Juliano Loureiro • mar. 20, 2023

Compartilhe este artigo:

Rir é o melhor remédio! E nada melhor do que um bom livro de comédia para nos fazer gargalhar e esquecer dos problemas do dia a dia. Seja em momentos de lazer ou em busca de uma pausa para relaxar, um livro engraçado pode ser a escolha perfeita. 


Mas com tantas opções disponíveis, como escolher o livro certo para garantir boas risadas?


Neste texto, apresentaremos algumas indicações de
livros de comédia que prometem arrancar sorrisos e tornar o seu dia mais leve


Desde clássicos da literatura até autores contemporâneos, há opções para todos os gostos e estilos. 


Prepare-se para se divertir com essas sugestões de leitura que deixarão seu dia mais alegre.

1. O Auto da Maga Josefa, de Paola Siviero

o-auto-da-maga-josefa

Para quem adora uma fantasia, mas também gosta de literatura nacional e sentia falta de uma leitura mágica e brasileira, esse é o livro.


Imagine o Nordeste povoado de criaturas mágicas, como o sete-pele, o chupa-cabra, vampiros, múmias e tantos outros seres encantados. Sejam eles os vilões ou mocinhos. Nesta obra que mistura cordel e fantasia, Paola Siviero nos apresenta Toninho, o caçador de monstros, e a sua mula, a Véia.


Na luta contra o mal, os heróis ganham a companhia de Josefa, uma maga cheia de segredos. A amizade dos três nos proporciona momentos pra lá de hilários, como o uso de uma rapadura mágica.


Cada capítulo é uma aventura com criaturas diferentes e desfechos divertidíssimos. Uma leitura rápida, prazerosa, que te arranca boas risadas. Impossível não se apaixonar pelos personagens e pela obra.

2. Ed Mort – Todas as Histórias, de Luís Fernando Veríssimo

ed-mort

Veríssimo é um dos principais nomes da literatura nacional contemporânea e algumas das suas principais características são exatamente o humor, a ironia e até o sarcasmo. 


Ed Mort - Todas as Histórias é uma coletânea de contos publicados originalmente na década de 1980. O livro traz uma série de aventuras do detetive Ed Mort, um personagem irônico e bem-humorado contratado para desvendar casos aparentemente insolúveis.


Com uma narrativa fluída e divertida, Veríssimo utiliza o universo do detetive noir para criar histórias que misturam suspense, comédia e crítica social. Em cada conto, Ed Mort enfrenta desafios peculiares, desde investigar um crime que ocorreu em uma seita religiosa até desvendar um assassinato em uma agência de publicidade.

3. As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain

tom-sawyer

Um dos maiores clássicos da literatura infantojuvenil mundial, As Aventuras de Tom Sawyer foi publicado originalmente em 1876. A obra de Mark Twain também serviu de inspiração para a banda canadense Rush criar uma das canções mais famosas do rock.


Voltando ao livro, ele conta a história de Tom Sawyer, um garoto que vive em uma cidade fictícia do interior dos Estados Unidos, no século XIX. Sawyer é astuto e aventureiro, está sempre em busca de diversão e novas experiências. Em suas andanças pela cidade, ele se envolve em diversas situações engraçadas e perigosas, como a busca por um tesouro perdido e a tentativa de escapar de um assassino.


A história é repleta de cenas divertidas e emocionantes, que mostram a perspicácia e a coragem do protagonista. Além disso, a obra também traz uma crítica social sutil, ao retratar a vida das pessoas comuns do interior dos Estados Unidos na época.

4. O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino

O-Grande-Mentecapto

Agora, uma indicação bem “caseira”. Nessa divertida história de Sabino, o cenário são cidades mineiras como Rio Acima, Ouro Preto, Barbacena e a capital Belo Horizonte. Me recordo de ter lido esse livro na escola e pensei “gente, que loucura!”. Pois bem, divertida e louca essa obra!


O livro conta a história de Geraldo Viramundo, um homem que, após ser considerado louco por sua família e internado em um hospício, foge e começa a percorrer as cidades em busca de um sonho antigo: encontrar seu pai.


Com uma linguagem simples e direta,
O Grande Mentecapto é um livro que prende a atenção do leitor do início ao fim, ao mesmo tempo, em que faz reflexões sobre temas como a loucura, a identidade e a busca pela felicidade.


A narrativa é repleta de situações cômicas e inusitadas, que mostram a perspectiva de um homem que vê o mundo de maneira diferente da maioria das pessoas. Ao longo de sua jornada, Geraldo se depara com uma série de personagens estranhos e fascinantes, que ajudam a construir um retrato diverso e rico da cultura brasileira.

5. O Pau, de Fernanda Young

o-pau

Quando você leu o título, com certeza já deu uma risadinha, seja de vergonha, de espanto do tipo “é sério isso?”. Pois é, a obra de Fernanda Young só causa espanto em quem não conhece a autora, sarcasmo e ironia crítica é com ela mesma.


Bem, acredito que não deva ser difícil supor a história de um livro com um título tão provocativo. Aqui, conhecemos Adriana, uma bem-sucedida designer de joias, que chegando aos seus quarenta anos, envolve-se com um rapaz bem mais jovem.


Porém, Adriana descobre que vem sendo traída pelo namorado. Sem muitas delongas, a protagonista projeta uma vingança daquelas inesquecíveis. O alvo? Bem… pensando no título do livro, já pode-se imaginar. E aí, só lendo para saber como termina o plano de Adriana contra o “dito cujo”.

6. A Extraordinária Viagem do Faquir Que Ficou Preso Em um Armário Ikea, de Romain Puértolas

A Extraordinária Viagem do Faquir Que Ficou Preso Em um Armário Ikea

O título por si só já é estranho/engraçado, porque traz dois elementos, um tanto quanto, antagônicos: um faquir e um armário da Ikea. Pois bem, apesar do título enorme, é um belo resumo da obra de Romain Puértolas, escritor francês.


O livro publicado em 2013 conta a história de Ajatashatru Lavash Patel, um faquir que viaja da Índia para a França com o objetivo de comprar uma cama de pregos da loja Ikea. 


Durante a viagem, Ajatashatru se envolve em uma série de situações inesperadas e divertidas, que o levam a ficar preso dentro de um armário da Ikea. A partir daí, ele se envolve em uma jornada cheia de perigos e descobertas, conhecendo novos amigos e inimigos ao longo do caminho.


A narrativa é repleta de humor e ironia, abordando temas como as diferenças culturais entre a Índia e a Europa, a busca por identidade e a importância da amizade. Com uma linguagem ágil e descontraída, A Extraordinária Viagem é uma obra que encanta e diverte, levando o leitor a uma aventura inesquecível pelo mundo.

7. Cadê Você Bernadette?, de Maria Semple

cade-voce-bernadette

A obra da autora americana Maria Semple, publicada em 2012, gira em torno de Bernadette Fox, uma mulher excêntrica e enigmática que desaparece misteriosamente, deixando para trás sua filha adolescente Bee e um marido preocupado.


A narrativa é contada a partir da perspectiva de Bee, que decide investigar o desaparecimento da mãe, buscando pistas em e-mails, cartas e outros documentos que encontra. Ao longo da busca, ela descobre segredos e revelações surpreendentes sobre a vida de Bernadette e sua família.


Com uma linguagem fluida e bem humorada, Cadê Você Bernadette? é uma obra que aborda temas como a crise de identidade, a busca por propósito e a importância da família e da amizade. A história é envolvente e cativante, prendendo a atenção do leitor do início ao fim.


Além disso, o livro também apresenta uma crítica sutil à elite americana, com suas tensões sociais e conflitos internos.

Conheça os meus livros

Após adicionar essas sete sugestões de leituras para você se divertir e ter boas risadas, quero deixar a indicação de mais quatro livros para você.


Acesse o meu site e conheça meus livros. Tem distopia YA, história sobre controle do tempo, poemas para dar uma desacelarada na vida corrida e até minicontos, para aquela leitura despretensiosa.


Não deixe de conferir e volte para me contar o que achou!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: