Juliano Loureiro • out. 29, 2021

Compartilhe este artigo:

Ter um livro publicado é o sonho de várias pessoas que querem expor suas histórias, seja por realização pessoal ou como aposta em uma nova carreira. O caminho pode ser tortuoso, complicado e, para que os imprevistos sejam minimizados, é importante planejar bem a publicação do livro.


Por falta de experiência ou por ansiedade de lançar uma obra o quanto antes, é comum escritores cometerem alguns erros que podem levar à frustração. No artigo de hoje, listarei alguns desses erros que você não deve cometer na etapa de publicação.


Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

Não estudar o mercado antes de lançar o livro

Escrever, publicar e vender um livro não são as únicas atividades que um escritor deve se preocupar. É preciso entender como é e como funciona o mercado do livro. Assim, é possível descobrir qual o melhor formato de publicação, como encontrar bons profissionais para as etapas de publicação e quais as editoras que mais se encaixam na sua realidade e necessidade.

Não saber para quem comunicar o livro

Você conhece o conceito de personas? Personas é uma representação semi-ficcional do seu leitor ideal, que permite entender para quem ele está comunicando a publicação e venda do seu livro.


Entender o "pra quem" faz com que o escritor seja muito mais assertivo na comunicação, conseguindo gerar maior conexão emocional com um potencial leitor. Exemplo: se você é um escritor de livros infantis, a sua persona é o pai ou a mãe da criança, afinal, são eles quem comprarão o seu livro para ler com os filhos.


Saber a sua persona ajuda também na escolha de uma editora para publicar ou na escolha de qual rede social usar. A definição da persona é uma das primeiras etapas de desenvolvimento das estratégias de marketing digital.

escola-bingo
escola-bingo

Falta de estratégias de marketing

As estratégias de marketing são essenciais para que o seu livro alcance mais pessoas. Se você não possui uma audiência relevante, é indispensável pensar no seu marketing digital meses antes do lançamento do livro.


É um erro muito comum dos escritores pensar no marketing digital somente após o lançamento do livro. Para que o marketing gere resultados é preciso de meses e meses de trabalho, portanto, o quanto antes você comunicar o que está fazendo, melhor serão os resultados após a publicação.

Pouca importância nas etapas de criação do livro

Um livro só terá sido um sucesso de publicação caso o autor dê a devida atenção à todas as etapas de publicação do livro. Da a revisão textual até o material escolhido para o miolo, o escritor deve ter o máximo de zelo, afinal, se alguma dessas etapas forem deixadas de lado, problemas na publicação ocorrerão.


O leitor logo perceberá que alguma coisa no livro não está legal. Imagina só ele abandonar a leitura do seu livro por conta de uma diagramação mal feita?! Não economize cuidados.


Essas foram 4 dicas para ajudar você, escritor, a não cometer erros na publicação do seu livro. Agora, quero saber de você o que achou deste artigo. Comente aqui abaixo e até o próximo texto.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: