo a escritora

O legado e a fama de J.K. Rowling são enormes, o que faz com que as suas palavras tenham bastante notoriedade. Uma das polêmicas mais alarmantes da sua carreira seria uma demonstração transfóbica em suas falas.


Tudo começou quando em, 2018, a autora curtiu uma série de tweets preconceituosos, que julgavam que decidia passar pela transição hormonal e de gênero. Um das publicações ressaltava:


“Mulheres não são um sentimento. É uma realidade biológica que cria a opressão feminina. Homens vestindo roupas de mulheres e se declarando assim, faz eles literalmente impactarem nas nossas definições femininas de política e de vida. Falar sobre sentimentos é juvenil, indefinível, regressivo”.


Na época, a assessoria de imprensa declarou que J.K. utilizava o celular de forma incorreta, por isso curtia tweets sem querer. 


No entanto, tudo mudou quando em julho de 2020 Rowling comparou o tratamento hormonal para pessoas que procuram fazer a transição gênero com tratamentos de terapia de conversão sexual, conhecida como ‘cura gay‘.


“Estamos assistindo a um novo tipo de terapia de conversão para jovens gays”, escreveu a escritora em seu perfil do Twitter.


O resultado foi uma crise na imagem e também na carreira. Como revolta, alguns dos principais autores vinculados à agência literária que tem JK Rowling como principal cliente anunciaram sua demissão.


Você já sabia sobre toda a trajetória da escritora e autora J.K. Rowling? O que mais curtiu em conhecer? Me conta nos comentários. Aproveite a visita e não deixe de conferir o meu romance “Lucas: a Esperança do Último”. Clique aqui para conhecer a narrativa!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: