Juliano Loureiro • jan. 01, 2021

Compartilhe este artigo:

Ler todos os dias - ou quase - foi uma das melhores decisões que tomei nos últimos anos. Ler livros de ficção científica ou suspenses policiais (meus gêneros favoritos), me fazem viajar por mundos imaginários de tal forma que me desconecto dos problemas cotidianos, fazendo meu dia melhor.


Mas há também outros fatores benéficos proporcionados pela leitura. E é sobre esses benefícios que falarei no blogpost de hoje. Quer saber como introduzir a leitura no seu dia-a-dia? Me acompanhe nas próximas linhas. Boa leitura!

Melhoria na saúde com a redução do uso do celular e redes sociais

Com o celular conseguimos ter acesso a qualquer tipo de informação. Seja ela jornalística ou um simples meme. Mas o uso em excesso pode trazer sérios riscos à saúde. De acordo com a GlobalMed, há seis principais malefícios causados pelo uso excessivo do aparelho. Complicações oculares, insônia e distúrbios psicológicos são alguns desses malefícios.


Substituir o smartphone por um livro é uma boa solução para ocupar tempos de ócio, quando geralmente estamos zapeando nas redes sociais, ou antes de dormir. Sua saúde agradece.

Ajuda no estímulo da criatividade

Ler livros nos permite viajar pelo imaginários do autor, conhecendo novos lugares, personagens e universos. E não só com romances e fantasias isso é possível. Por outro lado, ler a biografia de um grande músico pode estimulá-lo a aprender algum instrumento ou, pelo menos, fará você entender os hábitos e costumes daquele artista.


Com o passar do tempo, por tanto estimular a sua mente, é natural que você se torne uma pessoa mais criativa, com maior capacidade para criar algo e apta a tomar decisões de formas criativas e fora do comum.

cta-livro-lucas

Aperfeiçoamento da  escrita e ampliação do vocabulário

Durante a leitura é natural que você absorva  a gramática e o estilo do autor. O emprego de palavras, frases e pensamentos aumentam o seu vocabulário e, consequentemente, torna mais rica a sua escrita concordância e gramática.


Se você pretende ler mais com foco neste objetivo, sugiro ler livros de diferentes épocas e gêneros literários. Um livro de poesias de Mário de Andrade, por exemplo, possui características literárias bem diferentes de um livro com texto narrativo de Paulo Coelho. Diversificar a leitura é fundamental.

Livros indicados para iniciar o hábito da leitura

Selecionei três livros de gêneros diferentes mas que tem em comum a fácil e rápida leitura, além de não serem muito grandes. São ótimas opções para você criar o hábito de leitura.

A Revolução dos Bichos (George Orwell)

revolucao-dos-bichos

Um livro polêmico, reflexivo, de fácil de leitura e com poucas páginas. Ingredientes suficientes para àqueles que não tem o hábito de ler. George Orwell escreveu o romance durante a Segunda Guerra Mundial e foi publicado em 1945, A revolução dos bichos foi eleito um dos cem melhores romances em língua inglesa do século 20.


É curiosa a transformação de alguns bichos da fazenda do Sr. Jones quando se libertam da opressão inflingida pelo dono da Granja do Solar, para se tornar opressores dos próprios companheiros. Uma obra indispensável para o aprimoramento da nossa leitura crítica frente aos acontecimentos que se desenrolam no mundo em que vivemos, desenvolvendo a nossa capacidade de julgar de modo mais consciente os fatos políticos aos quais estamos diretamente implicados.   

Comece algo que faça a diferença (Blake Mycoskie)

comece-algo-que-faca-a-diferenca

Comece algo que faça a diferença narra em primeira pessoa a história empreendedora de Blake, fundador da marca de calçado TOMS. De fácil leitura, com várias fotografias e com mensagens inspiradoras, o livro encanta os leitores pela forma como o autor desenvolve a sua ideia de negócios.


Blake, durante férias na Argentina, observou duas situações importantes: diversos garotos da periferia andavam descalços e as alpargatas, tradicional calçado argentino, poderiam fazer sucesso entre os jovens nos EUA. Então, decide criar uma marca inspirado nessas alpagartas e que cada par que vendido, outro seria doado para um garoto argentino. Este modelo de negócios foi batizado por ele como "one for one".

O Hobbit (J. R. R. Tolkien)

o-hobbit

O Hobbit foi escrito por Tolkien em 1937 e é sucesso absoluto desde então. Ainda hoje é considerado uma das melhores obras de fantasia e indicado para jovens e adultos que estão iniciando na leitura.


Bilbo Bolseiro era um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta. A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anãos.


Esta jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anãos atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, sejam eles, os imensos trols, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária. Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém. Deitado em cima dele está Smaug, o Dourado, um dragão malicioso que... bem, você terá que ler e descobrir.


Chegamos ao fim deste blogpost. E, você? Preparado para tornar a leitura um hábito diário? Até o próximo texto.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: