Juliano Loureiro • ago. 10, 2021

Compartilhe este artigo:

Hoje em dia, é fundamental que as empresas não pensem apenas em comercializar os seus serviços/produtos, mas, sim, como impactarão os seus consumidores. É por isso que a Editora Voo preza bastante por oferecer conteúdos de impacto. Mas como isso seria na prática?


Nós sabemos que um livro pode mudar — literalmente — a vida de quem os lê. Por isso é necessário que todo o conteúdo seja muito bem pensando antes de ser publicado. Vender por apenas vender já não atrai novos entusiastas.


Nessa vertente, a
Editora Voo acredita na inspiração e empoderamento dos agentes de transformação. No seu site oficial, a editora afirma:


“Publicamos histórias que mexeram conosco, apoiamos causas em que acreditamos e disseminamos ideias que nos impactaram, para que nossos leitores sintam-se também inspirados e habilitados a fazer a diferença por um mundo melhor.”


Este artigo faz parte de uma série de conteúdos produzidos pelo blog BINGO sobre as maiores editoras do Brasil. Não esqueça de conhecer um pouco mais sobre as editoras
Leya, Sextante, Editora Gente e Saraiva.


Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre a Editora Voo?

Como surgiu a Editora Voo?

A fundação da Editora Voo é mineira e curitibana, pois as sócias residem nessas duas cidades. O seu maior diferencial é fazer uma curadoria de conteúdos que tenham, de alguma forma, valia para os leitores.


Assim, os livros publicados e autores são escolhidos a dedo. Tudo isso faz parte do propósito da empresa, que é justamente “despertar nas pessoas a consciência por um mundo que funcione melhor para todos”.


Por isso, inspirar e empoderar são duas palavras fundamentais dentro da Editora Voo. As publicações seguem essa linha, abordando assuntos que edificam os leitores.

Vooinho

Sabendo que as crianças são o futuro do país — e do mundo — a editora Voo criou uma repartição com conteúdos voltados especialmente para elas, a Vooinho. E o mais legal é que alguns dos autores são crianças e adolescentes.


Tudo começa na infância, não é mesmo? O desejo de transformar o mundo por meio da literatura também pode começar a partir dessa idade. E nada melhor do que escutar o que elas têm para dizer. E é nisso que a Editora aposta.

cta-quero-escrever
cta-ebook-quero-escrever

Qual o compromisso da Editora?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a editora, chegou o momento de saber um pouco mais sobre o seu compromisso.


Existem alguns valores da empresa que seguem desde a seleção dos autores/livros até a chegada do material nas mãos dos clientes, sendo: transformação, sustentabilidade, justiça social e colaboração.


Esses valores também justificam as escolhas da Editora, que não aceita uma grande quantidade de publicação, principalmente se o conteúdo for “razo”.


Para se ter uma ideia,
desde 2018 a Voo possui a certificação de Empresa B. aquelas que possuem certificação emitida pelo B Lab e possuem uma visão de negócios que visa o desenvolvimento socioambiental em paralelo com o lucro gerado pelas vendas. 


Ou seja, busca melhorar a sociedade como um todo, e não apenas lucrar a qualquer custo. Para somar, também fazem parte do Sistema B, um movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental.


Para se tornar uma Empresa B, a Voo coloca em prática algumas ações, como:

Cadeia de produção sustentável e responsável

A editora utiliza papel certificado FSC em todos os livros, além de trabalhar permanentemente para aprimorar a cadeia de produção de modo a gerar o menor impacto ambiental possível.

Um por Um: cada livro vendido, uma contrapartida social

A Voo também faz parte do movimento de empresas que acreditam que sucesso e impacto positivo podem caminhar lado a lado. 


Mais do que uma doação,
essa contrapartida social é um estímulo à promoção da leitura como uma ferramenta de transformação ou à causa a que se refere o tema do livro.

Projetos colaborativos

Como empresa, está inserida nessa nova economia criativa, que reinventa organizações e modelos de gestão.


Nesse sentido, a Voo aposta em um novo modelo de negócio, buscando sempre as melhores alternativas de financiamento para que as boas ideias saiam do papel.

Quais são alguns autores da Voo?

Como citado anteriormente, os autores são escolhidos a dedo para que seus conteúdos realmente estejam dentro dos parâmetros da empresa. Abaixo, confira alguns autores que fazem parte da Voo:


  • Ana Vilela: cantora, autora e compositora (autora do sucesso “Trem Bala”);
  • Fernanda Paraguassu: autora do livro A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada;
  • Coletivo Narrativas Negras: formado por ilustradoras, designers e escritoras;
  • Eduardo Almeida: coautor de O Poder do Propósito – Como viver com mais sentido e potencializar resultados por meio do Método IKIGAI.


Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Editora Voo? Aproveite a visita e Baixe agora mesmo o e-book “Quero escrever um livro, e agora?” É 100% gratuito!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: