Juliano Loureiro • set. 22, 2021

Compartilhe este artigo:

“Filho de peixe, peixinho é!


Se você ainda não via motivos para concordar com o ditado popular, provavelmente ainda não conheceu Joe Hill. Bem, talvez o nome e sobrenome não ajude a ligar o peixinho ao peixe grande que é o seu pai: ninguém menos que
Stephen King.


A vida de Joe Hill poderia ser muito mais tranquila, ele poderia viver à sombra de ser filho do Mestre do Terror ou simplesmente trilhar um caminho distante do mundo literário. Mas não. Joe Hill optou pela carreira de escritor e tem conquistado prêmios atrás de prêmios.


Bem, vamos ver como tudo aconteceu para Joe Hill e o que ele tem feito? Boa leitura!

Biografia de Joe Hill

joe-hill

Ele foi batizado como Joseph Hillström King, nasceu no dia 3 de junho de 1972, na cidade de Hermon, que, obviamente só poderia estar no estado do Maine, afinal de contas, estamos falando de um dos filhos de Stephen King. 


E aí você se pergunta como Joseph virou Joe e por que Hillström e não King. A resposta para isso é sim a mais evidente, que era para
fugir das comparações com o trabalho do pai e Joe Hill é uma homenagem ao compositor anarquista sueco Joe Hill (Joel Emmanuel Hägglund).


Usar pseudônimos parece ser uma prática comum à família King, o próprio King usou alguns, sendo o mais famoso
Richard Bachman. A diferença é que Joe Hill deu início à carreira ocultando a sua filiação, enquanto Stephen King resolveu testar a sua “marca”, ele queria saber se as pessoas compravam a sua obra ou o seu nome estampado na capa do livro.

Livros de Joe Hill e premiações

Mas de volta a Joe, ele deu início a sua carreira literária com 25 anos. E olha que foi um começo arrasador. Em 2005, Fantasmas do Século XX, uma coletânea de 14 contos, foi a primeira obra publicada de Joe Hill (chegaria no Brasil, em 2008) e, simplesmente, já abocanhou o Bram Stoker Award de Melhor Coletânea de Ficção e o British Fantasy Award


O ano de 2007 também foi especial para Joe Hill, com alguns marcos interessantes. Com o seu nome já circulando como um dos principais do terror e suspense, Joe resolveu revelar ao mundo ser filho de Stephen e Tabitha King. 


Foi em 2007 que ele lançou o seu primeiro romance:
A Estrada da Noite. E adivinhe o que aconteceu?! O romance figurou como um dos mais vendidos, na lista do New York Time e rendeu a Joe Hill mais um Bram Stoker Award de Melhor Primeiro Romance.


Em 2010, uma das suas obras mais conhecidas foi lançada:
O Pacto. O livro acabou ganhando uma adaptação cinematográfica; Amaldiçoado, que tinha como protagonista Daniel Radcliffe.


Joe Hill também demonstra seu talento no mundo dos quadrinhos. A sua principal obra, no universo das HQs,
Locke & Key, ganhou as telas da Netflix com uma série adaptada. Falando das revistas, Joe é responsável pelos textos e Gabriel Rodriguez é o ilustrador.


E, obviamente, não faltam reconhecimentos e prêmios à
Locke & Key. Em 2009, faturou o British Fantasy Awards como Melhor Revista em Quadrinhos ou Graphic Novel. Esse resultado viria a se repetir em 2012. E em 2011, Joe Hill ganhou o Eisner Awards, como Melhor Escritor de HQs.

Curiosidades sobre Joe Hill

Como não poderia ser diferente, as principais dúvidas e o que os leitores mais querem saber de Joe Hill é como a família King lida com as comparações, principalmente com Stephen.


Apesar de no início ter ocultado o parentesco com seus pais, Joe Hill sentiu-se muito mais à vontade para trabalhar com o pai, após seus primeiros trabalhos e o reconhecimento por parte do público e da crítica, independentemente de ser filho de quem é.


A primeira parceria de Joe Hill com Stephen King foi o conto Throttle, uma homenagem a Richard Matheson e o seu conto Duel, que acabou virando um filme, o primeiro dirigido por Spielberg. Isso foi em 2007, quando Hill foi convidado a escrever um conto para uma antologia em homenagem a Matheson.


O mais legal é que o convite para a parceria foi inusitado. Joe Hill queria dar a sua versão da história de Duel, narrando uma trama sobre uma gangue de motociclistas fora da lei indo para a guerra contra um caminhoneiro misterioso. Porém, Hill não pilotava motocicletas, mas precisava dar veracidade à história. A solução? Convidar um motociclista e que fosse escritor. E adivinha quem pilotava uma Harley Davidson antes mesmo de Joe Hill nascer? O seu pai.


Mas, a parceria mais famosa é, sem sombra de dúvidas, Campo do Medo. Em uma entrevista, Joe conta como foi o trabalho a quatro mãos, em 2012:


“Estávamos soltos, procurando por algo para nos ocupar. Então ele disse: “por que não escrevemos um conto juntos?”, e passamos cerca de vinte minutos trocando ideias.(...)


Eu escrevia durante a manhã e depois mandava minhas páginas para ele. Ele revisava meu trabalho, adicionava algumas páginas, e mandava o arquivo de volta para mim. No outro dia, eu me sintonizava àquilo que ele tinha escrito e depois começava uma nova cena. Levou uma semana.”.


Campo do Medo ganhou uma adaptação cinematográfica da Netflix e conta a história de dois irmãos que entram em um campo de grama muito alta e acabam se perdendo lá dentro.


Agora, as curiosidades mais legais sobre Joe Hill envolvem a obra Creepshow. Para quem é amante do terror, Creepshow é uma das principais obras do cinema. Trata-se de uma antologia de histórias, escritas por Stephen King e dirigidas por George A. Romero, um clássico do gênero. E Joe Hill, mesmo antes de se tornar escritor, teve uma participação na série, ele interpretou Billy, o menino que colecionava as HQs de Creepshow.


Essa participação do jovem Joe Hill em Creepshow foi fundamental para despertar o interesse de Hill pelo terror e o colocou em contato com ninguém menos que Tom Savini, um dos principais nomes dos efeitos especiais do terror. Segundo o próprio Joe Hill, Tom Savini era como um ídolo do rock para ele, era o seu primeiro rockstar favorito.


E, muitos anos depois, em 2019, Creepshow voltou como série para a TV e, para a alegria de Joe Hill, o diretor Greg Nicotereo (The Walking Dead) pediu para Hill os direitos para adaptar Às margens prateadas do lago Champlain, para um dos episódios da série. E, para encher Hill de orgulho, Nicotereo convidou, sabe quem para dirigir o episódio? O ‘rockstar’ Tom Savini! Hoje, Joe Hill e Savini são grandes amigos!

Algumas obras de Hill

  • Fantasmas do Século XX, 2005 (coletânea);
  • A Estrada da Noite, 2007 (romance);
  • Locke & Key, 2008 - 2013 (quadrinhos);
  • O Pacto, 2010 (romance)
  • Nosferatu, 2013 (romance);
  • Mestre das Chamas, 2016 (romance);
  • Tempo Estranho, 2018 (coletânea);
  • Carrossel Sombrio, 2019 (coletânea)


Gostou de saber um pouco mais sobre a vida de Joe Hill? Legal como ele conseguiu, realmente, criar uma carreira desvinculada do pai. E o mais legal é perceber que os dois não se importam de fazer uma parceria, um colocando o suspense em evidência, enquanto o outro dosa com maestria o terror.


Já conhecia alguma das obras de Hill? Conte para gente nos comentários e compartilhe em suas redes!


Mas, antes disso, eu tenho uma dica muito importante!


Você, além de leitor, aventura-se pela escrita? Deseja que seus textos e livros estejam em listas como essa, que as pessoas lêem inúmeras vezes?


Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: