Juliano Loureiro • ago. 25, 2021

Compartilhe este artigo:

O silêncio é importante para que você consiga ler? Cada vez mais, eu percebo que há inúmeros ‘ritos’ de leitura e que muita gente é adepto de músicas para ouvir enquanto lê! O que pode gerar um espanto, afinal, como concentrar com música?


Eu não vou trazer nenhum estudo específico, mas a gente já viu diversos artigos, reportagens, matérias sobre os benefícios da música para concentração e relaxamento. Então, não seria nada tão disruptivo encontrar leitores que tenham suas músicas favoritas para o momento da leitura.


Neste post,
vou trazer algumas dicas de músicas que, obviamente, não são verdades absolutas, apenas sugestões com base nas minhas experiências e gostaria de compartilhar com vocês e, quem sabe, a gente não crie uma playlist do Bingo! para leitura?


Separe aí seu fone de ouvido, aumente o volume, escolha suas músicas favoritas e boa leitura.

Nona Sinfonia, Ludwig van Beethoven

Uma das minhas primeiras experiências de mesclar música e leitura foi quando estava estudando Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, para um trabalho de faculdade. 


Na história, o protagonista Alex DeLarge é fã incondicional de música clássica, principalmente de Beethoven. Enquanto lia o livro e fazia as anotações, resolvi escutar as músicas para entrar de cabeça na obra.


Quando me dei conta, já tinha lido o livro duas vezes em questão de um mês e muito mais focado. A partir de então, sempre que estou em um ambiente mais barulhento ou estou um pouco disperso, gosto de colocar música clássica para me concentrar. E, sempre começo com a
Nona Sinfonia.


A música clássica, e aí não só Beethoven, é a minha trilha sonora favorita para leituras, é aquela que se encaixa para qualquer texto que eu leio. Mas há também outros gêneros e artistas que possuem os seus momentos, confira.

Sparks Fly, de Taylor Swift

Taylor Swift é uma artista que eu nunca imaginaria dar play no Spotify, porque o seu estilo não é muito minha praia. Mas eis que, em meio ao desespero de escrever um TCC, não me lembro exatamente como, mas caí de paraquedas em um vídeo de Taylor e pensei: “bem, se faz sucesso, deve ter um porquê”.


Enquanto a reprodução automática de vídeos no Youtube corria, peguei minhas leituras e anotações e fui desenvolvendo minha pesquisa. E acabou que Taylor Swift me acompanhou até o fim da pesquisa e apresentação do trabalho.


Agora, se você me pergunta como um rockeiro, todo tatuado e barbudo ouviu por tanto Taylor Swift, acho que tenho uma explicação.
A música pop, mais suave que os heavy metal rotineiros, acalmava meu cérebro, dava uma amenizada, mas não ao ponto de ficar totalmente relaxado. O pop relaxa, mas tem aquela animação teen, digamos assim.


Um fator que acho importante é exatamente escutar uma artista que você não conhece, como foi meu caso com a Taylor Swift, porque como eu não conhecia suas canções, não me distraía cantarolando.


Escolhi
Sparks Fly exatamente por ser um pop bem animado, recomendado para aquelas leituras que você pode até relaxar, mas sem perder o foco.

Wake Me Up, de 2Cellos

A minha preferência de músicas para ouvir enquanto leio é por músicas instrumentais, porque eu me distraio facilmente, então se eu souber a letra da música, vou acabar me distraindo cantando, batendo o pé, fazendo air guitar ou tocando bateria imaginária.


Então, para manter o foco da leitura; aqui, no caso, me refiro as minhas leituras em momentos de relaxamento, já que no tópico anterior eu citei música pop, mas em um contexto de estudo; gosto das músicas instrumentais ou, em último caso, de um artista que eu não tenha costume de ouvir e zero conhecimento das letras.


2Cellos toca rock, toca pop, eletrônico, toca de tudo um pouco, mas para quem não conhece, é um duo de violoncelistas composto pelos músicos Luka Šulić e Stjepan Hauser. Eles transformam músicas consagradas em versões instrumentais fantásticas. Aí tem para todos os gostos e leituras.

Caribbean Blue, de Enya

Enya e o new age em geral, para mim, existem unicamente com a função de nos transportar para um outro mundo, é realmente desconectar a mente de tudo que está ao nosso redor. 


A sensação de estar com a mente livre das preocupações é muito bom para nos permitir focar na leitura.
Enya é uma das mais famosas cantoras do mundo, provavelmente você já escutou algumas de suas canções. Confesso que algumas músicas não ajudam muito na leitura, por achar que tem uma certa psicodelia mística, o que acaba me distraindo.


Acho que é uma ótima indicação para uma leitura matinal, quando você ainda está despertando o corpo e a mente.

Orion, do Metallica

Você leu o texto até aqui, com sugestões de músicas suaves para ouvir enquanto lê e, de repente, uma indicação com um dos maiores nomes do heavy metal. Agora, é uma dica totalmente focada em gosto pessoal.


Para leituras despretensiosas, como aquele livro que não estava na fila de leitura, mas eu pego e folheio apenas para passar o tempo, sem pretensão de terminá-lo no momento, ou lendo minhas HQs de super-heróis, gosto de um rock para embalar.


Eu costumo dizer que as minhas revistas em quadrinhos são as “leituras não sérias”, que leio para me divertir e aí não tenho rituais como faço com livros, que tenho que parar tudo que tô fazendo, sentar no meu cantinho favorito da casa pra ler. HQ é aquela leitura que pego, leio 5 minutos, leio em qualquer lugar.


Então,
para animar a leitura de quadrinhos ou aquela revista aleatória de sala de espera de dentista, um heavy metal instrumental é mais que indicado. Ah! E tem que ser somente instrumental, porque como já disse, se tiver letra, eu me distraio, começo a cantar e desvio o foco.

Outras dicas de músicas

Falar que essa lista é obrigatória para a sua leitura, seria muita ingenuidade minha. Acredito que músicas para ouvir enquanto lê têm que ser as que te agradam e, se você é como eu era antes, incrédulo de que seja possível fazer uma boa leitura enquanto ouve música, compartilhei as minhas experiências.


É claro que
existem momentos em que música nenhuma me ajuda, aí prefiro o silêncio da madrugada, por exemplo. Então, vou deixar mais algumas dicas gerais de músicas e leituras:


  • ao ler uma biografia de artista ou banda, com certeza, ouvir suas músicas irá te transportar para dentro da história. Por exemplo, ao ler a história sobre a composição de uma música, dê o play nela para criar uma atmosfera bacana;
  • a música pop em geral tem um ritmo, uma batida que não te deixa ficar relaxado demais, mas também não tem aquela descarga de adrenalina, pode ser ideal para você manter uma leitura cadenciada;
  • o livro que você está lendo ganhou uma adaptação cinematográfica? Por que não ouvir a trilha sonora do filme?
  • se você se acha muito disperso, procure ouvir o estilo que te agrade - obviamente -, mas um artista que você não conheça muita coisa, para você não ficar prestando atenção na música ou opte pelos instrumentais.


Por ora, essas são as minhas dicas musicais para embalar a sua leitura. Agora, quero saber se você tem o hábito de escutar músicas enquanto lê. Conte para gente quais suas músicas e/ou artistas que acompanham seus livros.


Antes de você sair, quero deixar uma dica:


Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: