Juliano Loureiro • abr. 24, 2021

Compartilhe este artigo:

2021 já está caminhando para a reta final do seu primeiro semestre e eu quero saber como andam as suas leituras. Muita gente estipula uma meta de leitura anual e ainda escolhe quais obras serão lidas. Mas se você é dos que deixam ao acaso a escolha, eu tenho uma listinha de livros para conhecer, que pode ser de seu interesse.


Há leitores que vão pela “vibe” do momento e acabam escolhendo os livros que estão na moda, na lista dos mais vendidos ou que o seu grupo de amigos todo leu. Então, pensando nisso, eu criei um post ao melhor estilo “
melhores livros para ler em 2021


Afinal, se todo mundo leu e está comentando, com certeza, esses livros têm algo de especial, vamos conferir?! Uma boa leitura… ou seria melhor dizer: boas leituras?!

Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior

torto-arado

Torto Arado é o primeiro romance deste escritor baiano e já arrebatou, logo de cara, os prêmios Jabuti de Literatura e o Prêmio Leya de Livro do Ano. Itamar veio para mostrar que não está de brincadeira.


Então, vamos falar dessa premiadíssima obra que - não poderia ser diferente - é ambientada no sertão da Bahia. Em
Torto Arado conhecemos as irmãs Bibiana e Belonísia, oriundas de uma família que ainda vive em regime de escravidão.


A gente sabe, por diversas obras com características denunciantes, que o interior do país ainda parece uma terra sem lei, ou governada pela lei do mais forte, pela lei de quem tem o dinheiro. Pois é nessa situação que as irmãs se encontram, porém divergem no comportamento social.


Bibiana é uma mulher conformista, já aceita a submissão a que é imposta e não demonstra o menor interesse em mudar. Enquanto isso, Belonísia já é mais rebelde e inconformada com a situação. Ela se vê na incumbência de liderar os trabalhadores na luta por direitos mais humanos, digamos assim.


E, para dar uma tensão a mais à história, ainda há uma faca como objeto central da trama. Agora, o que exatamente, só lendo para saber!

Mulheres que Correm Com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés

mulheres-que-correm-com-os-lobos

A igualdade de gêneros é uma temática extremamente importante, que esteve em alta em 2020 e que espero que fique ainda em 2021, 22, 23….até que as pessoas possam valorizar o trabalho e a vida feminina. E quando ouvimos falar em feminismo e nessa luta por igualdade, um livro tem sempre aparecido, é a obra de Clarissa Pinkola Estés.


Mulheres que Correm Com os Lobos retrata 19 lendas antigas e conhecidas do grande públicas em uma perspectiva feminista. Ao trazer essas histórias com um olhar feminino, Clarissa traz a reflexão de como as mulheres, por vezes, perdem a sua essência, a suprimindo por conta de uma sociedade machista.


A analogia entre mulheres e lobos não é nova, o enaltecer e reconhecimento da capacidade intuitiva das mulheres e a sua ternura peculiar são alentos para as leitoras que se sentem inferiorizadas e ainda submissas. Assim como o livro é altamente indicado para e entre as mulheres, nós homens deveríamos ter a humildade de reconhecer nossos erros e enxergar o mundo também com os olhos femininos.

O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë

o-morro-dos-ventos-uivantes

Muito longe de ser um lançamento, a não ser que você considere o ano de 1847 como ontem, O Morro dos Ventos Uivantes é o “filho único” da britânica Emily Brontë, o que não quer dizer absolutamente nada, porque bastou apenas uma obra para a escritora alcançar a fama e o seu livro ganhar diversas adaptações artísticas, incluindo até mesmo música de banda de heavy metal.


Esse clássico da literatura inglesa é mais que indicado para quem adora uma trama familiar envolvendo vinganças, ciúmes, golpes e tudo mais.
A história narra a vida de Catherine, filha de uma família rica, e o seu irmão adotado, um órfão acolhido pelo pai de Catherine, Heathcliff.


A história dos dois começa em suas infâncias e, o que teria tudo para ser uma relação amorosa, acaba tornando-se uma narrativa vingativa. Emily Brontë constrói uma belíssima ficção onde o leitor fica intrigado ao perceber o poder destrutivo do ego. Catherine e Heathcliff estão tão cheios de si, que acabam desfazendo-se de tudo e todos ao seus redores.

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari

sapiens

Prepare-se para voltar às aulas de história e ciência, porque Yuval Noah Harari é um historiador, com doutorado em História pela Universidade de Oxford. E o seu best seller Sapiens, realmente, conta a história da evolução do homem na Terra.


Você, obviamente, está se perguntando por que um livro sobre um tema “tão escolar” estaria numa lista de livros para conhecer ou melhores livros de 2021. Acontece que Yuval traz uma perspectiva narrativa muito interessante e desconhecida da grande maioria.


O autor tem uma visão bem interdisciplinar da evolução humana e nos traz 70 mil anos da humanidade divididos em apenas 3 grandes revoluções: a Revolução Cognitiva, a Agrícola e a Científica, claro.


Voltando muito no tempo e conhecendo a história “da chegada” do homem à Terra, temos uma percepção de insignificância e, ouso dizer, de sermos seres descartáveis, pois do mesmo jeito que chegamos, podemos sair e liberar espaço para uma nova espécie. Especulações à parte,
Sapiens traz história e ciência de uma maneira lúdica e reflexiva.

O Sol É Para Todos, de Harper Lee

o-sol-e-para-todos

Ignorância, preconceito, injustiça social e discriminação. Aspectos pejorativos de uma sociedade moderna, certo? Não, neste caso. O Sol É Para Todos é o único romance de Harper Lee, o que não diminui a magnitude da autora e obra.


Publicado em 1960, o livro foi sucesso imediato, no ano seguinte a sua publicação, ele ganhou o  Prêmio Pulitzer de literatura e em 1962 já tinha a sua própria adaptação cinematográfica. O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e o de Melhor Ator com Gregory Peck, no papel de Atticus Finch.


O mais legal é ver uma obra tão premiada e referenciada abordar uma temática que, nos anos 30, nos EUA era tão evidente e permanece - infelizmente -
tão atual que é a discriminação racial. A obra de Harper Lee vai afundo na natureza humana para instigar a nossa moralidade e bater de frente contra o preconceito.


A história conta um período de três anos na vida dos jovens  Jem e Scout Fincher e o pai Atticus Finch, um advogado de princípios firmes, liberais e humanitários. Atticus é daquelas pessoas que acreditam no ser humano e tenta sempre trazer o lado bom delas. 


Porém, Atticus tem um trabalho que não é para qualquer um: defender um homem negro, nos anos 30, acusado de estuprar uma garota branca. Atticus torna-se, praticamente, um porta voz da consciência humana e nos faz refletir durante toda sua argumentação de defesa e de ensinamento aos filhos. 


O Sol É Para Todos é recomendado, até hoje, em escolas americanas para a conscientização dos alunos!


Por enquanto, é só. O que não significa que eu tenha apenas
5 indicações literárias para você. Neste post, quis trazer obras que ainda não encontraram espaço, aqui no Bingo!. Se você navegar pelo blog, irá encontrar dezenas de livros para conhecer e, por que não, criar a sua própria lista de melhores livros para ler em 2021?


Ah! E se você me permite, antes de sair, quero sim deixar mais uma sugestão de livro para você conhecer ainda em 2021. Quero apresentar-lhe o meu romance, uma história distópica que tem recebido boas críticas dos leitores. 


Em
Lucas: a Esperança do Último, apenas 2% da população mundial sobreviveu à Grande Extinção. Estamos em 2042 e Lucas acredita que somente ele e seu gato Félix sobreviveram. Mas algo acontece e ele passa a acreditar que ainda pode encontrar a sua família, para isso, terá de sair em uma jornada de vida ou morte.


Quer saber mais sobre essa história?
Baixe, agora, os capítulos iniciais e conheça Lucas!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: