Juliano Loureiro • ago. 10, 2020

Compartilhe este artigo:

Sabe aquele livro que você gosta muito e, às vezes, tem vergonha de admitir por ele ser um “livro para crianças e jovens”? Geralmente, esses livros acabam ganhando adaptações para o cinema e, novamente, o seu público é composto por 99% de adolescentes, que levam os pais à loucura em busca de todos os produtos licenciados que são lançados.


Se você já se identificou ou viu uma referência literária dessa situação, com certeza já teve contato com a literatura
Young Adult (YA)! Agora, você sabe o que é esse gênero literário? Aliás, é um gênero mesmo? 


Essas e outras perguntas, eu vou responder, agora, neste texto voltado para você que é um eterno leitor adolescente!

Afinal, o que é a literatura Young Adult?

Apesar da generalização que fiz no início do texto, foi apenas uma brincadeira, sem uma definição do que é a literatura Young Adult. Antes, quero fazer uma observação muito pertinente.


Quando falamos sobre YA, nos referimos sempre a uma literatura ou aos livros YA,
não o classificamos como gênero porque é um conceito maior, que abrange inclusive os gêneros.


Para ficar mais claro: você vai encontrar livros
YA que são romances, policiais, terror, suspense, novela, ficção, fantasia, enfim, é realmente um modelo de literatura e que possui os mais diversos gêneros. Inclusive, fica a dica para a leitura sobre o conceito de gêneros literários.

Se a gente levar a tradução de Young Adult (jovem adulto), podemos concluir que um YA é dedicado ao público jovem adulto. O que não está errado, mas também não está 100% correto.


A primeira “problemática” é limitarmos um determinado livro a uma única faixa etária. Quem determina que um livro deve ser lido “quando eu tiver xx anos” é o próprio leitor. Segundo, não há um consenso em qual é a faixa de um jovem adulto, algumas fontes dizem ser dos
14 aos 21 anos, mas você também vai encontrar quem diga que é dos 15 aos 29.


Por esses motivos e, principalmente pelo primeiro, a gente não consegue falar que todos os leitores de YA estão nessas faixas. Vou sempre bater na tecla de que não existe idade certa para ler um livro, vai depender muito mais do gosto e maturidade do leitor. Maturidade, inclusive, para se assumir como um fã de YA.


Então, qual a característica mais marcante da literatura Young Adult?


Os livros de YA têm como personagens principais os jovens. E, aí sim, o recorte da faixa etária é de suma importância. Os protagonistas das tramas são jovens adultos, com seus 14 a 18 anos, aquela fase escolar, chegando ao fim do ensino médio.


É importante você ter isso em mente, porque quando trazemos alguns exemplos de YA, você não se preocupar com as temáticas, gêneros, mas lembrar que, independente do que acontece, se aparecer um monstro, por exemplo, quem irá enfrentá-lo é um jovem adulto. 


Se a idade do personagem é a característica mais marcante da YA, o que podemos esperar da temática? A resposta é: de um tudo um pouco.


Os livros de Young Adult vão abordar alguns temas que permeiam o dia a dia de um jovem. E isso inclui temas sensíveis como a morte, a depressão, a sexualidade, o bullying, doenças, aceitação ou rejeição por parte da sociedade e temas pesados e densos, como por exemplo, a violência, álcool, drogas e a busca por uma identidade.


Só que há um porém. Falando assim, dos temas, dá a entender que os livros então são todos parecidos. Mas aí é que entra uma outra característica da YA que é tratar essas temáticas realistas também em meio a cenários fantasiosos, distópicos ou até mesmo em tramas de terror e suspense.


Então, pode ser que aquele filme de bruxo que vai para escola tenha uma mensagem muito além das aventuras que ele e seus amigos vivem. Quem sabe se você ler o livro, você não a encontre?

cta-livro-lucas-amazon
cta-livro-lucas-amazon

Young Adult ou infantojuvenil?

Essa é uma pergunta muito frequente e faz todo sentido haver uma pequena confusão entre os conceitos. Mas a explicação é bem simples.


Os livros infantojuvenis são feitos para as crianças que estão chegando à fase da pré-adolescência e adolescência. Então, as temáticas ainda são, digamos assim, ingênuas ou a sua abordagem de temas ainda é feita de forma sutil, como se preparasse o leitor para um amadurecimento das ideias e conceitos do mundo.


Já os livros young adult são para os adolescentes que estão numa fase de grandes transformações em todos os âmbitos da vida ou para aqueles adultos que acabaram de chegar à essa fase.


Mais uma vez, ressalto: nada impede que um adolescente, com seus 13 ou 14 tenha maturidade suficiente para ler um YA. Assim como não é vergonhoso, um adulto consumir livros de young adult.


Antes de passar para o próximo tópico, vale a pena pensar porque a literatura YA tem feito tanto sucesso. Inclusive, com os adultos.


Apesar de eu ter afirmado que não podemos afirmar convictos que um livro é feito para a idade A ou B, é claro que um livro com protagonistas jovens e trazendo à tona temas pertinentes aos adolescentes, tem uma linguagem mais simples, digamos assim. E ainda com essa liberdade de se produzir nos mais diversos gêneros, a literatura YA torna-se dinâmica e mais acessível a diversos públicos.


Se a gente pensar na leitura como
hobbie, nada melhor que, em um momento de descanso, lermos algo que nos entretenha, que nos faça pensar, mas sem exigir uma concentração quase que budista. Na hora do lazer, a gente quer esvaziar a cabeça, nos divertir com histórias ou, se for para sofrer, que seja a dor do personagem.


Por isso, quando algumas dessas obras chegam ao cinema, são sucesso de bilheteria. A diversão, a reflexão sobre temas densos ou não, se dá de forma espontânea.

Exemplos de literatura Young Adult

Após passarmos pelos conceitos, caso ainda você não tenha entendido, talvez consiga compreender com a lista de livros young adult que separei para você. 


Tenho certeza que, vai ter um livro que você vai abrir o queixo e
“não acredito que eu já li um livro de YA.” ou tenha visto a sua versão cinematográfica.

Livros de Young Adult

  • Harry Potter (J.K. Rowling);
  • A culpa é das estrelas (John Green);
  • Brilho e Centelha (Amy Kathleen Ryan);
  • Jogos Vorazes (Suzanne Collins);
  • Percy Jackson (Rick Riordan);
  • Crepúsculo (Stephenie Meyer);
  • Por Lugares Incríveis (Jennifer Niven);
  • Crepúsculo (Stephenie Meyer);
  • Confidências de Uma Ex-popular (Ray Tavares);
  • Para Todos Os Garotos Que Já Amei (Jenny Han);
  • As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky);
  • Com amor, Simon (Becky Albertalli);


A literatura Young Adult é um fenômeno mundial, não faltam livros e filmes para provar isso. Se você já leu ou é fã, conte pra gente quais suas histórias favoritas. 


Agora, se você tem um preconceito besta com esse tipo de leitura, escolha um desses livros citados e dê uma oportunidade para a YA. Um tempo gasto com a leitura, nunca é um tempo desperdiçado.


Antes de encerrar, eu quero fazer um convite diferente para você. Já que estamos falando sobre
young adult, antes de ir quero fazer um convite para você conhecer o meu romance. Lucas: a esperança do último é um romance distópico que estou produzindo através de um projeto de financiamento coletivo. Para que você conheça um pouco sobre a história de um futuro sombrio, onde apenas 2% da população está viva, disponibilizei os três primeiros capítulos para leitura!


Baixe, agora os primeiros capítulos e conheça Lucas!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: