Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 3 de janeiro de 2021

Compartilhe este artigo:

Há vários anos, quando ainda comprava DVD's para assistir minhas sérias favoritas, adquiri o box com a primeira - e única - temporada de Flashforward. A série oferece tudo aquilo que eu gosto: ficção científica, investigação policial e suspense. É uma das minhas favoritas até hoje.


E foi somente ano passado, 2020, que descobri que a série televisiva fora inspirada no livro de Sawyer, publicado pela primeira vez em 1999. Como já pretendia rever a série, entendi que este seria o melhor momento para ler a obra. Leia agora a minha resenha. Saiba o que gostei, o que não gostei e as diferenças entre a série e o livro.


Boa leitura!

Sobre o autor Robert J. Sawyer

O autor canadense tem 60 anos  e é especialista na literatura de ficção científica. Teve 21 romances publicados, nos quais ganhou o Prêmio Nebula, o Hugo Award, e o John W. Campbell Memorial Award. O livro FlashForward, inspirou a série homônima produzida pela ABC, na qual trabalhou como consultor.

Sinopse de Flashforward

E se você pudesse visitar o futuro, o que mudaria?


Em Flashforward, físicos que conduzem uma experiência de alta energia, acidentalmente, provocam uma mudança global. Num instante, todos da Terra são levados 21 anos à frente do tempo, experimentando minutos do provir.


Enquanto todo mundo está, literalmente, fora de suas mentes, os corpos ficam imóveis, o que acarreta acidentes de carro, quedas de avião, destruição. Acordando em meio ao caos, lentamente as pessoas percebem que, durante flashforward - como passa a ser chamado o evento -, tiveram um lampejo do futuro.


A gama de visões é espantosa. Há aqueles que estavam dormindo e, por isso, tiveram sonhos psicodélicos. Já outros não viram nada... Estariam mortos? Mas todos se deparam com uma realidade perturbadora: evidências de sonhos abandonado (ou realizados) 21 anos depois.


De imediato, os físicos se esforçam para ajudar o mundo a decidir se o futuro é mutável - e se fale à pena repetir essa experiência. Mas o que um evento como esse poderia significar para a humanidade?

cta-livro-lucas
cta-livro-lucas

Como se desenvolve a narrativa

21 de abril de 2009. O dia que tudo mudou. Liderados por Lloyd Simcoe, um grupo de cientistas da CERN - Organização Europeias de Pesquisas Nucleares, trabalham em diversos experimentos no Grande Colisor de Hádrons (LHC). Tudo normal. Pessoas trabalhando e experimentos sendo realizados.


Lloyd era diretor do grupo colaborativo formado por mais de mil cientistas que utilizava o detector ALICE ("A Large Ion Collider Experiment", ou "O Experimento do Grande Colisor de Íons"). Junto com Theo, figura importante na metade para o final do livro, haviam passado dois anos projetando o colisor de particular atual.


Eles buscavam recriar níveis de energia que não existiam desde um nanossegundo após o Big Bang, quando a temperatura do universo atingira 10.000.000.000.000.000 ºC. No processo, esperavam detectar o Santo Graal da física de alta energia, o há tempos procurado bóson de Higgs, a partícula cujas interações dotavam de massa as outras partículas. Tanto Lloyd quanto Theo esperavam que com o sucesso do experimento eles ganhariam o Prêmio Nobel da Física.


E o dia de realizar o experimento havia chegado. 17h do horário local, Suíça. Mas o teste falhou e por 2 minutos e 17 segundos todos os humanos da Terra foram "desligados".  As pessoas simplesmente perderam a consciência. Claro, o caos fora instaurado.


E assim começa o livro. Promissor, sufocante e que deixa curioso.


Quando todos acordam, muitos questionamentos surgem, principalmente em relação ao sonho que todos tiveram. Em pouco tempo descobre-se que os sonhos eram, na verdade, visões de um futuro 21 anos à frente. Theo não sonhara com nada. E logo clonclui que sim, estava morto. Neste ponto do livro, há uma divisão. Enquanto Lloyd busca uma relação científica entre o experimento e o "apagão", Theo tenta encontrar pessoas que tivessem sonhado com a notícia da sua morte.


O CERN, na figura de Lloyd, assume que o flashforward ocorreu por conta do experimento. Com todas as atenções voltadas para a Organização, Lloyd busca viabilidade para replicar um segundo experimento, que ratificaria dúvidas e daria a oportunidade das pessoas saborearem novamente o futuro. Theo consegue diversas pistas sobre a sua morte e isto o deixar desestabilizado psicologicamente.


O segundo experimento é marcado mas fora um fracasso. Em partes. Em relação ao bóson de Higgs, sucesso. Mas não ocorre outro flashforward. Acusado de fraude, somente para alcançar o sucesso pessoal, Lloyd fica em maus lençóis. Neste ponto, a narrativa é arrastada, chata. Muita explicação científica e pouco avanço na história.


Os 21 anos se passam e para muitas pessoas o futuro foi exatamente o mesmo do sonho de 2009, inclusive para Lloyd, agora aposentado. Theo não havia chegado ao nome do seu assassino, mas tinha plena certeza que o seu futuro poderia ser diferente. Agora ele liderava os experimentos no CERN e preparava um terceiro experimento. Descobriu-se que para ter um novo flashforward, diversas combinações cósmicas deveriam ocorrer. E o horário do terceiro experimento seria exatamente no momento para o qual as mentes foram transportadas em 2009.


Para não estragar a sua experiência com a parte final do livro, não falarei se houve ou não sucesso. nesta terceira tentativa. Mas digo que o final foi surpreende mas, ao mesmo tempo,  morno.


Por fim, as semelhanças entre roteiro e narrativa entre livro e da série são mínimas. Na série, por exemplo, as pessoas tem visões de apenas 6 meses no futuro, contra os 21 anos do livro. As adaptações foram bem vindas e tornou a narrativa da série mais interessante.

Características do livro

O livro é publicado no Brasil pela editora Galera, que faz parte do Grupo Editorial Record, desde 2014 e está em primeira edição. Possui 382 páginas amareladas encadernadas em capa brochura.

Flashforward vale à pena?

Eu fiquei impressionado com o nível de detalhamento que o autor emprega ao falar de ciências e física. Páginas e mais páginas explicando fenômenos, fórmulas, teorias e tudo aquilo que rodeia vida de um cientista. E isso é, em sua maioria, um fator negativo. O autor se posicionar como autoridade no assunto é importante, mas à partir do momento que boa parte do livro é dedicada a essas explicações, ele acaba dividindo opiniões e afastando àqueles leitores que buscam uma leitura mais leve.


O início do livro é ótimo, o meio é morno e o fim é bom. Portanto, recomendo o livro aos que gostam dessa temática aliada, claro, à temática de ficção científica. Por diversos momentos o livro é monótono e arrastado.


Minha nota final: 6,5/10.


E, você? Já leu ou tomou interesse em ler Flashfoward? Me diz nos comentários e até o próximo blogpost.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG