Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 29 de outubro de 2021

Compartilhe este artigo:

Ter um livro publicado é o sonho de várias pessoas que querem expor suas histórias, seja por realização pessoal ou como aposta em uma nova carreira. O caminho pode ser tortuoso, complicado e, para que os imprevistos sejam minimizados, é importante planejar bem a publicação do livro.


Por falta de experiência ou por ansiedade de lançar uma obra o quanto antes, é comum escritores cometerem alguns erros que podem levar à frustração. No artigo de hoje, listarei alguns desses erros que você não deve cometer na etapa de publicação.


Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

Não estudar o mercado antes de lançar o livro

Escrever, publicar e vender um livro não são as únicas atividades que um escritor deve se preocupar. É preciso entender como é e como funciona o mercado do livro. Assim, é possível descobrir qual o melhor formato de publicação, como encontrar bons profissionais para as etapas de publicação e quais as editoras que mais se encaixam na sua realidade e necessidade.

Não saber para quem comunicar o livro

Você conhece o conceito de personas? Personas é uma representação semi-ficcional do seu leitor ideal, que permite entender para quem ele está comunicando a publicação e venda do seu livro.


Entender o "pra quem" faz com que o escritor seja muito mais assertivo na comunicação, conseguindo gerar maior conexão emocional com um potencial leitor. Exemplo: se você é um escritor de livros infantis, a sua persona é o pai ou a mãe da criança, afinal, são eles quem comprarão o seu livro para ler com os filhos.


Saber a sua persona ajuda também na escolha de uma editora para publicar ou na escolha de qual rede social usar. A definição da persona é uma das primeiras etapas de desenvolvimento das estratégias de marketing digital.

escola-bingo
escola-bingo

Falta de estratégias de marketing

As estratégias de marketing são essenciais para que o seu livro alcance mais pessoas. Se você não possui uma audiência relevante, é indispensável pensar no seu marketing digital meses antes do lançamento do livro.


É um erro muito comum dos escritores pensar no marketing digital somente após o lançamento do livro. Para que o marketing gere resultados é preciso de meses e meses de trabalho, portanto, o quanto antes você comunicar o que está fazendo, melhor serão os resultados após a publicação.

Pouca importância nas etapas de criação do livro

Um livro só terá sido um sucesso de publicação caso o autor dê a devida atenção à todas as etapas de publicação do livro. Da a revisão textual até o material escolhido para o miolo, o escritor deve ter o máximo de zelo, afinal, se alguma dessas etapas forem deixadas de lado, problemas na publicação ocorrerão.


O leitor logo perceberá que alguma coisa no livro não está legal. Imagina só ele abandonar a leitura do seu livro por conta de uma diagramação mal feita?! Não economize cuidados.


Essas foram 4 dicas para ajudar você, escritor, a não cometer erros na publicação do seu livro. Agora, quero saber de você o que achou deste artigo. Comente aqui abaixo e até o próximo texto.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG