Juliano Loureiro • nov. 12, 2020

Compartilhe este artigo:

Um dos queridinhos do mundo pop literário, com certeza é o inglês Neil Gaiman. É quase uma missão impossível encontrar alguém que ainda não tenha ouvido falar nesse autor que fez e mantém uma fama (merecida, diga-se de passagem) tanto no universo dos livros, como também das histórias em quadrinho.


Não bastasse o sucesso com as publicações impressas, Gaiman ganhou o cinema e a televisão com adaptações de suas obras. Apesar de seu primeiro livro ter sido uma biografia da banda Duran Duran, é no universo da magia que Neil Gaiman cravou o seu nome.


Agora, ouvir falar e conhecer são duas coisas totalmente diferentes. E, como sempre digo, nada melhor que conhecer um autor do que pelas suas obras. Tive uma tarefa um tanto quanto ingrata que foi criar uma lista de livros de Neil Gaiman que você deve conhecer.


Com uma biografia tão extensa e de belíssimas obras, com certeza cometi a injustiça de não citar alguma, nesse primeiro momento. Mas, de qualquer maneira, separei 5 livros de Gaiman que você deve ler para começar a entender esse universo mágico do autor.


Digamos que é apenas uma introdução ao mundo Gaiman! Confira, agora, algumas de suas obras!

Mini biografia de Neil Gaiman

neil-gaiman

Sei que você não vê a hora de ler a lista de sugestões de livros de Gaiman. Mas antes, preciso apresentar o autor.


Neil Gaiman nasceu no dia 10 de novembro de 1960, em Portchester, Hempshire, na Inglaterra. As suas primeiras influências literárias foram nomes como os de  C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien, James Branch Cabell e Edgar Alan Poe.


Como eu antecipei na introdução, o primeiro trabalho publicado de Gaiman foi uma biografia da banda de pop rock Duran Duran. 
Neil Gaiman, nos anos 80, iniciou a carreira de jornalista, como crítico de histórias em quadrinhos. 


Com apenas 20 anos, Gaiman publicou sua primeira HQ e, anos depois, conseguiu um trabalho na DC Comics, editora que viria publicar uma das principais obras Gaiman:
Sandman!


Gaiman também está no cinema: 

  • Stardust ganhou uma versão cinematográfica, em 2017;
  • Coraline foi parar nos cinemas, em 2009;
  • Como Falar com Garotas em Festas chegou aos cinemas em 2017.


Na tv, é possível ver as obras de Neil Gaiman, através de séries:

  • Deuses americanos;
  • Lugar Nenhum;
  • Good Omens (Belas Maldições)


Agora que estamos devidamente apresentados, que tal falarmos de livros?


Confira 5 livros de Neil Gaiman que você deve conhecer:

1 - Deuses americanos

deuses-americanos

Considerado um dos melhores livros do Neil Gaiman, muitos afirmam que Deuses americanos é a obra prima do autor, superando, inclusive Sandman. Mas aí, para saber qual a melhor obra, só lendo as duas.


O romance foi lançado, no Brasil, em 2002 e veio à tona com tudo, graças também à adaptação televisiva, que já chegou à Amazon e seu serviço de streaming Prime Video.


Deuses americanos é uma história bem curiosa. O seu personagem principal é um ex-presidiário; Shadow Moon; que ao sair da cadeia, descobre que a sua esposa havia falecido. Shadow resolve sair pelos EUA em uma “viagem sem rumo”.


Mas quem fica sem rumo mesmo são os leitores ao se depararem com os personagens que surgem nessa
road trip. Os deuses antigos, como hindus, nórdicos, gregos e outros, estão em guerra contra os novos deuses, que são a mídia, a televisão e o dinheiro.


Consegue imaginar um embate desses? Pois é o que Gaiman faz magistralmente em um dos seus melhores livros, uma história como você nunca viu, com certeza!

2 - Sandman

sandman

Eu gosto de uma polêmica: qual a maior obra de Gaiman; Sandman ou Deuses americanos? Você não precisa responder agora, mas recomendo fortemente que você leia as duas obras. Então, já que falei sobre o romance, hora de falar um pouco desse quadrinho que é tão relevante para a carreira de Neil Gaiman.


Já falei a primeira grande diferença dessa obra, aqui, não estou falando exclusivamente de um único livro, mas sim de uma série de quadrinhos publicada, originalmente, entre os anos de 1989 e 1996. No início, as publicações foram feitas por ninguém menos que a DC Comics, que é a “casa” do Batman, do Superman, da Liga da Justiça, dentre tantos heróis.


A história principal é do protagonista Sandman (também chamado Morpheus, Sonho e Oneiros), responsável por controlar os sonhos de todos nós. Ele é capturado por um grupo de homens que, na verdade, desejavam capturar a irmã mais velha de Sandman, a Morte. 


Os irmãos são seres perpétuos, personificações dos aspectos humanos que controlam o que conhecemos como realidade. São, ao todo, sete seres perpétuos: Sonho (Sandman), Morte, Destino, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. 


São 75 histórias que vão além de Sandman, mas também há mini histórias sobre esses seres antropomórficos e a relação deles com os humanos.

3 - O oceano no fim do caminho

o-oceano-no-fim-do-caminho

Aqui, temos um pouco menos de magia e mais introspecção em um romance que tem um quê de fábula também. Uma curiosidade bem bacana sobre o livro é que Gaiman o escreveu em um período de afastamento da sua esposa Amanda Palmer. Neil achou que seria interessante acrescentar outros elementos, já que Amanda não gostava muito de fantasias.


Outro detalhe interessante sobre
O oceano no fim do caminho  é que alguns acontecimentos chaves são baseados em fatos reais, ocorridos com o próprio Gaiman, em sua infância. 


O livro de Gaiman, apesar da “pouca magia” ainda consegue nos transportar até um mundo fantástico, o das nossas memórias. Na obra, um homem de meia idade volta à terra natal para um funeral. É quando reencontra-se com um oceano, na verdade um lago no fundo da antiga casa.


Estar ali, faz com que as memórias da infância voltem à tona. Entre elas um suicídio, uma amizade com a extraordinária Lettie Hempstock, a menina de 7 anos que chamava o lago de oceano. Neil Gaiman traz na narrativa uma reflexão sobre nossas memórias, a nossa relação entre aquilo que fazemos questão de esquecer e o que vem sempre à mente para nos socorrer.

4 - Coraline

coraline

Imagine um conto de fadas escrito por Neil Gaiman. Ok! Isso pode soar como uma literatura infanto juvenil e, de fato, é um livro de Gaiman para este público, uma literatura Young Adult, poderíamos dizer? Só lendo para descobrir. E, por que, você deve ler Coraline.


Se você estiver com o preconceito bobo por ser supostamente uma leitura para adolescente, saiba que estamos falando de uma obra vencedora do Hugo Award, de um Nebula Award e de um Bram Stroker Award. Ou seja, não posso dizer que é bom, porque aí é questão de gosto, mas dá para afirmar que ao menos merecedor de sua atenção, com certeza!


A história de
Caroline pode até se assemelhar a um conto de fadas, mas com um toque Gaiman. Caroline é uma garota que muda de casa com seus pais e descobre uma porta um tanto quanto diferente. Na verdade, trata-se de um portal para um lugar assombroso.


Ainda mais macabro é o fato que esse lugar nada mais é que uma versão bizarra do seu próprio apartamento, habitado por seres estranhos, incluindo uma versão de seus pais com botões no lugar dos olhos. E esses “pais” vão fazer de tudo para que Coraline não volte nunca mais para o mundo real.


Em 2009,
Coraline ganhou uma versão cinematográfica dirigida por Henry Selick.

5 - Lugar nenhum

lugar-nenhum

Seria Lugar nenhum uma história do mesmo universo de Deuses americanos? Uma sequência ou uma história que antecede? Isso é (mais) um mistério que cerca essa obra de Gaiman. Ah! E, assim como Deuses americanos, Lugar nenhum também virou uma série televisiva, na BBC.


Um ponto forte desse livro de Neil Gaiman é a construção dos personagens antagonistas, dos vilões. Fugindo um pouco do seu tradicional Gaiman apresenta na obra, vilões mais complexos, fazendo com que a narrativa seja ainda mais intrigante e com uma pitadinha de ironias.


A história de
Lugar nenhum é sobre uma Londres invisível aos nossos olhos, uma Londres Below, com seus habitantes extraordinários e histórias envolvendo deuses e magias.


Lugar nenhum é o primeiro romance de Gaiman, publicado em 1997, e nasceu de um roteiro para série de TV. 


Cinco sugestões para você conhecer um pouco de Neil Gaiman. Qual ou quais você já conhecia? 


É claro que ainda tem muita coisa para ser apresentada, por isso quero que você me conte qual livro de Gaiman ficou de fora dessa lista? Qual o seu favorito? As adaptações para o cinema e séries televisivas você já assistiu? Conte para nós o que você achou.


Antes de ir, quero deixar um convite para você!


Que tal receber mais conteúdos sobre esse e os mais diversos temas literários, no seu e-mail?! 


Assine a newsletter do Bingo! e tenha mais cultura na sua caixa de entrada!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: