Juliano Loureiro • set. 23, 2021

Compartilhe este artigo:

É comum lembrarmos de um escritor por conta de uma frase famosa. Seja extraída de um livro ou por uma declaração dada. Tamanha é essa relação que recorrentemente associamos uma frase qualquer à Clarice Lispector, famosa por suas frases de impacto.


No texto de hoje, separei algumas frases de escritores famosos. E você usá-las como inspiração ou para debater com alguém sobre determinado assunto. Curioso(a) para saber quais são?! Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

1 - Machado de Assis

"Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar".



José Maria Machado de Assis, ou simplesmente Machado de Assis. É considerado por muitos especialistas como o maior nome da literatura brasileira. Durante sua vida, percorreu praticamente todos os gêneros literários: romance, dramaturgia, poesia, crônica e conto. Hoje, dá nome a um dos principais prêmios literários do país, o Prêmio Machado de Assis, oferecido pela Academia Brasileira de Letras.

2 - Clarice Lispector

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro".



Clarice Lispector, Haya de batismo, nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, na cidade ucraniana de Tchetchelnik. Filha de descendentes de judeus, sua família passou anos fugindo da perseguição antissemita, na Rússia, durante o período da Guerra Civil Russa - entre os anos de 1918-1920. 


Mas para a felicidade da literatura nacional, naturalizou-se brasileira ainda criança. E, muito provavelmente, você já compartilhou alguma de suas frases (será que era dela mesmo?), na internet.

3 - Mário Quintana

"Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro".



Apesar dos estudos acadêmicos que insistem em rotular Mário Quintana como um poeta modernista, a sua obra desafia esses enquadramentos estilísticos. Mário foi um escritor moderno, mas não modernista.


Uma característica bem marcante nas obras de Mário Quintana é observada até mesmo por leitores despretensiosos. Seus versos e poemas encantam pela leveza e humor, mesmo quando alterna com uma certa melancolia.


Quem lê Quintana percebe que o autor trata muito do cotidiano, referindo-se à ações e acontecimentos que, por vezes, nos passam despercebidos, é o som dos ponteiros de um relógio, é um sentimento ou sensação desperta em um dado momento do dia, enfim, as coisas que nos acontecem diariamente, mas que não víamos a poesia no acontecer.

4 - Fernando Pessoa

"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana.


Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso".



Fernando António Nogueira Pessoa, português, foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Tamanho o seu currículo, seria impossível ele ficar de fora dessa lista.

5 - Millôr Fernandes

"As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades".



Um dos humoristas mais famosos do Brasil, Millôr Fernandes, nome artístico de Milton Viola Fernandes, foi um desenhista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e jornalista. Conquistou notoriedade por suas colunas de humor gráfico em publicações como Veja, O Pasquim e Jornal do Brasil.

6 - Sêneca

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico".



Lúcio Aneu Séneca, ou Sêneca, nasceu no ano 4 A.C e veio a falecer em 65 D.C. Foi um filósofo estoico e um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano.

7 - Victor Hugo

"Seja como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas".



Victor-Marie Hugo foi um romancista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras clássicas de fama e renome mundial.

8 - Cora Coralina

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher".



Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência

9 - Fernanda Young

"Uma pessoa olhando para um celular que não toca - não há cena mais idiota. Os celulares foram justamente inventados para que ninguém precise mais ficar aguardando uma ligação ao lado do telefone".



Fernanda Maria Young de Carvalho Machado, Fernanda Young, nasceu em 1º de maio de 1970 e faleceu precocemente em 25 de agosto de 2019. Ela foi uma roteirista, escritora, apresentadora, atriz, autora e diretora brasileira.

10 - Octavia E. Butler

"Esqueça a inspiração. O hábito é mais confiável. Ele irá sustentá-lo, esteja você inspirado ou não. E irá ajudá-lo a terminar e polir suas histórias. A inspiração não. O hábito é a persistência na prática".



A cultura africana é imensamente rica, contribuiu e contribui muito para a cultura mundial. Um dos maiores exemplos é a expressão artística afrofuturismo. Para celebrar o tema, falaremos hoje no blog sobre Octavia E. Butler, condecorada como rainha do movimento. Você já ouviu falar sobre ela?



O que achou das 10 frases famosas de 10 escritores diferentes? Me conta aqui nos comentários e até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: