Juliano Loureiro • abr. 12, 2020

Compartilhe este artigo:

É muito comum jogadores de futebol, que conseguem fazer uma fortuna durante a carreira, empreenderam após pendurar as chuteiras (apesar que muitos o fazem ainda em atividade). Nem todos obtém sucesso nas novas empreitadas, já que começar um negócionão é tão simples assim.


Hoje, listo 5 jogadores que se deram bem - ou não - no mundo dos negócios e conseguiram multiplicar os seus milhões. Vamos lá? 

Ronaldo Fenômeno

Ronaldo Luís Nazário de Lima despontou no futebol jogando pelo Cruzeiro e com apenas 18 anos foi campeão pelo Brasil da Copa do Mundo dos Estados unidos em 1994. O sucesso na Europa veio rapidamente: PSV (Holanda), Barcelona (Espanha), Inter de Milão (Itália), Real Madrid (Espanha) e Milan (Itália). Encerrou a carreira jogando pelo Corinthians, ainda esbanjando extrema habilidade, mesmo fora de forma. 


A independência financeira veio ainda como atleta, conquistada a partir inúmeras campanhas de marketing, salários astronômicos e diversas premiações. A vontade de sempre vencer também foi passada para o mundo dos negócios. Em 2011, fundou a 9nine, agência atuava no atendimento de marcas e agenciamento de atletas e artistas em planejamento de imagem e captação de patrocínios.  Ainda em 2011 a empresa firmou parceria com Neymar sobre direitos imagens do atleta. Recentemente, a agência teve as suas atividades encerradas


Atualmente, Ronaldo é sócio majoritário do Valladolid, clube de médio porte da Espanha.  O clube modesto da Espanha ainda coleciona apáticos resultados em campo, mas Ronaldo afirma que o projeto é de longo prazo, que inclui a compra do estádio municipal da cidade, utilizado atualmente, para poder "se chamar de seu". 


Além do aporte financeiro significativo, que salvou o time de grandes dívidas, a figura de Ronaldo, bastante respeitada na Europa, favorece para o futuro crescimento do clube. E o Fenômeno parece gostar bastante da nova função, visto que em suas redes sociais há várias publicações sobre o clube.

Mathieu Flamini

Pouco conhecido do público brasileiro, Mathieu Flamini jogou por grandes clubes na Europa como Arsenal e Milan, mas sem muito sucesso. Atualmente com 36 anos, o jogador francês está sem clube. Mas não atuar dentro das 4 linhas parece não ser um problema, pelo menos no aspecto financeiro, já que Mathieu é co-fundador da GFBiochemicals , empresa pioneira no mercado de energia, a primeira do mundo a produzir ácido levulínico em escala comercial, já patenteado.



Com sua empresa, que ganhei inúmeros prêmios de sustentabilidade, o ex-jogador chegou a marca histórica do bilhão , já que sua empresa é avaliada em 30 bilhões de euros, algo na casa dos 170 bilhões de reais.     Mas não pense que foi rápido ou fácil. A empresa foi fundada em 2008 quando Mathieu atuava no Milan, junto ao economista e empreendedor Pasquale Granata.

Douglas dos Santos 

Douglas teve relativo sucesso no futebol brasileiro recente e é considerado um ídolo do Grêmio, com boas atuações na última conquista do Grêmio na Copa do Brasil, sendo ainda eleito como o melhor da competição . Leva a fama de ser o "último camisa 10 do Brasil", tendo em vista a sua classe ao jogar e por carregar dentro de campo a função clássica de um camisa 10, que é de armar jogadas e articular o meio de campo do time.


Ainda em atividade no futebol, mas sem tanta expressão, Douglas lançou, em parceria a uma barbearia de Porto Alegre, uma marca de produtos de beleza para homens, a QOB Barber Shop. É possível encontrar os produtos via loja digital ou espalhadas por lojas de departamento e barbearias no Brasil afora. Os produtos de beleza masculino estão em alta no Brasil, o que favoreceu o sucesso da marca. 


Douglas ainda lançou sua linha de cervejas, a Maestro . Curiosamente, era comum ver Douglas bebendo cerveja em festas ou eventos, o que causou admiração de muitos e também a represália de tantos outros. Por fim, ainda criou a  Escolinha de futebol D10.

Gerard Piqué

Gerard Piqué é um futebolista espanhol que construiu toda a sua carreira no Barcelona (Espanha), clube que ainda defende e é titular absoluto. Além da conquista de todos os títulos possíveis com o Barcelona, como a UEFA Champions League e o Mundial de Clubes FIFA, Piqué conquistou com a Espanha, em 2010, a Copa do Mundo e a Eurocopa em 2012.Ou seja, como atleta conquistou tudo.


Diferente da maioria dos jogadores de futebol, Piqué focou também nos estudos e é formado business com foco no mundo do esporte e do entretenimento pela Universidade de Harvard. E   fundou o grupo Kosmos, um fundo de investimento que em 2018 adquiriu por US$ 3 bilhões os direitos de gestão e exploração comercial da Copa Davis (principal torneio entre países do tênis mundial) pelos próximos 25 anos.

Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho tem uma jornada empreendedora diferente dos demais jogadores acima. Apenas de grande ídolo mundial e reverenciado como um atleta habilidoso, carismático e que elevou o patamar do Barcelona, ultimamente o craque mundial acumula trapalhadas no mundo mundo dos negócios. 


Craque nos campos e nas campanhas de marketing, Ronaldinho sempre foi alvo de dezenas empresas que queriam veicular suas marcas à figura do ex-jogador. Isso é claramente percebido quando observamos suas redes sociais, onde há mais fotos publicitárias que fotos casuais ou dos seus momentos de carreira. 


Em um único artigo seria praticamente impossível citar todas as empresas de Ronaldinho, todavia, vale citar a 18k Ronaldinho , empresa que foi apontada como fraude financeira. A empresa, que em seu site oficial colocava R10 como um dos fundados, atuava no ramo de aplicações em criptomoedas e prometia a seus investidores rendimentos de até 2% ao dia.


Uma ação civil coletiva de danos morais, coloca o ex-jogador como réu na pedida de devolução de um valor aproximado de R$ 300 milhões . E, mais recentemente, Ronaldinho e seu irmão, Assis, foram presos no Paraguai por conta de documentos falsificados. 

Conclusão

Os grandes jogadores conseguem acumular um montante financeiro significativo, que colocam eles em vantagem competitiva em relação aos empreendedores "normais". Além disso, o acúmulo financeiro vem cedo, na casa dos 30-40 anos, idade em que os "meros mortais" ainda estão conquistando uma situação estável de vida.


Todavia via, muito dinheiro e idade baixa não é significado de sucesso como empreendedor, vide Ronaldinho Gaúcho. É preciso sabedoria, estudar sobre o mercado em que está se aventurando e ter bons parceiros ao seu lado. 

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: