jul. 02, 2020

Compartilhe este artigo:

Um problema sério para leitores assíduos ou “leitores de fim de semana” é: o que ler?


Claro que, para alguns o problema é pela quantidade de dicas de leituras, aquele tanto de livro na estante e você “não tenho nada para ler!”. Confessa, você compra mais livros novos do que consegue ler o que já estão em casa.


Já, para outros, o problema é a falta de hábito da leitura, o não apreço pela literatura. Aí, a resistência para sugestões de leitura é ainda maior.


Para colocar fim a esse grande problema, trouxe mais um conteúdo com dicas de livros para leitura.


Mais dicas de livros para ler


Claro que se você chegou ao Bingo! agora, deve ter estranhado eu falar que este é mais um conteúdo com dicas de leitura. Não é a primeira vez que irei publicar um conteúdo de sugestões literárias, mas não tem importância se você não viu os outros, anote estas dicas e depois dê uma lida nos outros conteúdos. 


Inclusive, tem um texto sobre Como escolher um bom livro para ler!


Para quem já meu leitor assíduo, vale recordar o que já foi sugerido por aqui:




  • Filmes baseados em livros (duas dicas de uma vez, hein?!): você sabia que O Poderoso Chefão e Clube da Luta são obras literárias? Ah! Aqui também citei o Stephen King com uma, dentre dezenas de obras cinematográficas do autor.


Olha, dicas não faltam, mas como sugestão do que ler nunca é o suficiente, vamos para mais algumas?


Dicas de livro para quem quer ter o próprio negócio


1. A Startup Enxuta


Com certeza, se você pensou alto, ao lado de alguém, que deseja abrir um negócio, montar a sua própria empresa, essa pessoa falou: “eu tenho uma dica de livro, é de um tal de Eric Ries.”.


Uma situação hipotética, até porque Eric Ries não é qualquer um, é simplesmente o mentor do movimento Lean Startup (ou, startup enxuta em bom português.). Startup Enxuta é um clássico, digamos assim, do empreendedorismo inovador.


Na obra, Eric apresenta fundamentos para a concepção de um negócio (apesar de voltado para o nicho de startups, o conhecimento pode ser aplicado em outras áreas) sem desperdício de tempo e recursos. 


2. Sonho Grande


Essa dica de leitura é para quem quer aprender com os maiores, para quem tem, literalmente, um sonho grande.


O livro de Cristiane Correa aborda a carreira dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira e como o modelo de gestão do trio proporcionou um crescimento exponencial dos seus negócios.


Ah! Se você não tiver ligando os nomes às pessoas, os três empresários estão por trás de marcas como AmBev, Burger King e Kraft Heinz.


3. Qual é a Tua Obra


Atenção à essa sugestão de livro. Essa dica é para você ler antes de montar o seu negócio. Qual é a Tua Obra é um livro de Mário Sérgio Cortella. E, por que você deve o ler antes de abrir uma empresa?


Esse livro trata de gestão, liderança e a ética no âmbito do negócio e, claro, no relacionamento pessoal-profissional. É como um iluminador de propósitos para você empreendedor. Então, quer saber onde chegar com seu empreendimento? Não deixe de ler.


Sugestão de leitura para quem quer ser escritor (ou apenas gosta muito de escrever)


4. Confissões de um Romancista


Começo as dicas de leitura para quem quer se tornar um escritor com ninguém menos do que Umberto Eco. O legal dessa obra é que ela é uma análise dos romances de Eco feita pelo próprio autor.


Umberto Eco se distancia do romancista e como grande teórico e filósofo que é, conta como foi a concepção dos clássicos O Nome da Rosa e O Pêndulo de Focault (anote aí, mais essas duas dicas de livros para ler) e as questões ficcionais e do universo que permeia a construção dos seus personagens.


5. Para Ler Como Um Escritor


Mais uma daquelas dicas de leitura para você aprender com os maiores. Há quem diga que não se pode ensinar um escritor a escrever, mas estar em contato com outros profissionais e conhecer seus métodos, pode ajudar a ter sempre o seu melhor na ponta do lápis.


Francine Prose, autora de Para ler como um escritor, traz um estudo sobre a obra de autores consagrados, propondo ao leitor a oportunidade de saber como “escrever bem”. No livro, uma análise de nomes como Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis e Graciliano Ramos.


6. Como Escrever Bem


Uma sugestão “importada” de leitura. Como escrever bem, de William Zinsser, é uma das principais referências nos EUA para jornalistas, estudantes e, claro, autores que estão começando.


A obra se destaca pelas dicas que William traz aos leitores, sem se apegar tanto às formalidades e focado mais no processo criativo em si. Chegou a marca de mais de um milhão de cópias vendidas.


Dicas de livros para ler por hobby


Até agora, foram seis dicas de leituras com um certo propósito profissional, mesmo que a escrita também possa ser diversão, ainda foram viés educativos trazidos até agora.


Isso me lembra muito o tempo de escola, que a gente acabava tendo repulsa de alguns autores e livros por causa da obrigatoriedade de leitura e as temíveis provas de literatura. E os vestibulares com suas listas de leituras? Tenho amigos que chamam essas sugestões de ‘optatórias’ (opcionais + obrigatórias).


Então, para dar uma aliviada, vou trazer algumas dicas de livros para você ler no seu momento de folga.


7. O Hobbit


Vou começar com O Hobbit, como um pedido de desculpa aos leitores que acharam ruim eu não ter citado nenhuma obra de J.R.R. Tolkien, no conteúdo sobre livros que viraram filmes.


Claro que você já deve ter visto ou ouviu falar de O Senhor dos Anéis e seu universo mágico de elfos, dragões, anões e tudo que permeia o imaginário de crianças, jovens e alguns adultos que se permitem viajar até a idade média e outros períodos longínquos.


Esta obra é o início de toda a saga, mesmo tendo sendo escrita depois. Isso mesmo, apesar de ter sido escrito em (pasmem) 1937, ele não foi o primeiro livro publicado sobre o universo do anel.


A história é sobre Bilbo Bolseiro e a saga a qual ele foi forçado a participar junto a Gandalf e os anões. A leitura do livro é muito prazerosa, a construção dos personagens é um detalhe de destaque e as narrativas de lutas mexem com qualquer imaginário.


Um detalhe muito interessante e que, digamos assim, justifica a leitura fluída é que Tolkien escreveu O Hobbit com uma linguagem mais “acessível” para que seu filho Christopher conseguisse entender O Senhor dos Anéis. 


8. O Guia do Mochileiro Das Galáxias


42! Separe sua toalha e não entre em pânico!


Essa é uma dica clássica para os amantes da cultura nerd e geek. Douglas Adams produziu essa excelente trilogia de cinco livros. É isso mesmo. Só lendo para entender o humor britânico que me remeteu à trupe Monty Python.


O primeiro livro conta a saga de Arthur Dent e seu amigo extraterrestre Ford Perfect. Eles fogem da destruição da Terra, pegando carona em uma nave espacial. É aí que começa uma viagem bem maluca pela galáxia, envolvendo raças de alienígenas, viagem no tempo e conflitos intergalácticos.


A história é muito bem humorada, cheia de sátiras e sim, tem muita ciência envolvida. É uma leitura muito prazerosa, com certeza você irá emendar um livro atrás do outro e terminará a trilogia no quinto livro.


Ah! E após a leitura, com certeza, você dará ouvidos aos golfinhos!


9. Stephen King - A biografia: Coração Assombrado


Para finalizar as sugestões por ora, a dica de leitura é a biografia de um dos mais renomados autores do mundo e, talvez, o maior do gênero terror.


A autora Lisa Rogak traz a história de King desde a sua infância, lendo algumas críticas na internet, vi pessoas criticando o livro, afirmando que não trouxe nada de novo. Bem, acredito que sejam críticas de quem é muito fã do Stephen King e sempre ficam aguardando algo novo.


Agora, se você, como eu, leu algumas de suas obras ou apenas o conhece pelas adaptações cinematográficas, posso afirmar categoricamente que a leitura é super válida. Conhecer a infância do autor, descobrir como ele passou por um abandono paternal e, dentre tantos problemas, conviveu com o drama do alcoolismo e ainda sim atingiu um nível de excelência e reconhecimento.


Várias curiosidades são trazidas (obviamente para você que não é um dos super fãs que criticaram o livro), como o lado torcedor de beisebol e músico de King. Vale também pelo conhecimento das dezenas de obras publicadas sob diversos pseudônimos e a sua relação com os filhos, alguns seguindo os passos do pai, como autor.


Nove livros indicados, somente neste conteúdo, fora as outras indicações nos conteúdos mencionados no início do texto. Eu sei que você deve tá pensando quando conseguirá ler todas essas dicas, pois eu tenho mais uma sugestão de leitura.


Enquanto não se decide por um livro, que tal ler o primeiro capítulo do meu livro Bingo!?! É uma experiência diferente, onde você vai ter o prazer de ler a primeira parte da história de Lucas, que tem muito do que falo por aqui.


10. Lucas: a Esperança do Último


A última indicação é justamente sobre o meu livro, lançado recentemente. Esta distopia se passa no ano de 2042. Lucas e Félix, humano e gato, são os únicos moradores de Nova Del Rey, cidade inóspita, que ainda carrega os impactos da Grande Extinção, que ocorreu 23 anos atrás.


Após descobrir que há outras pessoas vivas na cidade, decidem partir em uma jornada até Rio108 em busca de respostas, sem saber o que os esperam.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 10 mai., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: