Juliano Loureiro • nov. 09, 2021

Compartilhe este artigo:

O gosto pela leitura pode ser adquirido logo na infância, basta que a criança tenha acesso fácil aos livros, revistas e por que não, jornais e até mesmo, hoje, os livros digitais. Os livros infantis fizeram parte da vida de muita gente e é claro que a gente tem os nossos queridinhos.


Por isso, nesse post, vou trazer alguns livros que marcaram a nossa infância. Claro que seria muita ousadia eu afirmar que esta é uma lista definitiva, até porque não tem como eu falar em nome de todos os leitores, então resolvi mesclar um pouco da minha própria experiência e alguns livros infantis que fizeram a cabeça da criançada nascida nos anos 80 e 90.


Já de antemão, deixo o convite para você deixar lá embaixo, nos comentários, os livros que marcaram a sua infância, combinado? Então, vamos à lista de livros infantis. Boa leitura!

1. O Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida

escaravelho-do-diabo

Acho quase impossível encontrar um adulto com seus 30 e poucos anos que não tenha lido a obra de Lúcia Machado de Almeida, O Escaravelho do Diabo. E, muito provavelmente, pode ter sido o primeiro contato com uma literatura de suspense e mistério.


Essa história é incrível, inclusive andou ganhando umas adaptações televisivas e/ou cinematográficas. Mas O Escaravelho também traz algumas outras recordações da literatura infantil, como a Editora Ática, salvo engano, uma das principais do ramo infantil durante muitos anos e responsável pela série Vaga-Lume. 


Aliás, todos os livros da série Vaga-Lume caberiam nessa lista tranquilamente.


Mas de volta ao Escaravelho, a história de Lúcia Machado é um mistério que envolve  Alberto, que vê seu irmão morrer após receber um pacote com um escaravelho. A morte não foi em circunstâncias normais, pois ele foi morto com uma espada cravada em seu peito.


Alberto decide investigar a morte de seu irmão e descobre que há outras vítimas e com características em comum: são todas ruivas legítimas, com cabelos que lembram a cor do fogo e sardentas. E todas elas também receberam um pacote com escaravelho.

2. Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha

marcelo-marmelo-martelo

Esse livro infantil também é um marco, talvez 8 entre 10 adultos leram a obra de Ruth Rocha e confesso que acho esse livro uma síntese da simplicidade da infância.


São 3 contos que envolvem as crianças em um espaço urbano, tudo bem situado para que a criança leitora consiga ter uma percepção de realidade. São histórias de situações reais do cotidiano infantil e que mostram como elas, as crianças, são capazes de resolver seus ‘problemas’ com uma sagacidade ímpar.


Os personagens dos contos são: Marcelo, que adora inventar novas palavras, Carlos Alberto; uma criança que descobre o valor da amizade e Teresinha e Gabriela que descobrem, juntas, que as diferenças são que tornam as pessoas únicas.

3. A Bruxinha Atrapalhada, de Eva Funari

Qual criança não se encanta por uma bruxinha, não é mesmo? E no caso da obra de Eva, a Bruxinha vive 10 historinhas nas quais não precisa de nenhuma palavra para cativar o público infantil.


Mesmo sem ter diálogos, a obra de Eva Funari tornou-se referência na literatura infantil e traz a Bruxinha em situações embaraçosas, muito por culpa do seu jeito todo atrapalhado. São, ao todo, 10 historinhas e que nem sempre a Bruxinha consegue arrumar as suas confusões, nem mesmo com mágica.

4. Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos

o-meu-pe-de-laranja-lima

Uma das mais importantes obras da literatura infantil nacional, Meu Pé de Laranja Lima também era uma unanimidade nas escolas e por muitos anos era impossível encontrar uma criança que não tenha lido a obra de José Mauro de Vasconcelos. 


O que muita gente não sabe é que a história tem um pouco de autobiografia, pois foi inspirando-se em sua própria infância que José Mauro escreveu a história de Zezé.


Zezé é um garoto pobre, filho de um pai desempregado e com muitos irmãos. Apesar de ser um garoto muito inteligente, Zezé apronta suas bagunças e constantemente apanha dos pais. Por se sentir tão sozinho, o seu cúmplice, o seu ombro amigo é um pé de laranja lima. É com ele com quem Zezé se abre e usa e abusa da imaginação para conseguir fugir um pouco da sua triste realidade.


Essa linda história foi traduzida para 15 idiomas!

5. Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato

reinacoes-de-narizinho

Não tem como falar de livros infantis sem citar Monteiro Lobato, seria como uma heresia. E Reinações de Narizinho não só foi um livro que marcou a minha infância, mas de muita gente mais velha, essa é a obra responsável por alavancar a carreira de Monteiro Lobato.


É nessa obra que fomos apresentados ao Sítio do Pica-Pau Amarelo e os seus personagens que fazem parte do folclore nacional. Talvez, essa seja uma obra que atingiu níveis de importância que nenhuma outra, na literatura infantil nacional.


Reinações são diversas histórias com nossos queridos personagens Narizinho, Pedrinho, a boneca de pano Emília, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde, Marquês de Rabicó e a bruxa Cuca.


Acho que Reinações de Narizinho e Monteiro Lobato dispensam mais apresentações, não é mesmo?

6. O Menino Maluquinho, de Ziraldo

o-menino-maluquinho

Mais um autor e obra que dispensam apresentações elaboradas, não há uma criança dos anos 80 e 90 que não conheça Maluquinho e o seu pai Ziraldo.


Esse foi um dos livros que mais li e amei na infância e confesso que ainda dou uma folheada sempre que posso. A história é bem simples, é a história de um menino que vive a vida de um jeito bem maluquinho e que, um dia, ele cresce. E ele percebe que na sua infância ele fez de tudo um pouco, só não conseguiu evitar a passagem do tempo e, como consequência, o seu crescimento, o seu tornar adulto.


Pode parecer muito simplista essa pequena sinopse, mas a forma que Ziraldo conta a história, um misto de simplicidade e inocência infantil, nos dá uma nostalgia gostosa de quando éramos também uma criança maluquinha, afinal, isso é ser criança. Uma leitura que é boa para nós, adultos, termos por perto para sempre relembrarmos um pouco da nossa criança interior.


Vou encerrar a minha lista por aqui, somente com 6 livros, mas já deixei a dica lá em cima de que a série Vaga-Lume toda caberia aqui. Agora é com você, diga para nós quais são os livros infantis que te marcaram.

Além de ler, você gosta de escrever?

Agora, antes de você sair, eu tenho mais uma dica muito importante! Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: