Juliano Loureiro • mar. 04, 2020

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Em alta nas plataformas de streamings de músicas, os podcasts são a grande aposta dos produtores de conteúdo. Seja para veiculação de notícias ou conteúdos educacionais, a "rádio" do momento atrai cada vez mais pessoas. De acordo com dados revelados pela Spotify em outubro do ano passado, desde 2018 há um crescimento mensal de 21% no consumo desse tipo de conteúdo.

Mas afinal, o que é um podcast? Como escutar ou como criar um podcast? Se você está curioso para saber, continue lendo que eu vou te explicar tudo sobre um podcast. 

Como surgiu o podcast?

Podemos separar a origem do podcast de duas maneiras. Pelo "termo" e pelo "conceito". 

Em fevereiro de 2004, o tabloide britânico The Guardian utilizou o termo em um de seus artigos, porém, não estava referenciando ao formato de transmissão com RSS. A palavra é a junção de POD - Personal On Demand (por conta do iPod da Apple) + CAST, da palavra broadcast. Em tradução literal, seria algo como "radiotransmissão sob demanda".

Já o conceito, veio através do ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcast utilizando uma linguagem de computador simples, mas que possibilitava outros programadores ajudem no projeto, através da disponibilização do código na internet. Porém, da forma com que conhecemos, o conceito de podcast só foi possível quando Dave Winer incluiu o enclosure, um elemento de especificação RSS 2.0.

Um ponto alto para a popularização do podcast foi quando a Apple laçou a versão 4.9 do iTunes, que dessa vez oferecia suporte aos podcasts. Inclusive, ofertava uma categoria especial para os podcasts na loja do aplicativo. 

O que é podcast? 

O podcast nada mais é que mais uma forma de comunicação, semelhante ao rádio, porém, sob demanda e totalmente digital. Para escutar um podcast, é necessário ter um smartphone, tablet, computador ou qualquer outro dispositivo conectado à internet e que seja possível baixar aplicativos como o Spotify, SoundCloud, Apple Podcasts, CastBox dentre outros. Na sequencia desse artigo eu explico de forma mais detalhada sobre essas plataformas. 

Uma característica do podcast, que o faz similar ao rádio, é o fato de deste conteúdo ser somente áudio. Pode parecer estranho citar esse ponto, todavia, em tempos de "stories", vídeo-selfies e diversas formas de transmitir conteúdos em vídeo, uma proposta de conteúdo em áudio passa a ser "inusitada". 

O conteúdo do podcast é diverso e sem muitas regras. Pode-se comentar notícias, realizar entrevistas diversas, apresentar conteúdos educacionais ou motivacionais. Tudo dependerá de qual o seu objetivo com o conteúdo. Particularmente, produzo podcasts comentando meus artigos técnicos, curiosidades sobre séries e futebol, além de conteúdos sobre empreendedorismo e negócios. 

Diferentemente da maioria dos conteúdos em vídeo, com o podcast há uma "licença artística" para a produção de episódios com 30, 40, 50 ou até mais minutos de duração.  O comportamento de consumo é similar ao do rádio, em que escutamos durante um trajeto entre casa-trabalho-faculdade, ou durante um treino na academia. A grande vantagem é que podemos salvar em nosso dispositivo o episódio, favoritar um produtor e escutar quando bem quisermos. 

Como escutar um podcast?

Para quem já está familiarizado com o uso de um smartphone, escutar um podcast tona-se uma tarefa simples. Basta ir na sua loja de aplicativos - Apple Store ou Google Play - e buscar por algum aplicativo reprodutor de podcast. Citei alguns deles no tópico anterior. Agora, vou detalhar como funciona as principais ferramentas. 

Spotify

Fundada em 2008, a Spotify é a principal plataforma de reprodução de músicas do mercado e, atualmente,  investe pesado também nos podcasts.  Quem já utiliza o aplicativo para escutar músicas, não terá grandes dificuldades em encontrar seus episódios favoritos. Basta ir no campo de busca e digitar o nome do produtor do conteúdo ou do episódio, conforme o gif abaixo:
print-podcast
A forma de reprodução também é bastante semelhante à reprodução de músicas.  E, justamente por ser a ferramenta mais utilizada no mundo para músicas, e por estar fazendo diversos investimentos na plataforma, recomendo o uso do Spotify para a reprodução dos seus podcasts favoritos.

Todavia, há outras soluções, caso desejem. 

Apple Podcasts

Detentora do pioneirismo em termos de plataformas modernas de reprodução dos podcasts, através do iTunes, o aplicativo da Apple é o preferido por muitos que utilizam o iPhone, já que a interface do aplicativo é familiar e parecida com outros aplicativos proprietários da Apple. Além disso, o Podcasts já vem instalado em aparelhos novos, além de sincronizar com o seu ID Apple.

Além do mais, o Podcasts é a casa de diversos produtores de longa data, como Murilo Gun (início de 2015) e  GV Cast, também na plataforma desde 2015.

Outra funcionalidade interessante do Podcasts é a possibilidade de avaliar um podcast ou um produtor de conteúdo. A avaliação é feita através da escolha de 1 a 5 estrelas e comentário opcional. Dessa forma, conseguimos ter feedbacks sobre um produtor de conteúdo.  
avaliacoes-podcast

Castbox

A Castbox é uma empresa sediada em Hong Kong e, particularmente, vejo como a plataforma mais completa e intuitiva para reprodução de podcast. Além das funções básicas presentes nas outras plataformas, como opção de salvar um episódio e um player interativo, a Castbox tem diversas funções que a diferenciam.

A começar pela "comunidade", forma interativa de compartilhar mensagens rápidas, bem ao estilo Twitter. Na comunidade da Castbox, é possível simplesmente escrever sobre qualquer coisa ou fazer uma publicação linkando algum canal ou episódio. Claro, também é possível fazer publicações com o uso das hashtags. E, a partir de uma publicação na comunidade, é possível curtir, comentar ou compartilhar. 

Outra função interessante é a "livecast", que nada mais é que uma forma de lançar um podcast "ao vivo". O processo é simples, basta clicar um botão, autorizar o aplicativo a usar o microfone do aparelho e começar a falar. A interface é simples (vide foto abaixo), mas a proposta é interessante.
print-podcast-post
Por fim, para citar apenas três funções interessantes, a Castbox possui o "centro de tarefas", uma gameficação que premia o usuário com "golds" a cada ação executada. E esses "golds" podem ser trocados por itens da loja do aplicativo. 

OBS: O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS.
print-castbox

Google Podcasts

Sem sombra de dúvidas, a Google Podcasts é a plataforma mais simples. Além de ainda não estar disponível para iOS, a versão desktop da plataforma não oferece muitos recursos e possui um layout bastante clean (foto abaixo). Porém, pode se tratar de um produto da Google, eu fico dividido. Ou será uma plataforma que irá crescer muito ou será uma plataforma que será descontinuada, bem como dezenas outras. 

Como não possui um aparelho que funcione com o sistema operacional Android, não pude fazer a minha análise em smartphones, porém, lendo alguns comentários percebi que os principais pontos positivos foram o fato do app ter o design limpo, fácil de usar e não travar em nenhum momento. Todavia, há várias reclamações quanto às atualizações dos episódios, fazendo com que o usuário vá para outra plataforma. 
print-google-podcast

Afinal, qual a melhor plataforma para se escutar um podcast?

Spotify. 

É a plataforma que tenho o hábito de escutar músicas há anos e, naturalmente, comecei a escutar podcasts também. A plataforma me atende em todos os aspectos: atualização rápida de novos episódios, design intuitivo e mais prático, afinal, usamos o mesmo aplicativo para músicas e podcasts. 

Recentemente, comprou a Anchor.fm, excelente ferramenta de gestão de canais de podcasts, provando que está com um investimento alto para o setor. 

Além disso, os produtores tendem a preferenciar a plataforma, tendo em vista que que o Spotify é a plataforma com o maior número de usuários ativos e pagantes. E, para quem pretende fazer um canal para lançar os próprios podcasts, também recomendo o Spotify, mas esse é um tópico a ser detalhado mais para frente.

Como gravar um podcast

Se você pesquisar por tendências de marketing para 2020, o podcast aparece em praticamente todas as lista. Eu mesmo escrevi o artigo: Marketing para 2020: quais são as maiores tendências E além de escutar bons episódios, há uma crescente enorme para a criação do próprio podcast. Eu mesmo, com o projeto BINGO!, iniciei no final de 2019 o meu PODCAST.

Para começar a gravar um podcast com qualidade não é preciso ter um estúdio com isolamento acústico nem investir milhares de reias em microfones. É possível com poucas centenas de reais produzir bons episódios. 

Equipamentos básicos para a gravação de um podcast

Você não precisa de muito para gravar o seu primeiro podcast. É necessário apenas apenas um microfone, um gravador e um software pra edição. Esses dois equipamentos podem ser substituídos pelo seu smartphone. Os aparelhos mais recentes já possuem a função gravador e tem embutidos microfones de qualidade. Deve-se apenas ter o cuidado para que o ambiente de gravação esteja com o mínimo de ruído possível.

Microfones

Como dito anteriormente, o microfone utilizado pode ser o do seu smartphone, porém, caso queira investir em um microfone melhor, há algumas opções boas e baratas. Recomendo os microfones lapelas ou condensadores. O microfone tipo lapela é aquele pequenino que fica aparente na gola das nossas camisas. Há modelos de R$ 10,00 até milhares de reais. Quanto mais caro, melhor. Simples. Porém, mesmo os mais baratinhos costumam ter uma boa captação de som. Basta conectá-lo no seu smartphone e ativar a função gravar.

Já os microfones condensadores, aqueles que costumamos ver em vlogs e em programas de rádios, são os mais recomendados, tendo em vista que a sua captação de áudio é mais sensível e com maior definição de somAlém disso, os microfones condensadores se destacam pela maneira como registra o áudio que recebe, sendo essa captação mais fiel ao original, com mais detalhes e qualidade do que outros tipos de microfones. 

Atualmente, para a gravação do podcast BINGO! eu utilizo dois microfones, um Samson C01U e um BM 800. Este último é um modelo genérico, de produção chinesa, que é muito utilizado por diversas marcas como um microfone "white label". O BM 800 é barato, cerca de R$ 100,00 e possui qualidade boa de captação. 

Já o Samson C01U é um microfone de melhor qualidade, porém, mais caro. No Mercado Livre encontramos anúncios que vão de R$ 600,00 a R$ 1.200,00. 

Software para  captação edição de áudio

Possivelmente você vai querer editar o seu episódio, seja para colocar uma vinheta de introdução, seja para retirar trechos indesejáveis. Para isso, existem alguns aplicativos de fácil uso, pagos e gratuitos para tal finalidade. Os principais são o Audacity e o Adobe Audition, ambos para captação e edição e o Online Voice Recorder, apenas para captação..

O Audacityé mais comumente utilizado por ser gratuito e de fácil uso. Pode-se captar o áudio do podcast com o aplicativo aberto e "ao vivo" já ir acompanhando o desenvolvimento do áudio. Também pode-se subir o episódio gravado em .mp3, ou outro formato suportado, para o Audacity. O Audacity se destaca pela facilidade de uso e pela infinidade de recursos possíveis de edição de áudio, como retirada de ruídos e ajustes de grave na voz.

O Adobe Audition é um aplicativo pago, que será a escolha preferida de quem já trabalha com o pacote Adobe. Assim, como o Audacity, permite "n" possibilidades de edição da voz e também não é difícil de operacionalizar. 

Já o Online Voice Recorder, há apenas a função de gravar o áudio, porém, cumpre com maestria essa função. Tanto é que esta é a minha escolha atual.

Há também uma quarta opção, o Adobe Premiere. Este também é um aplicativo do pacote Adobe, porém, com fim primário a edição de vídeos. Como tenho mais facilidade de usar o Premiere, este é a minha escolha atual para edição dos meus podcasts. 

Outros equipamentos para gravação de podcast

Além do microfone e do software de edição, alguns outros acessórios podem ser necessários para a produção do seu primeiro podcast. 

Caso opte por um microfone condensador, é praticamente certo que você precisará de uma fonte de alimentação 48v para este microfone. Essas fontes são chamadas no mercado de phanton power e tem como função, literalmente, gerar uma energia fantasma para o funcionamento do microfone condensador. 

Além do phanton power, você pode precisar de um braço de apoio para o microfone + aranha de suporte do microfone condensador, ou um tripé de mesa (a não ser que opte pelo microfone de lapela). Por fim, pode-se optar acoplar próximo ao microfone um pop filter, que tem como função evitar os sopros de ar que naturalmente são produzidos por sílabas mais fortes, como "pá", "bá", "tá".

Abaixo a foto do meu setup atual de gravação.
foto-setup
Como você pode ver, na foto acima temos todos os itens que citei acima: microfone Sansom C01U, braço de apoio para mais o microfone, aranha e pop filter. Importante: eu desloquei o pop filter para baixo, apenas para que você pudesse ver o microfone. 

Como publicar um podcast

Agora que você já tem o episódio do seu podcast gravado e editado, a próxima etapa será publicá-lo. Já falei para você quais são as principais plataformas para escutar um podcast. Todavia, como fazer com que o episódio chegue nessas plataformas?

Bem no início do artigo eu havia citado sobre o "RSS" formato de distribuição em tempo real pela internet. Essa tecnologia permite com que os agregadores de áudio (Spotify, Apple Podcasts etc) leiam seu episódio e disponibilizem para o público. Logo, após ter o arquivo de áudio do seu episódio em mãos, precisamos criar o RSS dele.

Mas não se preocupe caos ainda esteja difícil entender sobre o RSS. Para facilitar a distribuição do seu podcast, apresento você a Anchor.fmplataforma de gestão extremamente útil para os produtores de podcasts. O funcionamento dela é muito simples. Basta criar o seu login, e realizar as sugestões de configurações e criações que a Anchor.fm, conforme a foto abaixo:
print-anchor
Caso você não domine o idioma inglês, não se preocupe. A Anchor.fm é super intuitiva e você não terá muitas dificuldades.

Além de gerar o seu "RSS feed" automaticamente, a plataforma também publica seu episódio em 9 agregadores de forma simultânea! São elas: Spotify, Google Podcasts, Overcast, Breaker, Pocket Casts, Radiopublics, Apple Podcastas, Cast Box e Stitcher. Dessa maneira, distribuir o seu canal ou episódio fica extremamente fácil. 

O Anchor.fm também é muito interessante para gestão de métricas. Com ele você consegue visualizar quantos reproduções seus episódios tiveram e qual o tamanho médio de sua audiência. 

Melhores podcasts para escutar

Selecionei 4 canais de podcasts para inspirar você. Eu os acompanho frequentemente e podem agregar bastante conhecimento e entretenimento. Vamos lá:

Livro BINGO!

A primeira sugestão não poderia ser diferente. rs. No meu podcast eu falo sobre temas relacionados a empreendedorismo, carreira, marketing e engenharia. Vez ou outra gravo também sobre video games e séries, temáticas que gosto bastante. 

Não me preocupo em entregar conteúdos técnicos demais, já que na internet já temos diversos especialistas em diversas áreas. Procuro ser sincero, transparente e levar de forma leve à você minhas experiências.

Flow

O FLOW é apresentado pelo Igor 3K e pelo Monark, dois youtubers gamers. Porém, os entrevistados não necessariamente tem relação com games. De ex-BBB's à políticos, as conversas no FLOW são bem interessantes e de temas livres.

O ponto que mais me chama a atenção é a diversidade de conteúdo discutida no mesmo episódio, que tem aproximadamente 2 horas. Ex: Max Porto, ex-BBB, participou de um episódio e falou de temas diversos, como religião, a sua profissão como artista plástico e paternidade. Muito além do estereótipo que ele carrega.

Bom dia, Obvious

Apesar de ser voltado para o público feminino, gosto de escutar o Bom dia, Obvious, pois me ajuda a entender o que passa na cabeça das meninas e me faz compreender melhor o mundo delas. 

Além disso, o canal liderado pela Marcela Ceribelli, CEO e Diretora Criativa da agência Obvious, aborda temas como saúde mental, autocuidado, carreira e relacionamento de forma leve, criativa e simpática. Sempre há convidados diversos - não só mulheres - o que torna mais dinâmico e interessante o episódio.

Café da Manhã

Política, notícias e análises diversas disponíveis todas as manhãs. Essa é a proposta do Café da Manhã, produzido pela Folha de São Paulo. Uma característica são os episódios curtos, entre 12min a 25 min, geralmente. É um formato interessante, afinal, dá pra escutar um episódio inteiro em momentos específicos, como um banho ou trajeto até o trabalho. 

O futuro do podcast

Foi dito anteriormente que o podcast será a grande mídia de transmissão de conteúdo para 2020. Estamos cada vez mais familiarizados com a essa mídia e diversos produtores tomando coragem para gravar os seus próprios episódios. Somente em 2019, no Brasil houve um aumento de 67% do consumo de podcasts, de acordo com uma pesquisa realizada pela Deezer (com dados extraídos do Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts). Esses números são maiores que de outros países, como França e Alemanha, que apontaram um crescimento expressivo de 50%.

Além do crescimento de adeptos, outro fator importante é o tempo de retenção. Dentre os ouvintes no Brasil, 25% tende a consumir mais de uma hora de programas em áudio por dia.

Diante esses dados, é seguro dizermos que ainda há muito mercado para os podcasts no Brasil. Apesar que podem haver uma diminuição nesse crescimento acelerado, o formato de mídia em áudio chegou para ficar. Fato é cada vez mais os buscadores (ex: Google) estão aptos a dar relevância a conteúdos em áudio.

Se você pretende criar o seu podcast mas ainda sim fica seguro por conta dos inúmeros programas que surgem todos os dias, aconselho você a começar e não se preocupar com esse fator. Em pouco tempo, aqueles que começaram apenas por hype abandonarão o projeto e ficarão somente os que produzem conteúdo com recorrência e qualidade. 

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor. Procurei falar sobre os principais aspectos do mundo dos podcasts, desde a origem, passando por um tutorial de como escutar até chegarmos nas técnicas de criação. Para mais conteúdos relevantes sobre empreendedorismo, marketing e carreira, me acompanhe no BLOG e, claro, no meu PODCAST. Até mais!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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