Juliano Loureiro • out. 28, 2021

Compartilhe este artigo:

Com certeza você já esbarrou em alguma obra do autor John Green. Seja pelos livros físicos e/ou digital, ou até mesmo pelas adaptações audiovisuais, as suas histórias já chegaram aos 4 cantos do mundo.


Com simplicidade, e também muito sentimento, os livros de Green são
verdadeiras histórias de superação. Quem decide folheá-los, com certeza terminará as páginas pensando de forma diferente sobre algo do mundo.


Para celebrar as suas obras e também apresentar a sua trajetória para quem conhece apenas as histórias, confira neste artigo um pouco sobre John Green. Não deixe de comentar se você já leu alguns de seus livros. Vamos lá?

Um pouco da trajetória de John Green

john-green

John Green é um nome popular recente na ficção jovem adulta americana. Ele também é um ávido blogueiro de vídeo que publicou vários vídeos educacionais online. “A Culpa É das Estrelas” é considerado, de longe, seu destaque, junto com outros notáveis.


Enquanto trabalhava como crítico, ele também começou a escrever seu primeiro livro, “
Quem É Você, Alasca?”. Eventualmente, ele teve seu projeto concluído e publicado em 2005. É um romance sobre o adolescente Miles. O romance é inspirado na época de Green em Indian Springs.


Posteriormente, Green escreveu um segundo romance em 2006, intitulado “
O Teorema Katherine”. Foi outra publicação de sucesso que conseguiu obter o segundo lugar no prêmio Printz e no estande finalista do Los Angeles Times Book Prize. 


Seu próximo romance foi publicado em 2008, “
Cidades de Papel”, que também foi recebido com o mesmo entusiasmo de seus predecessores. Houve uma promessa de uma adaptação cinematográfica do livro que ele aceitou.


Os anos que se seguiram trouxeram a
realização de sua vida de Green na forma de “A Culpa É das Estrelas”. Foi o romance de maior vendagem de 2012. O romance é sobre uma adolescente Hazel com câncer terminal de pulmão, que fica esperando a espada cair.


Logo em seguida, vieram os títulos “
Tartarugas Até lá Embaixo” e o ainda a ser publicado, “The Anthropocene Reviewed: Essays on a Human-Centered Planet”.


Uma curiosidade é que de todos os livros, os únicos que não receberam adaptações para série ou filme foram “O Teorema Katherine” e “Will e Will, Um nome, Um Destino”.

Feitos memoráveis

John Green recebeu o Prêmio Michael L. Printz 2006 por seu livro “Procurando Alaksa” e o Prêmio Edgar 2009 por “Cidades de Papel”. 


Seu livro “A Culpa é das Estrelas” passou 44 semanas na lista do NY Times como um best-seller.

Sinopse das suas principais publicações

Confira abaixo:

A culpa é das estrelas (2012)

a-culpa-e-das-estrelas

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. 


Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Quem é você, Alasca? (2015)

quem-e-voce-alasca

Miles Halter levava uma vidinha sem graça e sem muitas emoções (ou amizades) na Flórida. Ele tinha um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história. 


Uma dessas personalidades, François Rabelais, um poeta do século XV, disse no leito de morte que ia “em busca de um Grande Talvez”. Para não ter que esperar a morte para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para a Escola Culver Creek, um internato no ensolarado Alabama.


Lá, ele conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto , de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: “Como vou sair desse labirinto?”

Cidades de papel (2013)

cidade-de-papel

Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. 


Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.


Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. 


Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.

Will e Will: Um nome, um destino (2013)

Primeiro livro com personagens gays a figurar na lista do New York Times, Will & Will é um romance com representatividade e empatia que irá deixar os leitores com o coração aquecido. 


Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome e a dor do coração partido. 


Um Will é amigo do mais expansivo gay de sua escola. O outro precisa explicar à própria mãe sua orientação sexual. Até que Tiny, o melhor amigo gay do primeiro Will, acaba se tornando o possível amor do outro Will. 


Apesar das origens completamente diferentes, esses inesperados encontros fazem com que os meninos de mesmo nome estejam prestes a embarcar juntos em uma aventura de épicas proporções. Amor adolescente, intriga, raiva, sofrimento e amizade.

Tartarugas Até Lá Embaixo (2017)

tartarugas-ate-la-embaixo

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).


Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos.


Gostou de conferir um pouco sobre a vida e obra de John Green?


Agora, tenho um convite para você. Que tal ser, além de um bom leitor, um bom escritor? Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: