Juliano Loureiro • out. 04, 2020

Compartilhe este artigo:

Os youtubers de literatura, popularmente chamados de Booktubers, oferecem uma ótima experiência aos amantes dos livros. Comigo não é diferente. Com eles aprendo mais sobre autores, obras e também, sobre narrativa, técnicas de escrita, gramática e ortografia.


Seja você um ávido leitor, ou um aspirante a escritor, os nomes citados abaixo abrirão a sua mente sobre o universo literário. Importante dizer que há dezenas de ótimos canais no YouTube, de pessoas excelentes. E aqui não estou listando os maiores canais, ou aqueles que tem mais vídeos. Esta é uma lista opinativa, daqueles canais que acompanho recorrentemente e que aprendo bastante recorrentemente.


Se você também quer conhecer e aprender mais com esses booktubers, me acompanhe nas próximas linhas. Boa leitura! :D

Navegando, por Bruno Neute

O Navegando, apresentado pelo Bruno Neute, é o canal que mais assisto atualmente. A temática dos vídeos é voltado para literatura sci-fi, fantasia, suspense e horror. Me identifico bastante pois estes são os temas de livros que mais consumo. O conteúdo do canal é variado. Resenhas de livros lidos, análises técnicas sobre obras e autores, book haul (livros recebidos e comprados durante um mês), vídeos resposta às perguntas dos inscritos, rankings diversos etc.


O grande destaque do canal é o amplo conhecimento que Bruno Neute tem sobre Stephen King, declaradamente o seu escritor favorito. Além de ter lido praticamente todas as obras do Mestre do Terror (se não todas), ele fez um vídeo (acima) ranqueando 70 obras lidas de King.


Carismático e bastante fundamentado em tudo o que fala, certamente você criará empatia pelo Bruno. Além disso, é um canal que merecia maior destaque. Até o momento de publicação deste artigo, o Navegando está com "apenas" 67.300 inscritos.


Redes sociais do Navegando:

Ficçomos, por Wlange Keindé

O foco do Ficçomos é bastante diferente do Navegando, citado acima. O canal da Wlange é focado para escritores. Como você pôde assistir no vídeo acima, ela ajudar escritores iniciantes a como escrever um livro. Autora de algumas obras já publicadas e premiadas, a Wlange possui ótima didática e em seus vídeos sempre são acompanhados de bons exemplos e instiga o inscrito a colocar na prática tudo aquilo que ela ensina.


Podemos dizer que o Ficçomos tem tudo aquilo que um escritor precisa. Desde pensar na capa e título do livro, até a como entrar no mercado editorial. Há vídeos também sobre gramática (uso de virgulas, sujeito e predicado, tipos de narrador etc) e sobre resenhas de livros. Ou seja, para quem quer aprender a escrever melhor, mas não quer ser um autor de livros, o canal também é indicado.


Redes sociais do Ficçomos:

Livrada, Yuri Al'Hanati

No canal do Yuri, você vai encontrar resenhas de livros, entrevistas com escritores, cobertura de eventos literários e outras amenidades que os fãs de livros gostam. E são as entrevistas e cobertura de eventos que mais me chama a atenção, afinal, não são assuntos abordados de forma recorrente pelos booktubers. Os vídeos são quinzenais, e na semana que não tem vídeo, tem resenha escrita no site.


O Livrada foge do tradicional. Bom exemplo disso é o vídeo acima, onde o Yuri fala por 12 minutos sobre um livro da literatura japonesa. Para os mais curiosos e aficcionados por literatura não tradicional este é um canal essencial.


Redes sociais do livrada:

Literature-se, por Mell Ferraz

O Literature-se é um canal feito pela Mell Ferraz, uma estudante de Estudos Literários, que expõe toda a sua paixão pelos livros, como ela mesmo gosta de comunicar. Possui como destaque abordar livros clássicos da literatura nacional, como Macunaína, de Mário de Andrade.



Mell também aborda em seus vídeos a sua faculdade de Estudos Literários, resenhas de livros, desafios, respondendo a perguntas dos inscritos e muito mais.


Redes sociais da Literature-se:


Gostou dessa lista de booktubers? Como disse no começo, há muitos outros canais bastante relevantes. Busquei apenas citar quatro que acompanho com frequência. Qual outro você me indica? Deixe aqui nos comentários e até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: