Juliano Loureiro • set. 17, 2020

Compartilhe este artigo:

Quem acompanha o blog sabe, assim como a literatura , os quadrinhos também são uma das 11 manifestações artísticas existentes. Mas hoje vamos além. Vamos falar dos quadrinhos orientais, os famosos mangás. Bastante presente nos jovens brasileiros dos anos 90 (obrigado Editora Conrad), hoje os mangás cativam jovens e adultos, com histórias fantasiosas e lições fortes.


Fiz esta lista com 10 mangás mundialmente famosos, sendo muitos com vendagem próxima aos 500 milhões de exemplares. Importante dizer, esta é uma lista opinativa, que leva em conta a experiência que tive com os mangás citados e, para aqueles que não li, coloquei pela relevância de vendas. Ok? Estamos alinhados? Então, bora para a leitura!

1 - Dragon Ball (Akira Toriyama)

dragon-ball

Dragon Ball moldou a minha infância e até hoje, aos 32 anos, leio o mangá e assisto ao anime. Escrito e ilustrado por Akira Toriyama, originalmente foi lançada em 1984 no periódico semanal japonês Shonen Jump.  Possui um total de 42 volumes e foi publicado até maio de 1995. A história do garoto macaco Goku foi inspirada no clássico romance chinês Jornada ao Oeste.


A série segue as aventuras de Son Goku, um garoto estraterreste que fora enviado ao planeta Terra ainda criança. Foi adotado por Gohan, um senhor que vive isolado na floresta. Com seu avô adotivo, aprende artes marciais e percorre o mundo em busca das sete Esferas do Dragão, artefatos misteriosos capazes de realizar qualquer desejo.


O mangá é o de segunda maior vendagem da história, ultrapassando a marca de 300 milhões de unidade. Deu origem ao anime de mesmo nome, que se tornou o maior fenômeno de audiência da história.

2 - Naruto (Masashi Kishimoto)

naruto

Lançado mais de uma década após Dragon Ball, em 1999, Naruto é outro mangá de enorme relevância. No total, foram 700 capítulos, publicados semanalmente pela Shonem Jump. Posteriormente, todos esses capítulos viraram 73 volumes. Também possui uma adaptação televisiva, igualmente bem sucedida. O mangá é dividido em duas partes, sendo que no anime a parte dois recebeu o nome de Naruto Shippudn. Vendeu aproximadamente 250 milhões de unidades.


Escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto, o mangá conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o ninja líder de sua vila

3 - One Piece (Eiichiro Oda)

one-piece

Escrito e ilustrado por Eiichiro Oda, One Piece foi mais um mangá publicado originalmente pela Shonen Jump,  aparecendo semanalmente entre os anos de 1997 e 2000. Possui um total de 97 volumes publicados e é o mangá com maior vendagem da história, ultrapassando as 500 milhões de cópias.


One Piece conta as aventuras de Monkey D. Luffy, um jovem cujo corpo ganhou as propriedades de borracha após ter comido uma fruta do diabo acidentalmente. Com sua tripulação, os Piratas do Chapéu de Palha, Luffy explora a Grand Line em busca do tesouro mais procurado do mundo, o "One Piece", a fim de se tornar o próximo Rei dos Piratas.

4 - Vagabond (Takehiko Inoue)

vagabond

O mangá, ilustrado e escrito por Takehiro Inoue, é inspirado na história de Miyamoto Musashi, o maior samurai da história do Japão. Foi serializado desde 1998 e foi compilado em 37 volumes. No Brasil, foi publicado pela Editora Conrad durante os anos de 2001 e 1006. Ao todo, vendeu mais de 80 milhões de unidades.


Musashi vive em um dos momentos mais turbulentos da história do Japão. Por volta de 1600 d.C, o jovem Takezo, ao lado de seu amigo Matahachi, deixa a vila Miyamoto para lutar na Batalha de Sekigahara. Embora sonhem com fama e glória, eles somente encontram a derrota e um caminho repleto de incertezas. Miyamoto Musashi, como posteriormente ficou conhecido Takezo, morreu sem nunca ter perdido uma batalha.

cta-ebook-lucas
cta-ebook-lucas

5 - Death Note (texto: Tsugumi Ohba e ilustração: Takeshi Obata)

death-note

Death Note é um mangá escrito por Tsuhumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata que foi seriado na Shonen Jump durante os anos de 2003 e 2006. Posteriormente, foi compilado em 12 volumes. No total, vendeu incríveis 30 milhões de unidades.


A história centra-se em Light Yagami, um estudante do ensino médio que descobre um caderno sobrenatural chamado Death Note, no qual pode matar pessoas se os nomes forem escritos nele. À partir daí Light tenta eliminar todos os criminosos e criar um mundo melhro, mas seus planos são contrariados por um famoso detetive particular, chamado L.

6 - Hunter x Hunter (Yoshihiro Togashi)

hunter-x-hunter

Hunter x Hunter possui 36 capítulos e foi lançado em 1998. É escrito e ilustrado por Yoshihiro Togashi e já vendeu mais de 76 milhões de unidades.


A história gira em torno do protagonista Gon Freecss, um garoto de 12 anos que tem como objetivo encontrar o seu pai, então ele decide se tornar um "Hunter". À medida que a história avança, Gon faz amizade com outros três Hunters aspirantes: Leorio, Kurapika e Killua, que o acompanham em suas aventuras.

7 - Fullmetal Alchemist (Hiromu Arakawa)

fullmetal-alchemist

Diferentemente dos outros mangás acima citados, Fullmetal Alchemist foi publicado pelo periódico mensal Shonen Gangan. Escrito e ilustrado por Hiromu Arakawa, possui 27 volume. No total, já vendeu aproximadamente 70 milhões de volumes.


O universo do mangá se passa no período após a Revolução Industrial Europeia. Situado em um universo ficcional em que a alquimia é uma das mais avançadas técnicas científicas conhecidas pelo homem, a história centra-se nos irmãos Edward Elric e Alphonse Elric, que estão procurando a pedra filosofal para restaurar seus corpos após uma desastrosa tentativa de trazer a mãe falecida de volta à vida através da alquimia.

8 - JoJo's Bizarre Adventure (Hirohiko Araki)

jojo-bizarre

Não só o nome é "bizarro" neste mangá. Jojo's Bizarre Adventure é o segundo mais longo mangá já publicado pela Shonen Jump. Publicado desde 1984, ainda está em produção e atualmente está na edição 127. Até o momento, vendeu mais de 100 milhões de cópias.


 O mangá conta a história da família Joestar e suas batalhas contra forças sobrenaturais. É divido em 8 partes e em cada uma há o mais recente primogênito dos Joestar, por via de regra apelidado de JoJo, fadado a seguir as tradições de sua família, "cumprindo com o seu destino" ao participar ativamente em combate a tal presença mística e derivados que assombram a sua família há séculos.

9 - Slam Dunk (Takehiko Inoue)

slam-dunk

Escrito e ilustrado por Takehiko Inoue (o mesmo de Vagabond), Slam Dumk foi publicado pela Shonen Jump durante os anos 1990 e 1996, com um total de 31 volumes. Ao todo, já vendeu 126 milhões de cópias.


A história é sobre um time de basquete da escola secundária japonesa Shōhoku, tendo Hanamichi Sakugaro, um delinquente e líder de uma gangue, como protagonista.

Captain Tsubasa (Yōichi Takahashi)

captain-tsubasa

Assim como Slam Dunk, Captain Tsubasa traz o esporte como premissa principal.  Foi publicado semanalmente na Shonen Jump durante os anos de 1981 e 1988 e possui um total de 37 volume. Vendeu no total 82 milhões de cópias. Tendo o futebol como tema central, o mangá serviu para promover o esporte no Japão.


O foco da história está nas aventuras da seleção japonesa de futebol com foco em seu capitão, Oliver Tsubasa. A série é caracterizada por movimentos de futebol dinâmicos contidos em ações fantasiosas. Também trata do relacionamento de Tsubasa com seus amigos e oponentes, além de sua rotina como jogador.


O que achou da nossa lista? E quais desses você já leu? Me conta aqui nos comentários. Até o próximo texto.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

utilizando-inteligencia-artificial-para-escrita-de-livros-possibilidades-impactos-e-aspectos-legais
Por Juliano Loureiro 21 abr., 2024
Este artigo explora como a IA está sendo utilizada na escrita de livros, os impactos desta tecnologia na literatura e os desafios legais que emergem. E se você é escritor, certamente este texto é para você. Vamos lá? Boa leitura!
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: