Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 24 de dezembro de 2021

Compartilhe este artigo:

Quem é que não gostaria de ser o próprio chefe? Apesar da vontade ser grande, o caminho até alcançar esse objetivo pode ser bastante árduo — mas a literatura pode ajudar! Neste artigo, confira 7 livros essenciais para quem pretende abrir o próprio negócio.


Muito além de apenas abrir um espaço para comércio ou até mesmo uma loja virtual, empreender significa estar sempre atualizado e ter coerência para atingir resultados. Como não existe uma “fórmula de bolo”, é sempre bom aprender com quem já é referência no assunto.


Por isso, confira a lista abaixo preparada pelo BINGO:

1. A Mente do Empreendedor (Kevin D. Johnson)

a-mente-do-empreendedor

Steve Jobs, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Valerie Gaydos e Sara Blakely. O que eles - entre outros tantos empreendedores geniais - têm em comum? Sucesso em seus negócios! A verdade é que milhares de pessoas tentam empreender. 


Muitos erram. Alguns acertam. Mas pouquíssimos tornam-se empresários incrivelmente bem sucedidos. 


Kevin D. Johnson acredita que, se os empresários souberem o que se passa dentro da cabeça dos empreendedores mais bem sucedidos do mundo, serão mais precisos nas suas decisões do dia a dia e aumentarão a chance de acertar.

2. Empreendedores: Agilidade, resultados, cultura de dono e um negócio capaz de revolucionar o mercado ( Eduardo Glitz e Pedro Englert)

empreendedores-capa-livro

Os modelos de gestão tradicionais foram concebidos para atuar em um mundo previsível, linear e sem a presença constante do imponderável. 


Entretanto, a busca por propósito alinhada ao advento das revoluções da atualidade e a necessidade de trazer metodologias ágeis para atender às novas demandas, exige uma nova atitude dos líderes na qual o controle perdeu espaço para uma gestão por contexto.


Pensando nessa nova realidade dos negócios, Eduardo Glitz, Marcelo Maisonnave e Pedro Englert trazem um modelo de gestão suficientemente dinâmico que irá defender a sua empresa e mantê-la viva no mundo das evoluções exponenciais. 


Não podemos mais focar exclusivamente nos processos, e sim nos objetivos, oferecendo a autonomia necessária para que o time possa alcançá-los.

3. Marketing 4.0 – Do Tradicional ao Digital (Philip Kotler)

marketing-4-0

Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total.


De tempos em tempos surge um "novo" movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz.


Este livro comprova mais uma vez porque Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. 


Em sua biografia, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que pr
odutos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

4. O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

o-poder-do-habito

Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama. Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa. 


De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível — e, com uma sutil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por ano. 


Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas. Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários — a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho —, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones.


O que todas essas pessoas têm em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas.

5. Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso (Carol Dweck)

mindset-capa-livro

Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. 


Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos.

6. Pense Simples (Gustavo Caetano)

pense-simples

Como você sabe o que fazer ou que rumo tomar para realizar algo que vai tocar a vida das pessoas e mudar o seu mercado? Gustavo Caetano aprendeu a enxergar problemas pequenos, mas que precisam de solução imediata, e a mudar o rumo do seu negócio para continuar crescendo. 


O que ele mais quer é ver o leitor inovar também. Quem ler este livro vai descobrir que, ao contrário do que se pensa e diz por aí, inovar é SIMPLES.

7. O Monge e o Executivo (James C. Hunter)

o-monge-e-o-executivo

Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter.


Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.


Gostou de conferir os 7 livros essenciais para quem pretende abrir o próprio negócio? Então aproveite a visita e
Baixe agora mesmo o e-book “Quero escrever um livro, e agora?

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG