2020 já chegou com tudo! O novo ano traz consigo novas ideias e metodologias, inclusive para o marketing. Agora, é preciso atualizar o ultrapassado e aperfeiçoar o que já está dando certo. E é para falar sobre as novidades do
marketing para 2020
que trago este artigo.
Você deve estar se perguntando: mas todo o conhecimento do marketing muda apenas com a virada de ano?
Bom, a resposta é sim e não.
Ela é sim porque a tecnologia muda a cada dia, por isso é fundamental acompanhar tudo o que sai de mais recente no mercado; e não porque, como dito anteriormente, algumas estratégias ainda são extremamente válidas, sendo preciso melhorá-las com o passar do tempo.
Sem mais delongas, confira abaixo uma lista especial que pontuei relatando as tendências do marketing na nova década. Consegui prender sua atenção até aqui? Ótimo! Continue a leitura para saber ainda mais:
Podcast
Que estamos na era da “podosfera” isso já não é novidade para ninguém. A crescente procura por esse conteúdo em áudio o traz novamente para os holofotes em 2020. O mais legal é que a
sua produção é simplificada, diversificada e de fácil postagem; basta escolher a melhor plataforma de stream e publicar.
Além disso, os podcasts podem servir como um ótimo canal de comunicação entre clientes e empresas, seja para sanar dúvidas ou até mesmo responder comentários.
- Você sabia que o Bingo possui um podcast exclusivo? Clique aqui agora mesmo para escutar o nosso último episódio “Adeus Kobe Bryant… :(“.
Busca por voz
Com a busca por voz já representando
20% das buscas em apps de pesquisas, as empresas levarão em consideração esse perfil de usuário em suas estratégias de SEO em 2020. Com todos os principais provedores de tecnologia que investem em assistentes virtuais, a tecnologia de inteligência artificial, se tornará uma parte fundamental da jornada de um usuário com uma marca.
Novos dispositivos habilitados para voz, como a
Alexa da Amazon e a Siri do iOs, foram um sucesso entre os consumidores em 2019, e com certeza será em 2020. O uso destes dispositivos apresentará um forte crescimento e deve se tornar uma das maiores tendências de marketing digital na nova década.
Querendo ou não, a busca por voz afeta diretamente as estratégias de SEO e exige que incorpore comandos de voz em nossas estratégias de busca orgânica, principalmente nas que envolvem táticas de SEO local.
Vídeo Marketing
O vídeo tem se tornado cada vez mais importante no marketing para 2020. O
consumo de vídeo tem aumentado exponencialmente
e, de acordo com dados da MarketingCharts.com, de Outubro de 2019, essa tendência continuará em alta para a próxima década.
E vale lembrar que vídeo não se trata somente de YouTube, apesar de ele ser o grande favorito. Mas você é possível abusar bastante das lives do Facebook, do Instagram ou do IGTV. Escolha aquela que melhor funciona com o seu negócio.
Além disso, vale muito a pena transcrever o conteúdo dos vídeos. Desse modo, você tem mais conteúdo para contribuir para o SEO ou o VSEO do seu blog.
Marketing Personalizado
O marketing personalizado, também conhecido como marketing one-to-one, consiste em
usar dados para entregar mensagens individualizadas a potenciais clientes. Assim, uma mensagem diferenciada pode ser entregue a um cliente potencial, no momento ideal.
Aqui, a intenção não é repassar mensagens para “grandes massas”, mas pensar, de acordo com a necessidade de cada cliente, qual a comunicação mais eficiente e objetiva. Dessa forma, o customer também terá um sentimento de cuidado e acolhimento.
Marketing Conversacional
O Marketing conversacional pode ser definido como a maneira mais rápida de levar os compradores pelos funis de marketing e vendas, por meio do poder das conversas em tempo real. Ele cria relacionamentos e experiências autênticas com clientes e compradores.
As pessoas querem respostas na hora, então quanto mais rapidamente a sua empresa respondê-las, maiores as chances de conversão. Quando a sua empresa tem esse contato um a um, cria uma personalização. E é isso que as pessoas vêm buscando cada vez mais: elas querem respostas únicas para as suas necessidades exclusivas.E respostas imediatas.
Os três passos principais do marketing conversacional, então, podem ser definidos em:
- engajar os leads com conversas, excluindo formulários extensos;
- entender o que eles querem rapidamente; e
- recomendar os próximos passos corretamente, para movê-los pelo funil de vendas, rumo à conversão.
Aplicativos de Mensagens
Apesar de muita gente ainda crer que os aplicativos de mensageiros servem apenas para se comunicar com amigos e familiares, eles têm sido uma ferramenta muito útil de marketing digital, para a empresa conversar one-to-one com os consumidores.
E muitos negócios já estão utilizando essa forma de mensagem em substituição aos e-mails, enviando mensagens personalizadas e até mesmo para grupos.
Para isso, o WhatsApp é a plataforma campeã. O aplicativo detinha, em outubro de 2019, 1,6 bilhão de usuários. Hoje mesmo, recebi uma mensagem (chatbot) de um aplicativo de comidas no meu WhatsApp, querendo saber por que eu não estava mais comprando lá.
Como passamos muito tempo navegando por esses aplicativos (até reunião de negócios faço com frequência por WhatsApp), as empresas já vêm utilizando alguns deles para fazer anúncios patrocinados.
Esse conteúdo foi útil para você? Saiba que o marketing para 2020 traz como grande sacada a inovação. Ou seja, não tenha medo de arriscar em novas estratégias e trazer o ousado para o seu negócio.