Juliano Loureiro • jan. 01, 2023

Compartilhe este artigo:

Você deseja aprender ou aprimorar o seu inglês, mas fora daquele ambiente de sala de aula? Sei que muita gente já deve ter te falado que aprendeu o idioma através de jogos, filmes e música, mas hoje vou te mostrar que é também é possível através dos livros.


Pode parecer audacioso sugerir assim que as pessoas comprem e leiam livros em inglês se elas estão exatamente em busca de aprender mais, para que no futuro possam ler as obras em seu idioma original.


Mas você não precisa “esperar aprender”, vou te mostrar que é possível e muito mais legal fazer os dois ao mesmo tempo:
ler e praticar o seu inglês. Basta saber quais livros escolher.


Vem comigo, que para início de conversa, eu separei
7 obras em inglês para iniciantes.

1. Charlie And The Chocolate Factory (A Fantástica Fábrica de Chocolate), de Roald Dahl

charlie-and-the-chocolate-factory

Um jeito fácil de praticar o inglês ou qualquer outra língua é por histórias já conhecidas e, bem, acho muito difícil encontrar quem não conheça a história da fantástica fábrica de chocolate, seja adulto ou criança.


Aliás, Roald Dahl é um autor super recomendado para a prática do inglês por ser responsável por grandes clássicos infantis e infantojuvenis. Esse é o caso de
Charlie and the chocolate factory, uma literatura infantil com um vocabulário mais “simples”, de fácil compreensão para iniciantes no idioma.

2. The Secret Garden (O Jardim Secreto), de Frances Hodgson Burnett

the-secret-garden

A obra de Frances Hodgson é daquelas que encantam as crianças e marcam para sempre, tornando-se uma boa lembrança para os adultos. A história de Mary Lennox é um clássico infanto juvenil que ganhou inúmeras adaptações, inclusive uma cinematográfica em 1993.


Por ser uma fantasia com personagens infantis, o
seu texto é de fácil compreensão e a história não é exclusivamente infantil, os adultos também irão se deliciar nessa leitura e absorver muito mais do idioma, até involuntariamente. 

3. Matilde (Matilda), de Roald Dahl

matilde

Como já disse na nossa primeira dica, Roald Dahl possui inúmeros clássicos literários, livros perfeitos para quem quer aprender ou praticar inglês, porque suas histórias estão na ponta da língua de qualquer leitor.


Aproveitando o momento em que a
Netflix estreou recentemente a sua versão de Matilda, não poderia deixar de mencionar a obra de Dahl. Muita gente, inclusive, não sabia que o musical é baseado em um livro.


E também não é a primeira vez que Matilda ganha um filme, inclusive o primeiro musical tornou-se um clássico, o que levou muita gente a acreditar que a Netflix estava homenageando a obra cinematográfica.


Matilde é um livro sobre uma garotinha inteligente, esperta, mas que não perde a essência infantil e também se mete em suas encrencas no colégio.


Mais uma vez, a presença de personagens infantis ajuda no vocabulário mais compreensível para quem ainda está começando a praticar a língua inglesa.

4. The Adventures Of Tom Sawyer (As Aventuras de Tom Sawyer), de Mark Twain

the-adventures-of-tom-sawyer

Teoricamente, As Aventuras de Tom Sawyer é um livro infantil, mas a sua história ficou marcada para sempre na vida dos leitores, agora adultos.


Tom é um menino peralta que não tem o mínimo de dificuldade de se envolver em confusões. O ponto forte para quem está aprendendo inglês é a alternância de situações que os personagens se envolvem, então, há suspense mas também muito humor.


Também é impossível não criar simpatia e identificação com os personagens da obra de Mark Twain.

5. Harry Potter and the Philosopher 's Stone (Harry Potter e a Pedra Filosofal), de J.K. Rowling

harry-potter-and-the-philosophers-stone

Claro que o bruxinho mais famoso da literatura não poderia ficar de fora, e a escolha é bem óbvia, na perspectiva de crianças aprendizes. Qual criança, “pré-adolescente”, não se debruça sobre a série de 7 livros mais todas as suas adaptações cinematográficas?

Se você tem seus 30 anos, provavelmente, deve ter aproveitado essa fase. Então, com toda a história de Harry, Hermione, Dumbledore e tantos outros praticamente decoradas, arriscar-se na leitura em inglês pode ser mais fácil do que você imagina.


Ah! E como cada livro acompanha o crescimento dos personagens, o vocabulário também vai se ampliando. Então,
digamos que cada livro de Harry Potter pode ser um parâmetro para o seu nível de inglês. Só não vá sair por aí dizendo que seu nível de fluência é ordem da fênix, por exemplo.

6. The Giver (O Doador de Memórias), de Lois Lowry

the-giver

Para quem já leu a obra de Lois Lowry traduzida, pode achar que não faz tanto sentido essa indicação. Seria demais indicar uma fantasia como The Giver para aprender inglês?


Concordo que não é das histórias mais simples, em comparação às citadas anteriormente, mas a proposta aqui é exatamente desafiar-se a ir um pouco mais além. Como em The Giver somos apresentados a um novo mundo, em uma narrativa utópica, podemos trabalhar a compreensão.


Apesar de ser uma fantasia, como a autora descreve o mundo, as relações, os trabalhos desempenhados pelos personagens são simplistas, por assim dizer. Então, apesar do impacto que o “novo” nos causa, a compreensão não necessariamente é mais difícil.


The Giver é um excelente livro para sairmos da zona de conforto de aprendermos palavra por palavra e partirmos para aquele entendimento do contexto geral.

7. Peter Pan, de J.M. Barrie

peter-pan

Mais uma das histórias que permeiam o imaginário infantil. E aqui, não há mistério para a indicação, a obra de J.M. Barrie virou animação, peça teatral e, obviamente, ganhou as telas de cinema.

Dicas finais

Leia em inglês as histórias que você já conhece

Aproveitando o gancho (sem referência a personagens da obra) de Peter Pan, uma das últimas dicas que dou é reforçar o que foi dito durante o texto: comece a praticar com versões inglesas daquelas histórias que você está cansado de saber.


Sabe aquele livro que você leu, pelo menos uma vez todos os anos? Se ele for uma tradução, corra atrás do original e debruce sobre ele. Você pode não entender todas as palavras, mas você conhece a história, sabe todos os contextos. Assim você vai aperfeiçoando a compreensão.


Sabe aqueles livros tradicionais, os mais famosos, os que são citados em 10 de 10 listas? Sempre tem aquele que você ainda não leu, mas se escuta tanto a respeito que você já sabe toda história. E tem aqueles que você não leu, mas já viu um filme ou série adaptada. Pode colocar esses também para você praticar o inglês.


Quer ver que tem livros que não citei e que você conhece a história? 


  • The Wizard Of Oz;
  • The Little Prince;
  • Jack And The Beanstalk (João e o pé de feijão);
  • Animal Farm (A Fazenda dos Bichos).


Esses 4 livros citei só por citar, foram os que me vieram à mente. Mas você pode ter seus livros favoritos, livros que são traduções e praticar com eles.

Procure edições bilíngues

Uma dica simples, mas que já adianto não funcionar para todo mundo, é comprar livros bilíngues.


Não é difícil encontrar editoras que lançam livros com a língua original e a tradução em um único livro. Confesso que para mim não funcionou muito bem, porque eu não tinha paciência em ficar indo e voltando a leitura e alternando o idioma.


Algumas editoras lançam os livros bilíngues com as páginas correspondentes lado a lado, mas é possível encontrar livros em que, primeiro vem a versão traduzida e, ao final, no idioma original.

Leia HQs

Os quadrinhos podem ser uma maneira muito mais prática e lúdica de aprender e praticar o inglês ou qualquer outra língua. E não é difícil entender o porquê.


Independente do seu nível de compreensão e fluência, as ilustrações são a chave para você entender o contexto geral da história. Para mim, esse é o melhor jeito de praticar um novo idioma.

Conheça meus livros

Agora que você já pegou dicas de como praticar a leitura em inglês e saiu com algumas indicações, quero te fazer um convite para conhecer outros livros. Bem, eles ainda não foram traduzidos para o inglês, mas quem sabe em um futuro próximo?


Acesse o meu site e conheça meus livros. Tem distopia YA, história sobre controle do tempo, poemas para dar uma desacelarada na vida corrida e até minicontos, para aquela leitura despretensiosa.


Aguardo a sua visita.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: