Juliano Loureiro • jan. 04, 2023

Compartilhe este artigo:

Ano novo, meta de leitura nova. E se você ainda não estabeleceu seus planos, não escolheu quais livros serão lidos, eu tenho uma dica para você.


Aliás, uma não.
São 16 livros para ler em 2023.


Elaborei uma pequena lista com alguns nomes que estão em alta no mercado literário e até autores premiados.
Tem dica para adultos, jovens e crianças, não faltará indicação para ninguém.


É claro que essa lista é
apenas sugestão, acredito que alguns livros você já possa ter lido, outros você já ouviu falar, mas ainda não sabe se lerá e tem muita novidade no final do texto.


Aproveite para deixar suas sugestões de leitura nos comentários e, quem sabe assim, não criamos um guia definitivo de leitura para o ano de alguém?


Chega de conversa, confira essas 16 dicas de livros para ler em 2023.


Boas leituras!

1. A Liberdade é uma luta constante, de Angela Davis

a-liberdade-e-uma-luta-constate

A liberdade é uma luta constante trata-se de uma seleção de artigos, entrevistas e discursos da ativista Angela Davis, entre os anos de 2013 e 2015.


Referência na luta pelos direitos dos negros e pelo feminismo, Angela propõe reflexões sobre como as lutas históricas do movimento negro e do feminismo negro nos Estados Unidos e a luta contra o apartheid na África do Sul se relacionam com os movimentos atuais. Também fala sobre as diversas submissões humanas que presenciamos em situações por vezes até banalizadas.

2. Carrie Soto está de volta, de Taylor Jenkins Reid

carrie-soto-esta-de-volta

Com certeza, 2022 foi um ano espetacular para Taylor Jenkins Reid, ao menos aqui no Brasil. Carrie Soto é o seu mais novo romance, mas duas obras anteriores, com certeza, devem ter passado por você. Isso, se você já não tiver lido uma delas, ou as duas.


Os sete maridos de Evelyn Hugo
e Daisy Jones and The Six estiveram em alta, figurando sempre nas listas dos livros mais lidos e vendidos, então, com certeza essas duas obras figuraram nas listas de leituras de 2022, para 2023 a história é outra.


Carrie Soto está de volta é uma história sobre “segundas chances”, a incessante busca pela perfeição. No livro, a protagonista Carrie é uma tenista que se aposentou no auge da carreira, com marcas e recordes inatingíveis, até que, cinco anos depois, uma nova atleta, um fenômeno das quadras, aparece para tomar o posto de Carrie.


É nessa hora que a protagonista, uma personagem com todos seus defeitos, sem pinta de super-heroína perfeita, resolve voltar às quadras. Mas, qual a verdadeira motivação para esse retorno?


Em Carrie Soto está de volta, Taylor Jenkins Reid entrega um romance emocionante e questionador.

3. Gente ansiosa, de Fredrik Backman

gente-ansiosa

Fredrik Beckman é reconhecido como um autor das narrativas prazerosas, de histórias que nos prendem de uma maneira que você se perde na leitura e não ver as horas passarem.


Gente ansiosa não difere, lançado em 2021, o livro logo se tornou best seller do New York Times. Como vejo pouca gente falando sobre Beckman e suas obras, acredito que esse livro deve estar na sua meta de leitura para 2023.


Imagine uma situação bem corriqueira nos EUA: a venda de apartamentos. Você já deve ter visto em séries e filmes que é quase um evento, com vários interessados em comprar o apartamento visitam o imóvel, ao mesmo tempo, e o corretor fica de um lado para outro tentando convencer as pessoas, rola até uns lanchinhos durante a visitação.


Agora, pense no que aconteceria se um sequestrador aproveitasse para roubar todo mundo durante a visitação. O problema é que, nessa história, ninguém é normal, nem bandido e nem os reféns.


Em Gente ansiosa conhecemos as histórias de cada personagem, até então, pessoas aleatórias, sem nenhum vínculo. Até que a cada relato, quanto mais conhecemos todos os envolvidos, descobrimos que todos têm algo em comum. 


Uma história divertida, com situações inusitadas, mas que traz um pouco de reflexão sobre nossos comportamentos. Um livro para você se divertir e pensar de maneira leve.

4. A biblioteca da meia-noite, de Matt Haig

biblioteca-da-meia-noite

Todo mundo já se perguntou o que seria da sua vida se fizesse algo diferente, o que mudaria se uma escolha do passado tivesse sido outra. E é sobre esse questionamento que permeia todos nós que Matt Haig trabalha de forma tão sutil em A biblioteca da meia-noite.


Nora Seed tem apenas 35 anos e acha que sua vida tem sido totalmente fútil, sem grandes acontecimentos e só coisas ruins acontecem. Tomando a pior decisão de dar fim à vida, ela chega à Biblioteca da meia-noite.


Esse lugar entre a vida e a morte tem os livros das vidas que Nora gostaria de ter vivido. Ela pode ser a estrela do rock que sempre sonhou, pode fazer a viagem dos sonhos, conhecer e ‘desconhecer’ pessoas. Parece algo incrível, não é mesmo?


A biblioteca da meia-noite traz uma reflexão interessante sobre o que é a nossa vida e o que fazemos dela enquanto estamos aqui e podemos moldá-la.

cta-juliano
cta-juliano

5. Vencedores do Prêmio Jabuti 2022

Caso você fique com pé atrás com as indicações, na dúvida se são livros realmente bons, que tal, então, algumas dicas premiadas? 


Porque aí não só eu estou indicando, mas o mercado literário, especialistas, autores e tantas outras pessoas também indicam, afinal, estamos falando de algumas das melhores obras publicadas em 2022.


E um dos prêmios mais importantes é o Jabuti. Quer saber quem são os vencedores e, consequentemente, nossas dicas de leituras para 2023? Confira a lista:



  • A vestida: contos, de Eliana Alves Cruz (conto);
  • A lua na caixa d’água, de Marcelo Moutinho (crônica);
  • Escuta, formosa Márcia, de Marcello Quintanilha (história em quadrinho);
  • Sonhozzz, de Silvana Tavano, Daniel Kondo (infantil);
  • Romieta e Julieu, de Ana Elisa Ribeiro (juvenil);
  • Também guardamos pedras aqui, de Luiza Romão (poesia);
  • Olhos de pixel, de Lucas Mota (romance de entretenimento);
  • O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk (romance literário)

Mais 4 indicações: conheça minhas obras

Não poderia terminar essa lista sem vender o meu peixe, claro. Além dos 12 livros citados, fica o convite para você acrescentar as minhas obras em sua meta de leitura.


No meu site, você irá encontrar com
Lucas e Antônio, além de ler poesias e contos. 


Conheça os meus livros publicados: tenho certeza que há um para o seu gosto literário.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: