Juliano Loureiro • fev. 04, 2020

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Para algumas pessoas engenharia e marketing são mundos opostos. Ainda mais pela grande maioria pensar que a engenharia é voltada apenas para as exatas, enquanto marketing flerta com a imaginação. Bom, as coisas não são bem assim.

Já quebrando os paradigmas, é preciso ressaltar que a engenharia também precisa estar lado a lado com a criação. Um engenheiro civil, por exemplo, precisa ser inovador na hora de criar um novo projeto para erguer uma infraestrutura.

O marketing, por outro lado, bebe (e muito) na fonte dos números. Afinal, é preciso coletar dados para saber se uma campanha está dando certo, saber quantos cliques um link recebeu, quantos leads abriram um certo e-mail, e por aí vai.

Eu por exemplo, sou dono da FRIENDS, uma empresa que aposta no marketing para realizar o growth dos nossos clientes. Mas você sabia que eu sou formado em Engenharia Ambiental? E mais, que possuo uma pós em Engenharia de Segurança do Trabalho?

Pois é, é justamente sobre isso que eu vim falar hoje. Até porque, precisamos desconstruir a ideia de engenharia e marketing não poderem andar lado a lado; um fortificando o outro. Existe até um termo para isso: o martech.

Quer saber um pouco mais sobre como a minha formação acadêmica auxilia no mercado que estou inserido atualmente? Basta continuar com a leitura!

Afinal, o que é o martech?

O martech pode ser definido como uma estratégia ou profissional que precisa lidar tanto da tecnologia quanto do marketing. Esse termo é voltado, principalmente, para quem possui projetos de Startups e precisam trabalhar, cotidianamente, com essas duas frentes.

Uma exemplificação perfeita é quem precisa trabalhar com o engenharia e marketing. Afinal, engenheiros estão dispostos de tecnologia de ponta para realizarem seus trabalhos.

E engana-se quem pensa que essa é uma realidade distante. Atualmente, é muito comum ver agências que optam por formar equipes multidisciplinares, nas quais a criatividade e a parte analítica estejam lado a lado.

Assim, além dos profissionais formados em alguma área da comunicação, é possível ver nesses times engenheiros, cientistas da computação, matemáticos e administradores.

Por que quis fazer Engenharia Ambiental?

Dentre os engenheiros ambientais que se formam, grande parte fazem, após se formarem, Eng. de Segurança do Trabalho ou Engenharia Civil. Como ainda não sabia qual rumo tomar na carreira, e não estava disposto a mais vários anos de graduação, me interessei pela pós em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Não cheguei a trabalhar efetivamente como Engenheiro de Segurança do Trabalho. Porém, como Engenheiro Ambiental, essa pós graduação foi um grande complemento, afinal, são duas áreas muito próximas. 

Como fui parar no marketing?

A verdade é que entrei e fiz marketing sem saber o que era marketing. Em meados de 2015, percebi que o mercado não iria me absorver tão cedo e, então, passei a utilizar as redes sociais para me comunicar como um "eco empreendedor", alguém que se preocupava com sustentabilidade e, ao mesmo tempo, estava empreendendo.

Como eu creio que a Engenharia e Marketing podem andar juntas?

Independente de qual área eu fosse seguir, a engenharia me ajudou a pensar em tudo de forma mais objetiva, em forma de projetos, com início, meio e fim. E, como todo bom projeto, tem que haver entregas, metas e objetivos. E, dentro de qualquer estratégia de marketing, o planejamento e visão futura de onde você quer chegar é essencial.

Qual a minha atual visão do martech?

Como tudo que está na "hype", haverão os "early adopters", em seguida os entusiastas, que fazem algo de fato "bombar" para, então, solidificar o mercado com aqueles que fazem com propósito, organização e que são resilientes ao ponto de se manterem firme no mercado. 

Logo, com o martech não será diferente. O termo, muito difundido no meio das startups de tecnologia, fará com que tenhamos um boom de ideias e soluções, mas que podem não existir em um curto espaço de tempo. 

Por exemplo: está cada vez mais dentro das estratégias de marketing de uma empresa ou de um empreendedor o uso do Podcast. Por mais simples (precisa-se de poucos aparatos tecnológicos) que seja a criação de um episódio, acredito que em 2 anos, restarão pouquíssimos players no mercado.

Qual a dica deixo para quem pretende “migrar” para o marketing?

Estude bastante. Diferentemente de outras áreas de conhecimento, o marketing muda, literalmente, todo dia. 

Além disso, a recorrência em tudo que produzir é essencial. Clichê, mas faz sentido: "Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura".

Com essa nova realidade e multidisciplinaridade, precisamos abraçar as novas áreas que o marketing traz. A partir do momento que reter informações e dados tornou-se fundamental para qualquer negócio, as ferramentas digitais também migraram para outras profissões — que, anteriormente, não enxergavam essa necessidade.

Agora que você tem um contexto maior da minha jornada pessoal e profissional, acredita que a engenharia e marketing podem ser grandes aliados? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!

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Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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