Juliano Loureiro • set. 07, 2021

Compartilhe este artigo:

Todos nós leitores cometemos alguns deslizes no momento de apreciar um novo livro. Seja porque ficamos muito afobados, ou até mesmo porque bate aquela preguicinha, os motivos são diversos — assim como as consequências. Neste artigo, confira os 7 pecados cometidos pelos leitores.


Você sabe quais são os principais? Acredite ou não, mas eles podem estar relacionados aos 7 pecados capitais, que são:
soberba, avareza, inveja, ira, gula, preguiça e luxúria


Mas, calma. Se você comete algum dos pecados listados neste artigo, não precisa se repreender. Tudo será perdoado quando, na sua próxima leitura, você saborear a obra com o cuidado e paixão necessários.


Então, você quer saber de uma vez por todas quais são os 7 pecados cometidos pelos leitores que você deve evitar hoje mesmo? Sem mais delongas, continue a leitura para conferir tudo!

1. Achar que você é melhor leitor que os demais

Se você está em um grupo de leitores, com certeza conhece alguém que acredita saber mais que os outros. Seja porque leu a obra mais vezes ou porque acredita entender tudo o que o autor quis dizer nas suas palavras.


E se você for essa pessoa, pare hoje mesmo. A escrita (assim como as outras artes) é subjetiva e pode ser entendida de distintas formas pelos leitores. Não é uma competição para saber quem ganha mais ou menos, deve ser visto como um prazer.


Esse “pecado” está diretamente
ligado à soberba, que é definida como: a tendência a nos considerarmos melhores do que todas as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos.

2. Não compartilhar sua leitura com os amigos

É compreensível que, ao ganhar um novo título, queremos ler todas as páginas antes de repassar para uma outra pessoa. No entanto, se você já terminou de ler uma obra e ela está parada na sua estante, por que não emprestar para os amigos?


Além de estar fazendo um ato de bondade, você ainda fará com que novas pessoas sejam impactadas por uma escrita que foi tão importante para você. Um bom hábito é elencar todas as obras que estão ganhando poeira e passar para frente.


Você também pode fazer isso em força de doação, seja para bibliotecas públicas, escolas ou instituições de caridade. Por fim, você também estará contribuindo para uma literatura sustentável.


Esse pecado está diretamente
ligado à avareza, que é definida como: o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro.

3. Ter inveja pela coleção do próximo

Às vezes nós desejamos um livro bastante raro, ou até mesmo uma edição que não se encontra facilmente nas livrarias. Quando descobrimos alguém próximo que a possui, sentimos inveja literária (rs).


Por mais que seja um sentimento compreensível, não deve ser cultivado dentro de você. Uma boa saída é tentar pegar emprestada a obra de quem a possui — o que, diretamente, está ligado ao segundo pecado cometido pelos leitores.


Esse pecado está
ligado à inveja, que pode ser definida como: a tristeza pelo bem de outra pessoa. O invejoso é aquele que se sente mal pelas conquistas alheias, sendo incapaz de ficar feliz pelos outros.

cta-lucas
cta-lucas

4. Sentir raiva por um personagem/situação

Bom, esse pecado é bem polêmico e vai diretamente para aquelas pessoas que levam o rumo de um personagem ou de uma trama para a sua vida particular.


Por mais que você tenha todas as suas expectativas quebradas, tenha a consciência de que o seu livro se trata de uma ficção e que existe uma outra pessoa escrevendo cada palavra. E ela tem total poder para definir o rumo dos personagens e da narrativa.


Esse pecado está
diretamente ligado com o da ira, que pode ser definido como: uma manifestação intensa de indignação que pode levar a agressões verbais ou físicas. O oposto da ira é a paciência.

5. Querer ler vários livros de uma vez

Esse, de todos os pecados, talvez seja o mais popular. Quem nunca quis ler mais de uma obra por vez, seja por ansiedade ou para conectar possíveis universos de histórias?


O problema é que isso faz com que a nossa percepção das histórias sejam modificadas, ou até mesmo que você preste mais atenção em um livro do que no outro. Por isso, é recomendado que se leia um livro por vez.


Assim que acabar um, você consegue partir para outro com a mente mais calma.


Já esse pecado se
relaciona com a gula, que é definida por: um pecado que tem a ver com a perda de controle em relação ao próprio corpo. O oposto da gula é a moderação.

6. Não terminar os livros que começou

A preguiça também é um pecado bastante cometido pelos leitores. Começar um livro e não terminar pode ser definido como um erro quase fatal. Afinal, você pode estar perdendo uma super história.


Dessa forma, leia bastante sobre o livro (e sobre o autor) antes de iniciar uma leitura. Não julgue apenas pela capa e comece a ler por razões insignificantes. Quando você encontrar um verdadeiro significado, ficará com os olhos grudados nas páginas até o final.


O pecado é perdoado caso você perca o interesse ao decorrer da história. Pode ser diretamente
relacionado com a preguiça, que é descrita como: a falta de vontade ou interesse em atividades que exigem algum esforço, seja físico ou intelectual. A preguiça pode ser definida como a falta de ação.

7. Abusar dos mesmos estilos literários

Existem muitas pessoas que são fãs de um determinado autor ou esperam por uma reviravolta comum em um determinado estilo literário. Por mais que seja ok, isso impede a descoberta de novos estilos, que podem agregar a sua carga.


Não deixe, então, de conferir novas narrativas, e se você possui algum preconceito, eu tenho a certeza que encontrará bons livros que os quebrarão!


Este pecado está relacionado à luxúria, já que não devemos abusar de algo, deixar que nossos desejos sejam maiores que a real necessidade. 


Gostou de conferir o texto ou já cometeu ao menos um dos pecados?


Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: