Juliano Loureiro • nov. 07, 2021

Compartilhe este artigo:

Jogos Vorazes é ótimo exemplo de um livro com grande sucesso nas livrarias que acaba parando nas telas do cinema. E, também, um ótimo exemplo de livro que é muito, muito melhor que o filme. De certo, o filme ajudou a popularizar ainda mais a obra de Suzanne Collins. E só.


Se você apenas assistiu o filme, recomendo fortemente ler o livro. Você ficará "de cara" do quanto o livro proporciona uma experiência bem mais completa e interessante que o filme.


Hoje vou me limitar a falar sobre o livro. Se ficou curioso(a) para saber o que achei, me acompanhe pelas próximas linhas. Boa leitura!

Parágrafo Novo

Sobre a autora Suzanne Collins

suzanne-collins

Suzanne Collins nasceu em 10 de agosto de 1962 e, hoje, é uma das grandes referências quando nós falamos sobre literatura Young Adult.


A autora americana já vendeu mais de 80 milhões de cópias no mundo inteiro, principalmente pelo fenômeno que é a série Jogos Vorazes. Engana-se quem pensa que a série foi o seu primeiro ou único trabalho para o público jovem.


Bem antes da estreia - e sucesso - em 2012 do filme homônimo ao livro, lá em 1991, Suzanne trabalhava como escritora de programas infantis da Nickelodeon (dentre eles O Pequeno Urso) e emplacou bons trabalhos infantis, com destaques para: Clifford’s Puppy Days, da Scholastic Entertainment; Santa, Baby!, um especial de natal que lhe rendeu a nomeação na categoria desenho animado da Writers Guild of America e Generation O! da KidsWB.


Suzanne Collins possui uma outra série de livros, também aclamada pela crítica, e que foi inspirada por Alice no País das Maravilhas. Na verdade, é como uma versão urbana de Alice, já que, segundo Suzanne, uma criança que mora em Nova Iorque tem mais chance de cair em bueiro, do que em uma toca de coelho. E assim nasceu The Underland Chronicles (As Crônicas do Subterrâneo).

Principais obras de Suzanne Collins

  • Gregor O Guerreiro Da Superfície (2003) - série As Crônicas do Subterrâneo;
  • Gregor e A Segunda Profecia (2004);
  • Gregor e A Profecia de Sangue (2005);
  • Gregor and the Marks of Secret (2006);
  • Gregor e O Código da Garra (2007);
  • Jogos Vorazes (2008);
  • Em Chamas (2009) - série Jogos Vorazes;
  • A Esperança (2010) - série Jogos Vorazes.

Sinopse de Jogos Vorazes

jogos-vorazes

Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...


Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!


Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade.


Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Como se desenvolve a narrativa

Jogos Vorazes é, na verdade, a história de Katniss Everdeen. Tudo gira em torno da protagonista. Narrado em primeira pessoa, desde o início é possível perceber que nada mais importa além da Catnip (apelido dado por seu amigo Gale).


Começamos o livro com a ambientação da vida difícil no Distrito 12. Katniss vive com sua irmã, Prim, sua mãe e com seu amigo Gale. A rotina da garota se divide nas caças ilegais fora dos muros, em parceria com Gale, venda e troca de especiarias, relação conflituosa com a mãe e afeto e cuidado com a irmã. É dessa maneira que Katniss nos é apresentada. Uma mulher astuta, emocionalmente forte, porém, sem perspectivas de futuro.


O primeiro ato de coragem, que a faz diferenciar dos demais jovens que virão a disputar os jogos, é o voluntarismo ao não deixar sua irmã Prim, sorteada para participar do Jogos Vorazes, participar do evento violento protagonizado pela Capital.


Na segunda parte do livro, que é dividido em três, ocorrem os Jogos, de fato. Neste capítulos vemos o quanto Katniss se supera e o quanto ela é forte. Ela sobrevive ao ataque de vespas teleguiadas, incêndio na floresta, escassez de água e alimentos e, claro, aos diversos outros participantes que querem matá-la de qualquer jeito. 


A escrita de Suzanne é boa ao ponto de sentirmos as dores e demais sentimento da Katniss. Os 27 capítulos são bem divididos, fazendo a leitura durar cerca de 20 minutos por capítulo. É uma ótima aventura que consegue de forma sutil ilustrar as sangrentas batalhas protagonizadas pelos 24 participantes.


Importante ressaltar que boa parte do conflito sentimental de Katniss é em relação ao que ela sente pelo seu companheiro de Jogos, Peeta Mellark. Ele tem papel fundamental no livro não pelas ações, mas pela "bagunça" que ele causa na cabeça de Katniss. A todo momento ela se questiona como lidar com ele nos Jogos.


A outra parcela deste conflito interno dela é sobre o poder da Capital, que mesmo com tantos recursos e poder, não são capazes de dar uma vida digna aos distritos. E, claro, ela é declaradamente contra a realização dos Jogos.


Por se tratar de uma literatura young adult, o leitor não deve esperar sangue escorrendo pelas páginas. Contraditório, não?! Afinal, jovens estão se matando sem dó nem piedade. Bom, isso é verdade, porém, como disse acima, Suzanne consegue suavizar as cenas de morte ao ponto de pessoas mais sensíveis conseguirem ler o livro sem se incomodar.


O livro possui 397 páginas, mas que parecem muito menos. A leitura é fluida e os capítulos se conectam perfeitamente. Não há muitos flashbacks ou alternâncias temporais, que podem causar confusão no leitor. A história é linear e tudo se passa dentro de um período aproximado de um mês.

Jogos Vorazes vale a pena?

Este é um livro que todo amante de ficção científica e realidades distópicas deve ler.


A história é bem contada e convincente. Apenas senti falta de um final mais impactante. Apesar de deixar em aberto o futuro de Katniss e outros personagens, e da luta contra os poderes da Capital, poderia ter tido um final mais "chocante". É apenas ok. Todavia, a quebra de expectativa quanto ao final não tira o mérito da autora com a obra. E, sim, Jogos Vorazes vale a pena.


Você já leu a obra? Se sim, o que achou? Me conte aqui nos comentários e nos vemos nos próximos artigos. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: