Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 10 de dezembro de 2020

Compartilhe este artigo:

Os livros de ficção pós-apocalíptica  despertam a atenção de grande parte dos leitores e há décadas nos encontam com histórias incríveis de sociedades devastadas onde os sobreviventes lutam diariamente para sobreviver perante a um mundo repleto de desafios, sempre com muito suspense e tensão.


Livros como A Dança da Morte, de Stephen King; Guerra Mundial Z, de Max Brooks e Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago são sempre lembrados quando falamos sobre ficção pós-apocalíptica. Mas e os livros deste sub-gênero escritos por autores nacionais? Existem também? Onde são ambientados? Bom, é exatamente este o objetivo do texto de hoje, apresentar para você alguns dos grandes livros sobre o tema escritos por brasileiros.


Preparado(a)? Então, boa leitura!

O que é uma ficção pós-apocalíptica?

Ficção apocalíptica ou apocalíptica, como estamos mais acostumados, é um sub gênero da ficção científica, em que a civilização a sociedade da Terra está em colapso.


O evento apocalíptico pode ser climático; ou antrópico (causada por seres humanos), como uma guerra nuclear ou uma escassez  dos recursos naturais; biológico, como uma pandemia. Dependendo da criatividade do autor, o evento pós-apocalíptico pode ir além da realidade, como o Ragnarök, retratado inúmeras vezes na mitologia nórdica ou até mesmo um apocalipse zumbi.


As histórias podes envolver tentativas de prevenir um evento apocalítico ou lidar com o impacto e as consequências do evento em si. O período de tempo varia bastante. Pode ser imediatamente depois da catástrofe, ou até milhares de anos de do evento ocorrido. Por fim, é bem comum que nas histórias pós-apocalípticas se passam num mundo futurístico sem tecnologia ou num mundo onde apenas elementos dispersos da sociedade e da tecnologia permanece.


Segue abaixo a lista:

Corpos Secos (Luisa Geisler e outros)

corpos-secos

Uma doença fatal assola o Brasil e o transforma em uma terra pós-apocalíptica: sem governo, sem leis e sem esperanças. Os sobreviventes tentam cruzar o país em busca de um porto seguro.


Primeiro, o uso de novos agrotóxicos sem os devidos testes. Depois, a reação inesperada com as larvas que eles deveriam dizimar. Não se sabe quem foi o primeiro infectado, apenas que o surto começou no Mato Grosso do Sul. São os chamados corpos secos: espectros humanos que não possuem mais atividade cerebral. Mas seus corpos ainda funcionam e anseiam por sangue.


Seis meses depois, há poucos sobreviventes. Um jovem aparentemente imune à doença está sendo estudado por uma equipe médica e precisa ser protegido a qualquer custo; uma dona de casa vive em uma fazenda no interior do Brasil e se encontra sozinha precisando reagir para sair de seu isolamento; uma criança vê a mãe tentar de tudo para salvar a família e fugir do contágio; uma engenheira de alimentos percebe que seus conhecimentos técnicos talvez não sejam suficientes para explicar o terror que assola o país.


Juntos, eles vão narrar suas jornadas, em busca do último refúgio ao sul do país. Escrito em conjunto por quatro autores, Luisa Geisler, Marcelo Ferroni, Natalia Borges Polesso e Samir Machado de Machado, Corpos secos não é só um thriller, nem um romance-catástrofe. É uma narrativa sobre os limites da maldade humana, e as chances de redenção em meio ao caos.

Lucas: a Esperança do Último (Juliano Loureiro)

lucas-a-esperanca-do-ultimo

Ano de 2042. Lucas e Félix, humano e gato, os únicos seres sobreviventes de Nova Del Rey, cidade que ainda carrega os impactos da Grande Extinção, ocorrida há 23 anos.

 

O mundo fora devastado e pouco se sabe sobre isso. Em época, a imprensa notificou que a descoberta de vírus mortal desencadeou uma guerra política global sem precedentes. Apenas 2% da população mundial sobreviveu. Lucas é um deles. Após alguns anos vivendo em um Cinturão dentro da cidade, ele fugiu levando apenas o seu gato e está há 15 anos sem contato com nenhum outro ser humano. 

 

A vida monótona de Lucas acaba quando ocorre um encontro inesperado. É o suficiente para reacender a esperança de que sua família e sua amiga de infância, Dâmia, estão vivos.

 

Sem ter nada a perder, eles abandonam o esconderijo em Nova Del Rey e partem rumo à Rio108, cidade onde supostamente existe o maior Cinturão do país, com uma comunidade auto sustentável, vivendo com suas próprias leis.


Embarque nesta aventura, partindo em busca do desconhecido, enfrentando inimigos cruéis e tendo que provar a cada dia que a amizade e o amor são essenciais para a conclusão da jornada e para responder a pergunta: o que te motiva a ter esperança e viver?


Ficou interessado na história? Este é o meu primeiro romance, comprá-lo no link: https://www.amazon.com.br/dp/B08WBY756X/ref=cm_sw_em_r_mt_dp_3TQZ0FM0A1N9H8YGQ225

Rio: Zona de Guerra (Leo Lopes)

zona-de-guerra

Em um futuro próximo, as desigualdades sociais e econômicas chegaram a níveis tão alarmantes que o Estados não tem condições de manter a ordem e garantir a segurança pública. Todo poder é concentrado nas mãos de mega corporações multinacionais que criam e impõem as leis por meio de suas milícias particulares, chamadas Polícias Corporativas.


No Rio de Janeiro, a Fronteira, uma muralha intransponível que cerca a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, protege os interesses das mega corporações, relegando os habitantes dos demais bairros a uma vida sem lei, em um território dominado pelas gangues.


Tudo pode acontecer quando o assassinato de uma prostituta no edifício de uma mega corporação leva um detetive particular a voltar para a Barra da Tijuca, após anos de exílio no que todos se acostumaram a chama de Zona de Guerra.


O que achou desta lista com 3 grandes livros para você aventurar na ficção pós apocalíptica? Te espero no próximo texto! Até  breve!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG