Juliano Loureiro • abr. 11, 2021

Compartilhe este artigo:

O mercado muda, o consumidor/leitor muda, a tecnologia muda. E, você, também tem que mudar. Ou melhor: tem que se adaptar e evoluir. O que funcionou ontem, não funciona hoje. O que funciona hoje, não funcionará amanhã. E isso vale para qualquer mercado, qualquer produto ou serviço.


Um exemplo: atualmente, é mais fácil e prático publicar e vender um livro. Da mesma forma, é mais fácil comprar e ler. E quem não se adapta a essas mudanças está correndo um sério risco de ficar para trás. Mas quais são essas mudanças?


Seja um consumidor de livros ou um escritor, mostrarei para você quais são tendências do mercado literário para este ano. Me acompanhe nas próximas linhas. Boa leitura!

Aumento nas vendas de livros digitais

De acordo com a Agência Brasil, o Brasil tem 134 milhões de pessoas conectadas à internet. Ou seja, 3 em 4 brasileiros estão conectados, vendo qualquer tipo de conteúdo e propensos a comprar. E em 2020, além do aumento do número de pessoas pessoas conectadas, houve também um aumento no tempo que estas pessoas ficam navegando na internet. Claro, tudo isso impulsionado pela pandemia da Covid-19.


A pandemia alterou a forma de consumo das pessoas e no mercado literário isso não foi diferente. Com livrarias e sebos fechados, a busca por livros digitais aumentou bastante. De acordo com Marcos da Veiga Pereira, sócio da editora Sextante, a venda de e-books "devem apresentar alta de 50% a 100%". Os dados ainda não estão consolidados e são trabalhados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, do qual Marcos é presidente.

Maior espaço para autores independentes

O avanço da tecnologia permite que pessoas "comuns" consigam criar, publicar e vender seus próprios livros. Com o aquecimento do mercado literário, e consequente aumento no número de leitores, mais escritores estão vendo a oportunidade de colocar seus livros no mercado. 

Inúmeras opções para a autopublicação

Hoje em dia é possível publicar (e comprar) o seu livro de forma rápida e prática. Para os adeptos aos e-books da Amazon Kindle, é possível publicar gratuitamente seu livro no KDP - Kindle Direct Publishing. Já àqueles que curtem mais os aplicativos da Google, é possível publicar livros no Google Play Livros.


Também é possível contratar um serviço de autopublicação de livros físicos, como o Clube de Autores. As opções são várias. Melhor para o escritor, melhor para o leitor.

Maior proximidade entre autor e leitor

Justamente por estamos vivendo um período de isolamento social, passamos mais tempo conectados na internet (conforme dito acima). E esta conexão permite uma aproximação entre leitor e escritor. Por uma lado, o escritor que mostrar para as pessoas a sua obra e, por outro, o leitor quer entender mais a fundo sobre um livro e, muitas das vezes, o contato é feito com o próprio escritor.

TikTok como rede social de maior engajamento orgânico

A rede social chinesa vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Muito além de uma rede social de dancinhas bobas e fúteis, o TikTok tem atraído pessoas em busca de conteúdos rápidos, de qualidade e que ensinam algo. É possível encontrar diversos perfis que falam sobre economia, política, esporte e, claro, literatura.


Por sinal, se você quer ver como a literatura pode ser aplicada no TikTok, assista os conteúdos que estamos publicando por lá, basta clicar AQUI para acessar o TikTok do Bingo.


Uma prova que o TikTok está crescendo - e incomodando a concorrência - é o fato do Instagram estar em constantes mudanças para conseguir bater de frente ao aplicativo chinês. Em entrevista recente, Andam Mosseri, o chefe do Instagram, chegou a afirmar que o Instagram "não é mais um aplicativo de compartilhamento de fotos".

Considerações finais

Fique atento ao digital. Cada vez mais as pessoas optarão por resolver todos os seus problemas, atividades e hobbies sem sair de casa. E a leitura é uma das grandes impactadas por essa mudança.


Me diga aqui nos comentários o que você achou das tendências do mercado literário para 2021. Te vejo no próximo texto. Até breve.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: