Juliano Loureiro • nov. 10, 2021

Compartilhe este artigo:

O incrível do livro são as inúmeras possibilidades de se expressar através das palavras. É possível contar histórias com textos narrativos ou com imagens sem uma única palavra.


O livro é para o adulto e para a criança, para o artista e para o não artista. O livro também serve como item de decoração ou item essencial para a formação profissional de uma pessoa.


Enfim, o livro é rico e pensando nesta pluralidade que resolvi escrever o texto de hoje. Abaixo, listo 7 livros que falam sobre as artes, que fogem um pouco do padrão, do tradicional. Seja por curiosidade, aprendizado ou pela beleza da capa, se encante com os livros dessa lista. Boa leitura.

Dalí, a obra pintada (Robert Descharnes e Gilles Nérel)

dali-obra-pintada

A imagem do rosto de Salvador Dalí, com os grandes bigodes penteados para cima, voltou a ser popular nos últimos anos, por conta das máscaras utilizadas pelos assaltantes em La Casa de Papel, seriado de enorme sucesso da Netflix.


Mas Dalí foi muito mais que uma fotografia icônica. Ele foi um dos artistas e excêntricos mais importantes do século XX. E este volume imponente é o estudo mais completo da obra pictórica de Dalí já publicada. Após anos de pesquisa, Robert Descharnes e Gilles Néret localizaram as pinturas do professor que permaneceram inacessíveis por um longo tempo; tantos, de fato, que quase metade dos que ilustram o livro são pouco conhecidos.

O livro da arte (vários autores)

o-livro-da-arte

"O livro da arte" é parte da coleção que já vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares e este volume explora os movimentos, temas e estilos da história da arte por meio de mais de duzentas obras. Das imagens pré-históricas que simbolizam a fertilidade às videoinstalações do nosso século, este é um título perfeito para a introdução ao mundo da arte.


Escrito em linguagem acessível sem abrir mão do rigor da pesquisa, "O livro da arte" traduz os jargões teóricos e é recheado de imagens das grandes obras de arte da história. Seja o leitor um estudante ou um visitante ocasional de museus e galerias, certamente encontrará inspiração ao reencontrar obras já conhecidas e descobrir novos tesouros que este livro tem para mostrar.

Van Gogh, obra completa de pintura (Ingo F. Walther e Rainer Metzger)

van-gogh-obra-completa-de-pintura

Considerado um dos pais da pintura moderna, Vincent van Gogh (1853-1890) é também uma das figuras trágicas mais célebres da história da arte. Este abrangente livro apresenta um relato detalhado da vida do artista com um catálogo completo de suas 871 pinturas.


A história de Vincent van Gogh é uma das mais irônicas da história da arte. Hoje, ele é celebrado em todo o mundo como um dos pintores mais importantes de todos os tempos, reconhecido com exposições esgotadas, museus festejados e preços recordes de dezenas de milhões de dólares em leilões.


No entanto, enquanto pintava as telas que viriam a se tornar essas modernas obras-primas modernas, Van Gogh estava combatendo não apenas o desinteresse de seu público contemporâneo, mas também ataques devastadores de doenças mentais, com episódios de depressão e ansiedade paralisante que acabariam por reclamar sua vida em 1890, quando ele cometeu suicídio logo após seu aniversário de 37 anos.

Tarsila popular (vários autores)

tarsila-popular

Tarsila do Amaral, foi  uma das principais artistas modernistas da América Latina, descrita como "a pintora brasileira que melhor atingiu as aspirações brasileiras de expressão nacionalista em um estilo moderno." 


Este livro é dedicado à sua obra e acompanha uma grande exposição no Museu de Arte de São Paulo (MASP) sobre essa artista fundamental do modernismo brasileiro.


Este é o mais amplo catálogo de exposição sobre Tarsila do Amaral, reunindo 113 de suas obras, bem como fotografias e documentos. Organizado pelos curadores da mostra, Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, inclui textos inéditos de Adriano Pedrosa, Amanda Carneiro, Fernando Oliva, Irene V. Small, Mari Rodríguez Binnie, Maria Bernardete Ramos Flores, Maria Castro, Michele Greet, Michele Bete Petry e Renata Bittencourt, além de textos históricos de Paulo Herkenhoff e Sergio Miceli, e comentários de obras feitos por Artur Santoro, Carlos Eduardo Riccioppo, Guilherme Giufrida e Matheus de Andrade.

Art Déco (Markus Hattstein)

ar-deco

Art Déco é o estilo decorativo e distintamente estético dos anos entre 1920 e 1940. O movimento abrangeu todas as áreas do estilo de vida e da arte. Art Déco foi um compromisso com a tecnologia moderna, design industrial e funcionalização.


Com mais de 500 ilustrações, este volume mostra a complexidade do estilo Art Déco e suas manifestações na arquitetura, moda, publicidade, objetos do cotidiano, transporte e outras áreas da vida.

Arte moderna (Giulio Carlo Argan)

arte-moderna

Giulio Carlo Argan foi o último representante de uma grande tradição crítica que corresponde historicamente aos movimentos modernos da arte. De fato, o crítico e ensaísta italiano provém de uma escola (a de Adolfo e Lionello Venturi) que procura o sentido da arte na sua história, mais do que em faculdades inatas ou em princípios absolutos.


Foi Argan, aliás, que levou essa orientação até as últimas conseqüências: se a arte é um fenômeno histórico, não há garantia de que ela seja eterna. O desaparecimento do artesanato, de que a arte era guia e modelo, e o surgimento da produção industrial, que se baseia sobre outros princípios, pode muito bem determinar o fim da arte como atividade culturalmente relevante.

História da arte (Graça Proença)

historia-da-arte

Um livro voltado para fins didáticos, sendo a mais completa obra de História da Arte já publicada no Brasil. Todos os grandes movimentos artísticos, tendências e artistas, além de materiais e técnicas utilizadas, estão presentes nesta obra, que abrange de forma contextualizada toda a História da Arte em linguagem clara e didática.


Cerca de setecentas imagens, todas legendadas, reproduzidas em cores e grande formato, transformam o livro em uma verdadeira galeria de obras-primas. Um Suplemento de Atividades, fornecido somente ao professor, inclui questões para avaliação do conteúdo.


O que achou dessa lista com 7 livros sobre arte? Me diga aqui nos comentários e até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: