Juliano Loureiro • ago. 11, 2021

Compartilhe este artigo:

John Scalzi é um dos principais nomes da ficção científica contemporânea e não digo isso apenas pelas suas obras publicadas. John é uma figura ímpar, tem um estilo ‘celebridade’, meio rockstar, cercado de amigos e com todo mundo querendo ser seu amigo.


É claro que o currículo de John Scalzi o credencia para estar entre os grandes escritores de ficção: 


  • vencedor de 2 prêmios Hugo: Hugo Award for Best Fan Writer, em 2008, pelo seu blog e, em 2013, recebeu o Hugo Award for Best Novel, pelo romance Redshirts;
  • três de seus livros da série Guerra do Velho também foram indicados ao prêmio Hugo;
  • ganhou um total de 8 prêmios Locus: incluindo Melhor Romance de Estreante e Melhor Romance de Ficção Científica (5 vezes)


Bem, essa é apenas a introdução sobre quem é John Scalzi, um escritor que está na ativa, então a sua biografia ainda está em formação. Por isso, vou apresentar algumas informações relevantes ou curiosas, porque, afinal de contas, Scalzi não é apenas mais um escritor de ficção científica. 


Vista sua camisa vermelha e boa leitura!

Biografia de John Scalzi

john-scalzi

John Michael Scalzi II nasceu no dia 10 de maio de 1969, na cidade de Fairfield, na Califórnia. Dos perrengues que a maioria dos grandes autores passam na infância, podemos relatar que John Scalzi é filho de uma mãe solteira (ele tem dois irmãos) e descendente de italianos.


A pobreza da sua família e comunidade o inspirou a criar um dos seus ensaios mais famosos, o
Being Poor. É legal dizer que o ensaio foi publicado em seu blog Whatever, responsável pelo grande sucesso de Scalzi e depósito das ideias mais loucas do autor. 


Mas voltando ao
Being Poor, em 2015, ele fez um post contando o porquê do ensaio. Na data, faziam 10 anos da publicação de Being Poor. Vale a leitura, porque tem uma crítica muito interessante, o post, em inglês, está aqui


De volta à infância de Scalzi, o autor cresceu lendo bastante coisa de ficção científica e mistério, o que o estimulou a seguir na carreira de escritor. O próprio John conta que a decisão de ser um romancista de ficção científica foi muito difícil: foi decidida no cara ou coroa.


Segundo John, ao decidir escrever um romance, ele optou por escrever algo que ele conhecesse bem, que tivesse um maior contato, então seria uma obra de ficção científica ou mistério. E, pode parecer brincadeira do Scalzi, mas segundo o próprio, a sua decisão foi no cara ou coroa. Ficção ganhou a disputa e nós ganhamos um dos maiores nomes da ficção científica.


Sobre a vida acadêmica de John Scalzi, sabe-se que ele conseguiu um internato em Claremont, com uma bolsa de estudos e graduou-se em filosofia pela  Universidade de Chicago. Por um curto período, teve como orientador de tese o também escritor Saul Bellow.


Scalzi concluiu a graduação em 1991, mas pouco antes disso já começou a trabalhar com a escrita, primeiro como editor chefe do
The Chicago Maroon e freelance para o Chicago Sun-Times.


Com o término da faculdade, John Scalzi tornou-se colunista do
Fresno Bee, como  crítico de cinema. Esse trabalho, segundo o próprio autor, o ajudou a desenvolver a sua escrita. Em 96, Scalzi muda-se com a família para Washington para trabalhar no AOL como redator e editor. Porém, foram apenas 2 anos de trabalho. 


Após a sua demissão e desde então, John Scalzi passou a se dedicar à carreira de escritor e a fazer trabalhos como redator freelancer.

Curiosidades sobre John Scalzi

Como falei na introdução, Scalzi tem uma carreira brilhante, falando apenas pelas suas obras publicadas. Mas a sua carreira foge um pouco do senso comum. Algumas curiosidades são, digamos, literárias e outras comportamentais.


John Scalzi foi eleito o presidente da Science Fiction and Fantasy Writers of America, pela primeira vez, em 2010. O fato dele ser o único candidato no ano, acho eu, ajudou, não é mesmo? Mas tudo bem, ele ainda teve três mandatos e desistiu da reeleição para o quarto.


Com um currículo desse, qual aspecto foi responsável pelo alavancamento da carreira de Scalzi? Os prêmios Hugo, os 8 Locus ou o fato de ter sido 3 vezes presidente da Science Fiction and Fantasy Writers of America? Se eu te falar que não foi nenhum desses e que o motivo está bem longe da literatura, você vai acreditar?


Em 2006, Scalzi devia estar muito à toa quando achou que seria uma boa ideia pregar um bacon em seu gato, Ghlaghghee. Bichano fotografado e compartilhado com os amigos e fãs, ninguém poderia imaginar que iria viralizar tanto, a ponto dos meios de comunicação serem inundados com comentários a respeito, links e imagens de pessoas que resolveram adotar essa ode ao bacon. 


Inclusive, criou-se a máxima:
“Qualquer conversa na internet deverá incluir bacon de alguma forma. E então será encaminhada imediatamente para John Scalzi.”


Se você duvida que isso tenha tido tamanha relevância, pode conferir a ‘página oficial’
The Canonical Bacon Page (em tradução livre: A página do bacon canônico). Se você acessou o link, percebeu que a página encontra-se no blog de Scalzi.


Provavelmente, você já reparou que o Whatever, o blog de Scalzi, é um reservatório de aleatoriedades do autor, mas tudo dentro do universo da ficção (menos a história do gato com o bacon). Mas, foi dentro desse mundo de coisas ‘jogadas’ que nasceu a
Guerra do Velho


Scalzi publicou um capítulo por dia a partir de dezembro de 2002, até ser contatado pela Tor Books, uma das editoras especializadas em sci-fi mais prestigiadas. A versão impressa de
Guerra do Velho foi lançada em janeiro de 2005.


Quer mais coisa totalmente aleatória sobre Scalzi? O escritor, em 2015, lançou um disco. Sim, um disco de músicas.
Music for Headphones é um álbum de 11 faixas no estilo eletrônico, perfeitas para trilha sonora de uma ficção. Ficou com vontade de ouvir? Pode escutar, aqui!


Por onde mais a mente inquieta de Scalzi poderia levá-lo? Bem ao estilo geek/nerd, não poderia faltar o mundo dos gamers. E lá foi John Scalzi roteirizar o primeiro produto da Industrial Toys: o shooter
Midnight Star. E não parou por aí, o game ganhou continuação e, novamente, com roteiro de John Scalzi.

Obras de Scalzi

John Scalzi é um fenômeno literário contemporâneo e, antes de indicar seus livros publicados, vale a pena seguir o seu blog Whatever, que está em constantes atualizações. Então, quem sabe, a gente não presencia ainda o nascimento de mais uma de suas grandes obras?


Mas se você quer é saber das obras já impressas/publicadas, vamos às principais:


  • Guerra do Velho;
  • As Brigadas Fantasma (segundo livro da série Guerra do Velho);
  • A Última Colônia (terceiro livro da coleção Guerra do Velho);
  • Encarcerados;
  • Redshirts;


Para terminar, eu guardei uma última curiosidade sobre esse astro da ficção científica: John Scalzi é muito amigo de Neil Gaiman, ao menos no Twitter, eles vivem trocando figurinhas e proporcionando alguns diálogos bem divertidos!


Muito legal e interessante a vida de Scalzi, não é mesmo? Eu fiquei com vontade de ser amigo dele. Mas e você? Conhece alguma de suas obras, conte para gente, nos comentários!


Agora, antes de você ir, quero falar para você que deseja escrever um livro. Quem sabe, inspirado por Scalzi?!


Para você que está produzindo ou pensando em começar a escrever um livro, não o faça sem ler o e-book: Quero escrever um livro. E agora?. Nele, eu dou dicas de escritas e todo o processo em torno disso e como funciona o mercado editorial.


Clique aqui e baixe agora: Quero escrever um livro. E agora?

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: