Juliano Loureiro • jan. 04, 2021

Compartilhe este artigo:

Está em busca daquela motivação diária e frases de efeito que farão você refletir sobre determinado assunto?


Os livros de auto-ajuda, ou motivacionais, figuram como os mais vendidos entre os brasileiros e a razão é fácil de entender. Recheados de frases de incentivo, fórmulas do sucesso e de leitura leve e rápida, esse tipo de livro chama a atenção daqueles que querem ter uma vida melhor.


Confesso que torço nariz para a maioria desses livros, mas tenho que reconhecer que muitas vezes a leitura deste gênero pode mudar a realidade de uma pessoa, principalmente neste momento tão difícil que estamos enfrentando. Portanto, segue a abaixo a lista com 7 livros motivacionais para você ler na quarentena.

1 - Seja Foda! (Caio Carneiro)

seja-foda

Caio Carneiro foi um dos pioneiros no  Brasil a apostar no mercado de marketing multinível (também conhecido como marketing direto) com a empresa Monavie. Com o trabalho no marketing direto, ganhou os primeiros seguidores, apoiadores e com a evolução deste tipo de negócio, migrou para outras empresas como ramo, como a Jeunesse.


Com o rápido sucesso no marketing, conquistou milhões de seguidores e virou referência como empreendedor digital. Cursos, palestras e inúmeros eventos fazem parte da rotina do jovem empreendedor de 35 anos. Em 2018, lançou o livro Seja Foda, que virou um best-selle rapidamente.


Em Seja Foda, Caio cita inúmeras frases de  "efeito", frases motivacionais, sendo que boa parte delas não são profundas o suficiente para levar o leitor à reflexão. Focado em empreendedores, ou quem pretende empreender, o livro é indicado para àqueles que querem uma leitura leve, rápida e superficial.

2 - Geração de Valor (Flávio Augusto)

geração-de-valor

Geração de Valor foi um dos primeiros livros que li quando comecei a empreender, em 2015. Recheado de frases motivacionais, o livro conta a jornada empreendedora de Flávio Augusto, um dos maiores empresários brasileiros. Da classe média baixa a um homem bilionário, o fundador da Wise-up, uma das maiores redes de ensino de inglês do Brasil e dono do Orlando City, time de futebol dos Estados Unidos, Flávio quer mostrar ao leitor que todos podem alcançar o sucesso, independente das oportunidades e classe social. Há vários anos ele figura como um dos grandes influenciadores nas redes sociais para empreendedores.


Por conta do enorme sucesso de Geração de Valor, o livro ganhou duas sequências, que seja a mesma linha do primeiro.

3 - O Poder da Ação (Paulo Vieira)

o-poder-da-acao

O Poder da Ação, é um dos livros pioneiros no mercado de auto-ajuda brasileiro. Escrito por Paulo Vieira, um dos mais conceituados Coaches do Brasil e presidente da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, o livro já está em sua 23ª edição.


No livro, Paulo Vieira lhe convida a quebrar o ciclo vicioso e iniciar um caminho de realização. Para isso, ele apresenta o método responsável por impactar 250 mil pessoas ao longo de sua carreira - e que pode ser a chave para o que você tanto procura. Particularmente, não gosto desta abordagem, de métodos infalíveis para lidar com situações adversas da vida. Mas, fica aqui o registro para àqueles que estão dispostos a apostar nas palavras de Paulo Vieira.

cta-livro-lucas

4 - Comece algo que faça a diferença (Blake Mycoskie)

comece-algo-que-faca-a-diferenca

Comece algo que faz a diferença é um livro que difere de todos os outros deste blogpost. É um mix de biografia do autor com estratégia de como se criar um negócio à partir de uma ideia genial. Blake Mycoskie, em viagem à Argentina, ficou encantado com as alpagartas, tradicional calçado argentino. Enquanto bolava em sua cabeça como levar as alpagartas para os seus colegas nos EUA e, quem sabe, comercializá-los, observou que as crianças das periferias na Argentina andavam descalços.


Foi então que Mycoskie criou o modelo de negócios One-for-One. Para cada par vendido, outro seria doado. Após o sucesso de venda de alguns pares que ele levou a seus amigos, ele retornou à Argentina para aprender a fazer suas próprias alpagartas. Assim surgiu a TOMS. Hoje, a marca é uma das mais conceituadas no mercado de moda dos EUA.


A principal mensagem do livro é mostrar ao leitor que é possível empreender, gerar lucro e ser bem sucedido aliando tudo isso a ações humanitárias.

5 - Pega a Visão (Rick Chester)

pega-a-visao

Rick Chester é um típico trabalhador brasileiro. Da periferia carioca, saía de casa todos os dias para vender água nos sinais de trânsito. Bastante determinado e muito inteligente, viralizou na internet com um vídeo que aparece fazendo cálculos matemáticos provando que era possível ganhar um bom dinheiro vendendo água. O vídeo você pode ver clicando no player abaixo:

Também famoso pelo jargão "pega à visão", que virou nome do livro, Rick, após ser descoberto na internet, foi abraçado por vários empreendedores consagrados, como Flávio Augusto, citado acima.  Este apoio foi essencial para tornar Rick uma celebridade digital, levando à publicação do seu primeiro livro. Hoje, ele ministra palestras, eventos e publica regularmente videos no seu canal do Youtube,


Em Pega a Visão, você saberá toda a história dele, desde o tempo em que vendia verduras que ele mesmo havia plantado no quintal de sua casa, aos 8 anos. A vida de Rick nos ensina que não há lugar no topo para quem para de lutar ou vive na eterna transferência de responsabilidades.

6 - A sutil arte de ligar o f*da-se (Mark Manson)

a-sutil-arte-de-ligar-o-foda-se

Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites. E ele faz isso da melhor maneira. Como um verdadeiro amigo, Mark se senta ao seu lado e diz, olhando nos seus olhos: você não é tão especial. Ele conta umas piadas aqui, dá uns exemplos inusitados ali, joga umas verdades na sua cara e pronto, você já se sente muito mais alerta e capaz de enfrentar esse mundo cão.


Usando um discurso "anti-coaching", o autor tenta - e não consegue - se desvencilhar do discurso parecido que os livros de auto-ajuda proporcionam. Mas a recomendação é válida por se tratar de um autor internacional, que possui experiências e pontos de vista diferente dos autores/empreendedores brasileiros.

7 - Catador de Sonhos (Geraldo Rufino)

o-catador-de-sonhos

Geraldo Rufino teve a infância pobre e com poucas oportunidades. Desde os primeiros anos de vida ele trabalha para garantir o sustento da família. Dentre as várias tentativas de ganhar a vida (ele mesmo afirma ter quebrado inúmeras vezes), Rufino tornou-se referência no mercado de veículos pesados, com a JR Diesel, empresa de compra e venda de peças de caminhões e que fatura dezenas de milhões de reais por ano.


De leitura simples e bastante inspirador, O Catador de Sonhos traça a jornada de Rufino mostrando todos os fracasso dificuldades e, claro, todas as conquistas dele.


Chegamos ao fim da lista com os 7 livros motivacionais para você se inspirar nesta quarentena. E aí, já leu algum deles, me diz nos comentários. Fico esperando você no próximo texto.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: