Juliano Loureiro • out. 04, 2022

Compartilhe este artigo:

Imaginar o futuro é um exercício que todos fazemos diariamente, seja este futuro o amanhã ou daqui a vários anos. E, neste futuro, desejamos sempre coisas boas; conquistas, realizações e uma velhice com qualidade e saúde. Entretanto, escritores de ficção científica vão além dos pensamentos cotidianos. É exercício constante pensar no futuro da sociedade, mas considerando que nem sempre tudo pode dar certo.


Além das tradicionais brigas com robôs e inteligências artificiais, pensa-se bastante sobre os efeitos de uma guerra ou um novo vírus mortal. Quando imaginamos um futuro destruído, com diversos desafios sociais e ambientais, damos asas aos mundos ficcionais pós-apocalípticos.


No texto de hoje, separei 8 livros essenciais para àqueles que querem entender melhor sobre histórias pós-apocalíticas. Gostou do tema? Confira comigo esta lista e boa leitura!

A Dança da Morte (Stephen King)

capa-a-dança-damorte

Um calhamaço de 1268 páginas, A Dança da Morte é uma das maiores obras do Mestre do Terror Stephen King. O livro retrata desde o início da contaminação de um vírus mortal até os diversos conflitos anos pós-apocalipse. O livro, recentemente, recebe uma adaptação em formato de série, de nome The Stand. Confira a sinopse do livro:


"Após um erro de computação no Departamento de Defesa, um vírus é liberado, dando origem à doença que ficará conhecida como Capitão Viajante, ou "supergripe". Não demora muito para que um milhão de contatos casuais formem uma cadeia de morte, e é assim que o mundo como o conhecemos acaba.


O que surge no lugar é um mundo árido, sem instituições e esvaziado de 99% da população. Um mundo onde sobreviventes em pânico escolhem seus lados — ou são escolhidos. Os bons se apoiam nos ombros frágeis de Mãe Abigail, com seus cento e oito anos de idade, enquanto todo o mal é incorporado por um indivíduo de poderes indizíveis: Randall Flagg, o homem escuro".

Bird Box (Josh Malerman)

Obra máxima do autor Josh Malerman, com mais de 170 mil cópias vendidas só no Brasil, Bird box ficou popular por conta da adaptação da Netflix, em formato de filme, com Sandra Bullock no papel principal. Leia a sinopse do livro:


“Quatro anos após as mortes terem começado, há poucos sobreviventes em Michigan. Malorie e seus dois filhos pequenos estão entre eles. O trio faz parte do grupo que tenta resistir em um mundo no qual abrir os olhos pode ser fatal. Vivendo em uma casa abandonada, Malorie e os filhos não sabem o que se passa do lado de fora. Sempre com as janelas e portas cobertas e sem comunicação com o exterior, o local é uma área isolada no meio do caos.


Até o momento em que uma misteriosa neblina atinge a região e Malorie decide que adiou por muito tempo. Após quatro anos trancados, Malorie e as crianças fogem da casa em um barco a remo na esperança de encontrar um lugar distante do surto que matou todos ao seu redor. De olhos tapados, os três encaram uma viagem assustadora rumo ao desconhecido”.

Ensaio sobre a cegueira (José Saramago)

capa-ensaio-sobre-a-cegueira

Livro mais famoso do consagrado autor português José Saramago, Ensaio sobre a cegueira, foi publicado em 1995, e conta um cenário fictício, no qual uma epidemia de cegueira branca se espalha por uma cidade, causando destruição por onde passa.


Para tentar resolver a situação, o governo decide isolar todos os que possuem a doença, realizando uma quarentena. No entanto, o problema é que essas pessoas recebem recursos limitados, que ferem as suas dignidades.


Saramago confessou que todo o livro é bastante angustiante, tendo sido, inclusive, difícil de ser escrito. O autor relatou:


“Este é um livro francamente terrível com o qual quero que o leitor sofra tanto como sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso.”


Eu sou a lenda

capa-eu-sou-a-lenda

Um livro que difere bastante do filme, famoso pela interpretação de Will Smith no papel principal. O livro tem o terror bem mais presente que a adaptação cinematográfica, além de mudanças importantes na narrativa.


Se você já viu o filme, leia a sinopse e tire suas conclusões:


"Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios: criaturas da noite sedentas de sangue. Nesse cenário pós-apocalíptico, Robert Neville pode ser o último homem na Terra.


Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam nas sombras, observando até o menor de  seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso...


Eu sou a lenda, escrito por Richard Matheson em 1954, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes". 

Corpos secos (vários autores)

corpos-secos

Livro escrito por diversos autores nacionais, Corpos Secos ganhou o Prêmio Jabuti 2021, na categoria romance e consolida os autores como grandes nomes da nossa literatura contemporânea de ficção.


Por se passar no Brasil, o livro impacta mais ainda os leitores brasileiros. Na trama, uma doença fatal assola o Brasil e o transforma em uma terra pós-apocalíptica, onde não há governo, nem leis e, principalmente, sem esperança para as pessoas. Os sobreviventes tentam cruzar o país em busca de um porto seguro. 


Confira a sinopse do livro:


“Primeiro, o uso de novos agrotóxicos sem os devidos testes. Depois, a reação inesperada com as larvas que eles deveriam dizimar. Não se sabe quem foi o primeiro infectado, apenas que o surto começou no Mato Grosso do Sul. São os chamados corpos secos: espectros humanos que não possuem mais atividade cerebral. Mas seus corpos ainda funcionam e anseiam por sangue.


Seis meses depois, há poucos sobreviventes. Um jovem aparentemente imune à doença está sendo estudado por uma equipe médica e precisa ser protegido a qualquer custo; uma dona de casa vive em uma fazenda no interior do Brasil e se encontra sozinha precisando reagir para sair de seu isolamento; uma criança vê a mãe tentar de tudo para salvar a família e fugir do contágio; uma engenheira de alimentos percebe que seus conhecimentos técnicos talvez não sejam suficientes para explicar o terror que assola o país.


Juntos, eles vão narrar suas jornadas, em busca do último refúgio ao sul do país. Escrito em conjunto por quatro autores, Corpos secos não é só um thriller, nem um romance-catástrofe. É uma narrativa sobre os limites da maldade humana, e as chances de redenção em meio ao caos”.

A ascensão do Governador - The Walking Dead - vol. 1 (Robert Kirkman)

capa-livro-twd

The Walking Dead é a maior série de zumbis da história do entretenimento. Além das 11 temporadas da televisão, coleciona dezenas de edições nos quadrinhos e uma série de 5 livros. A ascensão do Governador conta a história de um dos vilões mais marcante da série de Robert Kirkman.


Sobre uma ótima de personagens que não aparecem na série televisiva, descobrimos como o Governador se tornou um homem com atitude extremas. O livro aprofunda na história dele, Phillip Blake, sua filhinha Penny e seu irmão Brian. Eles têm o objetivo de atravessar o estado da Geórgia, percorrendo os 30 quilômetros que separam Waynesboro de Atlanta.

Bônus! Gostou da lista? Considere ler estes livros

A nossa lista ainda não acabou! Apesar de incríveis, a literatura pós-apocalíptica pode ir muito além das sugestões acima. Para comprovar, recomendo mais um livro nacional (o meu, inclusive) e uma antologia especial, com contos de vários dos autores mais renomados do mundo.

Lucas: a Esperança do Último (Juliano Loureiro)

capas-lucas

Esta temática é a que mais me atrai na literatura de ficção, portanto, meu primeiro livro publicado retrata uma Belo Horizonte destruída décadas a frente do nosso tempo. Veja abaixo a sinopse do livro:


“Ano de 2042. Lucas e Félix, humano e gato, são os únicos seres sobreviventes de Nova Del Rey, cidade que ainda carrega os impactos da Grande Extinção, ocorrida há 23 anos. O mundo fora devastado e pouco se sabe sobre isso. Na época, a imprensa noticiou que a descoberta de vírus mortal desencadeou uma guerra política global sem precedentes. Apenas 2% da população mundial sobreviveu.


Lucas é um deles. Após alguns anos vivendo em um Cinturão na cidade, ele fugiu levando apenas o seu gato e está há 15 anos sem contato com nenhum outro humano. A vida monótona de Lucas acaba quando ocorre um encontro inesperado. É o suficiente para reacender a esperança de que sua família e sua amiga de infância, Dâmia, estão vivos. Sem ter nada a perder, Lucas e Félix abandonam o esconderijo em Nova Del Rey e partem rumo à Rio108, cidade onde supostamente existe o maior Cinturão do país, com uma comunidade autossustentável, vivendo com suas próprias leis.


Embarque nesta aventura, partindo em busca do desconhecido, enfrentando inimigos cruéis e tendo que provar a cada dia que a amizade e o amor são essenciais para a conclusão da jornada e para responder à pergunta: o que te motiva a ter esperança e viver?”.

Mundos Apocalípticos (vários autores)

capa-mundos-apocalipticos

Mundos apocalípticos é um prato cheio para os amantes do tema.  De Stephen King, já citado por aqui, à Octavia E. Butler, o livro nos traz diversas histórias sobre fome, morte, guerra e peste, temas indispensáveis nas histórias pós-apocalípticas.


O fim do mundo é assunto amplamente abordado e nesta obra, você conseguirá ter diversas percepções sobre como será o fim dos tempo. Por fim, este é um livro recomendado para os que nunca leram sobre o tema.

YouTube Bingo!

Gostou de conhecer mais sobre a literatura pós-apocalíptica? Então que tal aprofundar na literatura de ficção com meus vídeos no YouTube?


Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários
, onde falo de tudo e um pouco mais sobre livros. Seja para quem quer escrever e publicar ou para quem gosta de ler.


Lá, a gente pode conversar sobre gêneros literários, autores, obras, cultura geek, enfim, sobre tudo que envolva literatura. Te vejo lá!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: