Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 17 de janeiro de 2020

Compartilhe este artigo:

Afinal, o que significa "personas"

Para quem trabalha com marketing de conteúdo, personas é um termo comum e tranquilo de ser compreendido. Estamos dia a dia lidando, pensando e produzindo algo de valor pensado nessa nossa(s) persona(s). Mas para quem não é do meio do marketing digital, ou ainda não se aprofundou em marketing de conteúdo, este termo não é nada além que "pessoas" em espanhol.

E para resumir em apenas poucas frases o que são personas, costumo dizer que:

Personas são representações semi ficcionais dos perfis que representam seu comprador ideal. São baseados em dados reais e comportamento, assim como seus anseios, objetivos, motivações e desafios.

Bom, acredito que você ainda esteja confuso, mas saiba que personas é uma das primeiras etapas na concepção ou reformulação de um negócio. E, neste artigo, explicarei de forma simples e direta este conceito.

Como que a criação de Personas irá me ajudar?

Ao definir qual a sua Persona, conseguiremos determinar qual o tipo de conteúdo será necessário produzir para atingir os objetivos. Seja ele o ganho de clientes, aumento no faturamento, branding etc. Também será de suma importância no desenvolvimento da estratégia de marketing. Afinal, com dados e entendendo o comportamento dessa persona, saberemos como elas buscam informações e de que maneira querem consumi-las.

Um grande erro das empresas é criar produtos ou oferecer serviços com o objetivo de desbancar o concorrente ou provar a ele que produto "A" é melhor que o produto "X". Ou seja, não pensam o que o seu potencial cliente quer consumir. Nestes casos não se cria algo com o foco no consumidor final. Provavelmente essas corporações não tem em sua estratégia a definição perfeita de quem são suas personas. E empresas assim certamente falharão em sua comunicação e na entrega de valor.

Personas é diferente de público alvo

Com a leitura desse post, você deve estar ser perguntando se personas é a mesma coisa que público alvo. Já te adianto que não e vou explicar o porquê. E acredito que de forma visual ficará mais bem explicado. Abaixo, um exemplo do que seria a definição de um público alvo:
publico-alvo-site-bingo
Antes de fazer as minhas considerações sobre as informações deste público alvo, mostrarei o que seria uma persona definida:
persona-site-bingo
Pronto! Agora temos um exemplo de público alvo e outro de persona! E, claramente, vemos a diferença das duas definições. Os dois apresentados são muito distintos. Público alvo é muito abrangente, não nos fala de maneira clara com quem queremos comunicar. Logo, será muito difícil ser assertivo na comunicação e na produção de conteúdo. Imagina quantas "personas" existem dentro desse público alvo que acabei de citar?

Mas quando eu falo de persona, tenho mais qualidade e quantidade de dados. Estamos pensado, agora, de forma singular. Eu consigo elaborar da melhor forma algo para o João, nossa persona exemplo. Porque eu sei do João o cargo dentro da empresa, forma de consumo, objetivos, dificuldades, dores e desafios.

Como criar a minha persona

A criação da persona deverá ser baseada em pesquisas, coleta de dados e questionários feitos com o seu público alvo (sim, ter um público alvo é importante, mas não o suficiente). Deve-se abordar todo o tipo de cliente. Clientes bons, ruins, "gente fina", "brigões" etc. O objetivo é criar, a partir desses dados, o seu cliente ideal.

Primeiro devemos coletar dos dados primários, como "nome", "sexo", "idade", "ocupação", "empresa" e "grau de escolaridade". Após esses dados iniciais, temos que entender quais os principais objetivos dessa persona, o que ela almeja. Então, temos que entender quais os principais problemas e desafios enfrentados dia a dia na busca por esses objetivos,

Entendendo esses dois pontos - Objetivos e desafios - agora oferecemos uma solução para ela. Como a sua empresa irá resolver os problemas da persona. Dessa maneira, temos um diagnóstico bacana e conseguimos, enfim, criar nosso comprador ideal.

Não se limite a apenas uma persona

A etapa de entendimento e criação de uma persona, a princípio, pode ser trabalhosa. E pode ser que o seu negócio tenha mais de uma persona. Natural. Afinal, trabalhamos com dados bem específicos. Logo, não é errado - na verdade é até o ideal - criar mais de uma persona. Lembre-se sempre que o propósito nunca deve ser deixado de lado.

O seu propósito que irá nortear todo o negócio, desde a criação de um Canvas, passando pela criação de personas, jornada de compra... Ops! Jornada de compra já é assunto para outro post! 

E, para iniciar um negócio da forma ideal, leia este conteúdo: Quais as melhores estratégias para abrir um negócio?

Até o próximo artigo!!
cta-ebook-gratuito-quero-escrever-um-livro
cta-ebook-gratuito-quero-escrever-um-livro
curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG