Juliano Loureiro • ago. 01, 2022

Compartilhe este artigo:

A Jornada do Herói, também conhecida como monomito, é um conceito conhecido pelos escritores e os ajudam a entender como grandes histórias funcionam da mesma forma cíclica. Assim, ao construir uma nova história, o escritor tem um guia, um passo a passo, de etapas que o seu protagonista deve seguir rumo à glória para a construção de uma narrativa coerente e que envolva o leitor.


Entretanto, quando se pesquisa por aí sobre a Jornada do Herói, encontram-se diversos textos e vídeos com abordagens diferentes. Uns citam 12 passos e outros 17. Qual o correto? No texto de hoje, explicarei essas diferenças e como você deve se inspirar para criar a sua nova história.


Boa leitura!

Conhecendo Joseph Campbell e Christopher Vogler

A confusão sobre 12 ou 17 passos ocorre pelo fato de serem dois conceitos criados por duas pessoas diferentes e em momentos diferentes da história. Portanto, antes de detalharmos os passos, é importante conhecermos cada um dos criadores,

Joseph Campbell

joseph-campbell

Campbell nasceu em 1904, na cidade de White Plains, NY, Estados Unidos. E desde muito jovem se interessou por história e cultura americana. Este interesse nos estudos de povos e cultura, conduziu Joseph Campell a dedicar sua vida ao mito e ao estudo e mapeamento das semelhanças que aparentemente existiam entre as mitologias das mais diversas culturas humanas.


Quando jovem, graduou em Literatura Inglesa, em 1925, e defendeu seu mestrado em Literatura Medieval, em 1927. Viajou para a Europa, estudou francês antigo e Sânscrito na Universidade de Paris e na Universidade de Munique. Retornou aos Estados Unidos em 1929, meses antes da Grande Depressão. Tentou estudar Universidade de Columbia o doutorado em Sânscrito, Arte moderna e Literatura medieval, mas seu pedido não foi aceito.


Então, Campbell iniciou seus estudos independentes e aprofundou nos conhecimentos mitológicos e também nas teorias freudianas, pela obra de Carl Jung (que conheceu quando esteve no continente europeu). Estas foram influências decisivas em seus trabalhos de Campbell, tendo papel fundamental da mente humana na elaboração criativa dos mitos e a participação ativa dos artistas na concepção de mitos culturais.


Todos seus estudos o fazem concluir que os mitos importantes de todo o mundo que sobreviveram durante milhares de anos, todos partilham uma estrutura fundamental, que Campbell chama de monomito.


Existe uma famosa citação do livros  "O Herói de Mil Faces", Campbell resume o monomito:


Um herói se arrisca a sair do seu dia-a-dia comum para uma região de maravilha sobrenatural: forças fabulosas estão lá para ser encontradas e uma vitória decisiva está a ser ganhada: o herói volta a partir desta misteriosa aventura com o poder de conceder bênçãos sobre seus companheiros.


O livro "O Herói de Mil Faces" foi publicado originalmente em 1949 e é a sua obra-prima.

Christopher Vogler

christopher-vogler

Christopher Vogler nasceu no estado de Missouri, Estados Unidos, em 1949. Trabalhou para os estúdios Disney, Fox 2000 Pictures, e para a Warner Bros. sempre nos departamentos de desenvolvimento de ideias. Atualmente, aos 73 anos, ainda é um roteirista de Hollywood.


Christopher Vogler ficou mundialmente famoso pelo livro “A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Roteiristas”, que servia como uma guia interno para os roteiristas dos estúdios Disney. O livro foi adaptado para a realidade dos escritores, mudando de forma sutil o nome para "A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores".


Originalmente, Vogler escreveu “O Memorando de Vogler: Um Guia Prático para o Herói de Mil Faces". Este memorando corporativo tem sete páginas e serve como um auxílio aos roteiristas de Hollywood para simplificar a obra de Joseph Campbell. Mais tarde, Vogler desenvolveu melhor este trabalho e publicou o seu tão famoso livro, em 1998.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Quem criou a Jornada do Herói?

Originalmente, a Jornada do Herói foi concebida por Joseph Campbell, no livro “O Herói de Mil Faces”, publicado em 1949. Na parte I do livro, chamada de "A Aventura do Herói", existem três estágios marcantes do personagem principal dentro desse livro. E, a partir desses três estágios, temos os 17 passos pensados por Campbell.


A partida: O chamado à aventura, A recusa do chamado, O auxilio sobrenatural, A passagem pelo primeiro limiar, O ventre da baleia;


A Iniciação: O caminho de provas, O encontro com a deusa, A mulher como tentação, A sintonia com o Pai, A apoteose, A última bênção;


O retorno: A recusa do retorno, A fuga mágica, O resgate com auxílio externo, A passagem pelo limiar do retorno, Senhor dos dois mundos, Liberdade para viver.

Adaptação da Jornada do Herói por Christopher Vogler

Décadas após Joseph Campbell conceber os 17 passos, Christopher Vogler adaptou o conceito para melhor adequação às histórias modernas e chegou a 12 passos. A metodologia desenvolvida por Vogler é apresentada no livro “A jornada do escritor”: estrutura mítica para escritores", publicado na década de 90.


No “Livro Dois”, equivalente à segunda parte do livro “A Jornada do Escritor”, Vogler explica seus 12 passos, os quais são:


O Mundo Comum, Chamado à Aventura, Recusa do Chamado, Encontro com o Mentor, A travessia do Primeiro Limiar, Provas, Aliados e Inimigos, Aproximação da Caverna Secreta, A Provação, Recompensa, O Caminho de Volta, A Ressurreição e Retorno com o Elixir.

Afinal, qual está certo? 17 ou 12 passos?

Esta pergunta não deve ser respondida com certo ou errado. Como você pode ver neste texto, os 12 passos pensados por Vogler foram inspirados no conceito inicial de Campbell, concebido lá em 1949. Acontece que a metodologia de Vogler é mais lembrada e utilizada pelos escritores, quando se fala em Jornada do Herói, por ser de mais fácil compreensão e por ser criada recentemente.


Independente de qual metodologia você utilize como fonte de inspiração, lembre-se que os passos não devem ser seguidos à risca, como o próprio Vogler disse em seu livro:


O modelo de Jornada do Herói é uma diretriz, não uma receita ou fórmula matemática a ser aplicada com rigidez a cada história.


Chegamos ao final do texto de hoje e eu espero que tenha ficado claro a diferença entre os dois conceitos que temos sobre a Jornada do Herói. Comente aqui abaixo sobre o que você achou e até o próximo texto.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: