Juliano Loureiro • abr. 08, 2020

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Para começar esse artigo de maneira mais intuitiva, me responda: você costuma receber quantos e-mails marketing por dia? Se você está inserido nesse mundo, ou até mesmo consome vários conteúdos online, tenho certeza que recebe uma quantidade significativa, correto? Pois saiba que a maioria deles são automatizados pelo RD Station.


O software permite que empresas enviem correios eletrônicos para seus consumidores, seja oferecendo novos produtos, promoções ou até mesmo informativos, como é o caso das famosas newsletters.


Para trazer um contexto maior sobre o RD Station marketing, eu preparei esse artigo especial mostrando todos os passos de uma automação essencial para o seu negócio. 

O que é o RD Station?

A sigla RD vem da empresa mãe que criou a ferramenta, a Resultados Digitais. Sua primeira versão saiu em 2011, sendo arquitetada em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina.


Em suma, podemos definir o RD Station como uma ferramenta Inbound Marketing de disparo de email marketing, automação de marketing, criação de landing pages, gestão de mídias sociais e da base de contatos, lead scoring e lead tracking. Todas essas ações permitem a criação de novos leads, além da educação digital dos possíveis clientes.


Atualmente, o RD Station possui quatro planos, sendo eles:

 

  • Light: permite disparo de email marketing, criação de landing pages e uma automação simplificada;
  • Basic: além das funções do light, permite postagem em mídias sociais e análises básicas do funil de marketing e vendas;
  • Pro: permite, além das funcionalidades do Basic, lead tracking, lead scoring, automação de marketing completa e integrações com outros softwares;
  • Enterprise: permite, além das funcionalidades do Basic e Pro, oferece relatórios personalizados e um número ilimitado de usuários por conta.

 


Dentre todas as ferramentas de automação de marketing, o RD Station de destaca por ter uma interface amigável, navegação intuitiva, custo-benefício e a possibilidade de realizar várias tarefas em um único espaço.

Como fazer uma automação marketing no RD Station?

Realizar uma boa automação de marketing é essencial, pois, por meio deste método, os resultados de uma empresa podem escalar, atingindo as personas da melhor maneira possível. Podemos destacar os maiores benefícios dessas automações:

 

  • maior geração de leads;
  • melhor geração de oportunidade de venda;
  • redução do ciclo de vendas;
  • redução do custo de aquisição do cliente.

 

Confira abaixo quais são os passos para realizar uma automação no RD Station Marketing:

Defina as condições de entrada:

Inicialmente, o seu negócio precisa definir quais serão as condições de entrada, em outras palavras, quando os leads serão inscritos no fluxo. Esse leads podem entrar automaticamente na base, quando assinam uma newsletter, por exemplo.

print-rd-station

Desenhe as ações

As ações determinarão quando os próximos e-mails serão enviados para um certo lead. 



Por exemplo: você enviou o e-mail “Joana, não perca as nossas promoções”, caso a cliente o abra em 2 dias, um novo e-mail é enviado; caso ela não abra, um outro e-mail pode ser enviado com o título “Joana, tem certeza que não deseja economizar?”. Tudo dependerá da necessidade do seu negócio.

 

  • faça uma divisão por segmentação: o lead está em uma determinada segmentação, percorrerá um caminho diferente daquele que não está;
  • faça uma divisão por e-mail do fluxo: se o lead abrir o e-mail, vai percorrer um caminho diferente daquele que não abriu.

 

Independente das ações, é necessário que elas sejam bem desenhadas dentro do RD Station. Como citado anteriormente, a plataforma possui uma interface bastante amigável, por isso, não será difícil estabelecer comandos com o decorrer do desenho. Veja um exemplo abaixo:

print-fluxo-rd-station

Configure antes de enviar

Estabelecer configurações é importante, pois previne que ações inoportunas sejam realizadas. Como, por exemplo, enviar um e-mail de lembrete em um final de semana - enviar e-mails no sábado ou domingo pode categorizá-lo como spam. 


Você também pode alterar o tipo de fluxo, de prioritário (o lead pode estar em apenas um fluxo por vez) para paralelo (o lead pode percorrer mais de um fluxo ao mesmo tempo).

Salve e ative a automação

Existe um botão na interface denominado “Salvar e Ativar”. Ao clicá-lo, você estará permitindo que o fluxo inicie a agendar os passos para os leads que fazem parte dele, o mesmo vai ocorrer com outros fluxos já criados, caso existam.

Como metrificar a automação de marketing

Os planos pagos do RD Station permitem relatóriossejam gerados com todos os e-mails enviados. Ao acessá-los, é preciso acompanhar as seguintes metrificações:

 

  • Taxa de crescimento da lista: percentual de novos emails em relação ao total da lista;
  • Taxa de inativação da lista: leads que deixaram de engajar com os conteúdos;
  • Taxa de abertura de emails: número de pessoas que abriu a mensagem dividido pelo número de pessoas que recebeu;
  • Taxa de cliques: quantos emails foram clicados comparando com quantos foram entregues;
  • Taxa de cliques por abertura: proporção de cliques comparado à base que abriu o email;
  • Leads gerados: novas oportunidades geradas por meio da automação;
  • Eficácia da campanha: a taxa de Leads que se tornaram Leads Qualificados (MQLs) e a taxa de Leads que viraram clientes;
  • Taxa de descadastro: quantas pessoas optaram por sair da sua lista de e-mails; e
  • Taxa de hard bounce: taxa que prevê quantos e-mails da sua base não existem.

 


Gostou de conhecer ainda mais sobre como fazer uma automação de marketing no RD Station? Conte aqui nos comentários e até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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